Super Dica de Cinema
  09/10/2020 às 16h25

Vigiados


6
0
Vigiados

O cinema de terror possui diversas vertentes que se tornaram subgêneros conhecidos ao longo dos anos. Desde os famosos slasher, com assassinos em séries, ao pornô de tortura, os com "filmagens encontradas" e as produções sobre invasões de casa! Tudo isso tem suas obras clássicas e também a "tresheira" que um bom fã de horror gosta de consumir. E entre essas idas e vindas da sétima arte surge sempre aquele filme que busca reimaginar certos pontos dessas histórias.

Desta forma, Vigiados, da Amazon Prime Video, abraça duas narrativas conhecidas, e seus elementos, para contar do seu jeito o quanto existe muito mais a ser explorado quando se trata de criar uma atmosfera de tensão. Além disso, seguindo as fórmulas e brincando com os clichês, esse outro jeito de contar como um grupo de amigos pode se ver em grandes problemas em uma casa afastada de tudo, rende boas atuações e surpresas estranhamente agradáveis!

+ Siga a rádio FM Super também pelo Facebook, Instagram e YouTube.

Mina e Charlie trabalham juntos há um certo tempo e para aproveitar um final de semana, eles decidem ir com seus respectivos namorados, Josh e Michelle, para uma casa isolada, próxima a praia. Apesar da estranheza do anfitrião os dois casais começam a aproveitar o ambiente e tudo mais que estiver disponível, mas logo a atmosfera de festa se torna uma bizarra trama envolvendo segredos, violência e uma presença que não os deixará em paz!

Dirigido por Dave Franco (ator conhecido por Truque de Mestre, Nerve, Anjos da Lei) a produção evoca o que há de mais interessante e denso para criar um clima de total desconfiança em incerteza do que está por vir. Por mais que se apoie nos elementos de slasher e de invasões de casa, a construção para os momentos onde o terror irá tomar conta da tela ocupa um tempo longo, mas necessário.

O diretor sabe como ir jogando nuances e fazer pequenas inserções ao longo da trama para dar ao espectador um determinado ponto de vista e ao fazer esse trabalho, ele usa esses mesmos pontos para nos mostrar que o caminho escolhido é completamente diferente, gerando total surpresa em quem assiste.

Se temos uma figura misteriosa que dá certos avisos sobre o local, ela não seguirá o que é costumeiro. Se uma outra some, o seu desfecho também não é o tradicional das obras de horror e quando se pensa em sobreviventes, ou até mesmo a Final Girl, o filme novamente reformula essa ideia.

E se por algum momento há, ou houve, uma pretensão de uma nova franquia se iniciar, certamente Dave Franco tem mãos não somente o talento para contar esse tipo de história, mas toda uma "mitologia" que pode ser construída se continuar seguindo essa linha narrativa de não entregar tudo aquilo se pede!

E se analisarmos o roteiro de Vigiados, sua base está totalmente relacionada aos clichês mais repetidos do cinema de horror. Um grupo de amigos indo para uma casa afastada, procurando diversão, usando drogas, uma tensão sexual no ar até que as coisas começam a dar errado e o resultado é o típico das películas com assassinos em série.

Entretanto, para chegar até o momento em que esses clichês ganham força, há toda uma construção dos personagens, de seus dilemas, pensamentos, questionamentos sobre os demais e até espaço para falarem acerca de xenofobia. Essas construções sociais e personalidade são importantes para que quando suas decisões forem tomadas nos momentos derradeiros, ganhem ainda mais força e capturem a nossa atenção até o final.

Obviamente, o quarteto protagonista com Alison Brie, Sheila Vand, Dan Stevens e Jeremy Allen White ajudam nesse desenvolvimento, entregando, cada um do seu jeito, as emoções e reações necessárias para convencer o espectador de que eles merecem continuar vivos ao final de tudo!

Vigiados é uma reformulação com cara de homenagem aos subgêneros do terror com uma capacidade de surpreender de uma maneira quase que natural quem assiste. Sem a necessidade de entregar todos os elementos logo de cara ou apelar para as convencionalidades, a história trilha um caminho competente para deixar qualquer um intrigado com o que acontece.

Com uma direção competente, Dave Franco se mostra um diretor que sabe como usar bem o que já foi realizado no cinema de horror. Trazendo então nuances costumeiras, mas que ganham outro tipo de percepção, para fazer com que o espectador seja levado por sua narrativa e pelos personagens!

Logo, quando um grupo de amigos decidem alugar, comprar ou viajar para um lugar distante é sempre bom relembrar das histórias de terror conhecidas, das regras estabelecidas e de que às vezes algo ruim irá acontecer, e quase sempre, esse "algo ruim", usa uma máscara bizarra!

Vigiados está disponível no Amazon Prime Video.

Will Weber
Geek Guia

Tags
sombra

Promoções
sombra

Artista em Destaque

47
3

Amigos da Super