Provar os pratos típicos faz parte do roteiro de viagem de turistas e essa experiência pode trazer boas ou más lembranças. Com isso, capacitações são estratégia-chave para o enriquecimento do serviço e da culinária local para deixar uma boa impressão nos visitantes.
Ao tomar a decisão de uma viagem turística, muitos elementos são considerados para escolher o destino da vez. Além de saber aonde se quer ir e porque, esta análise inclui também a avaliação de outros fatores que compõem o passeio: transporte, hospedagem, comida, opções de lazer, entre outros.
A gastronomia, por exemplo, é um dos destaques, já que ela completa a cultura e faz parte das tradições de determinada região. Sem essa área bem estruturada, o destino fica incompleto como produto turístico. Mesmo que se tenha desfrutado das mais incríveis paisagens e os mais belos monumentos, o lugar também é lembrado de acordo com o as experiências gastronômicas. Isso inclui não só a qualidade dos alimentos, como também a higiene, o serviço, o ambiente e tudo que envolve o prazer em visitar.
O Espírito Santo é um local de riqueza culinária. Cada cidade, região e povoado de nosso estado conta com uma lista de pratos, com aromas e sabores únicos. Sendo assim, para capacitar a mão de obra, a Secretaria de Estado de Turismo do Espírito Santo (Setur), promove uma série de cursos também nessa área, com objetivo de oferecer um serviço de cada vez mais qualidade.
“Parabenizo a Setur pela iniciativa, já que os cursos são adaptados às necessidades de cada região do ES, com vistas a potencializar os pontos positivos de cada uma. Sou de Guarapari e a maior marca daquele município é a moqueca, pela proximidade com o mar. Hoje resido em Domingos Martins e para mim foi muito rico conhecer mais sobre a culinária alemã e café colonial, segmentos da gastronomia que podemos aplicar nas montanhas capixabas”, afirma o chef de cozinha e jornalista Itamar Gurgel.
Ele destaca o benefício de os cursos serem levados aos municípios de forma gratuita. “São uma excelente forma de nos aperfeiçoarmos. Hoje, se há desejo de se qualificar, o empresário tem de estar preparado para investir dinheiro para ter retorno. Vindo até nossa cidade, oferecendo materiais, transporte, além da alta qualidade das instruções, essa é uma chance imperdível”, avalia.
Já para a empreendedora Therezinha Klein, o aprendizado absorvido nos cursos que participou será de grande valia para aplicação no dia a dia de seu trabalho. “Com certeza os conhecimentos adquiridos durante os cursos de café colonial e cozinha alemã irão contribuir para melhor atendimento ao turista, além de possibilitar que inovemos nas receitas e na forma como servir”, destaca.
Fique atento aos próximos cursos na área de gastronomia:
Para quem quer não quer perder a chance de aprender mais, conheça os cursos oferecidos pelo Qualifica-ES. Para saber sobre as datas e turmas em sua cidade, acesse o link de inscrições e entre em contato com a Secretaria de Turismo de seu município.