Super Dica de Cinema
  20/11/2020 às 16h01

Uma Invenção de Natal: Tudo é Possível


6
0
Uma Invenção de Natal: Tudo é Possível

Ah! Os filmes natalinos! Tantas ideias, aventuras e lições que essas produções gostam de apresentar. Desde as comédias como "Um Natal Muito, Muito Louco" até o divertido "Esqueceram de Mim", há sempre um sentimento presente nesse tipo de obra: de que o espírito do natal é capaz de realizar vários milagres, seja ele qual for!

E nesse sentido, Uma Invenção de Natal chega a Netflix abraçando todos os elementos presentes em filmes com essa temática, acrescentando músicas empolgantes e nos lembrando da capacidade de superação que existe dentro de cada um. Por mais que pareça clichê, narrativas assim sempre conquistam. Seja o mais jovem, o mais velho, àquele que ama o natal e até mesmo o que tem um jeito de Grinch!

Jeronicus Jangle é um inventor muito talentoso! E quando o criador de inúmeras engenhocas consegue um jeito de dar vida a algo de maneira surpreendente, sua vida fica prestes a mudar. Porém, ao ser roubado por seu aprendiz, Jeronicus se vê em uma sucessão de perdas, acabando por se isolar de tudo. Então, na figura de sua neta, Journey, a esperança volta a surgir e a magia das invenções de Jeronicus pode finalmente voltar a acontecer!

+ Siga a rádio FM Super também pelo Facebook, Instagram e YouTube.

David E. Talbert dirige e escreve o longa musical com temática natalina da Netflix! E para isso o diretor escolhe ir para um caminho mais pop em suas canções e performances, o que dá um tom completamente diferenciado para construção do longa. Junte isso ao cuidado técnico elevado que vai desde os figurinos, cenários, fotografia, sempre pautada na atmosfera "mágica" que a época do natal procura transmitir!

Ao mesmo tempo, o uso de stop-motion em diversos momentos, principalmente para contação da história e transições, são um grande adendo, além de mesclar aos efeitos visuais, de maneira competente e executadas com precisão. Ou seja, a produção é um deslumbre aos olhos de qualquer um, fazendo jus perfeitamente a sua temática!

Há também espaço para as atuações! Forest Whitaker é quem mais se destaca e transita pelos sentimentos de maneira assertiva durante toda sua história, entregando emoção de maneira ímpar a quem assiste. Outro que se torna memorável é Ricky Martin! Ao emprestar a voz para Don Juan Diego, o cantor/ator expressa um misto de sensações, divertindo e conquistando o público!

O texto de Uma Invenção de Natal é justamente uma união de tudo aquilo que esperamos de produções com a temática natalina. Passamos pelas descobertas de um mundo quase fantasioso, as perdas que a vida apresenta, as situações complexas e o reencontro com o sentimento de esperança capaz de remodelar a história.

Ainda que apoiado nos clichês natalinos, a narrativa se torna, a cada novo ato, mais divertida e instigante. Seja pelo apuro técnico, quanto pelas canções, capazes de envolver (Se possível, assista legendado, as músicas originais são bem melhores) o espectador dentro da história. Há toques de "A Fantástica Fábrica de Chocolate", "A Loja Mágica de Brinquedos" e "O Grinch", tudo isso para nos lembrar da capacidade que possuímos de redescobrir a vontade de continuar vivendo, criando e acreditando no melhor!

E assim a Netflix acerta em uma produção que apresenta os sentimentos mais afáveis para a vida, algo que estamos precisando, justamente no período em que nos encontramos!

Uma Invenção de Natal não é um clássico instantâneo de natal, mas já encontra espaço nos filmes com a mesma temática ao apresentar uma história repleta de esperança e sonhos. Tudo isso, acompanhado de uma trilha sonora cativante e performances que irão deslumbrar quem assiste!

Em sua direção, a produção é assertiva e competente, além de possuir detalhes técnicos elevados, o que poderão colocar a obra nas grandes premiações do cinema. Ao mesmo tempo, tudo ganha ainda mais força graças a musicalidade que sai do convencional e cativa de várias maneiras o espectador!

Desta forma, este é mais um filme de aquecer o coração, nos fazer lembrar do que importa e nos ensinar ainda mais sobre esperança, amor e a capacidade de realização que possuímos. Ou seja, o tal espírito natalino, fazendo mais milagres do que se imagina, dentro e fora do cinema!

Uma Invenção de Natal está disponível na Netflix!
 

Will Weber
Geek Guia

Tags
sombra

Promoções
sombra

Artista em Destaque

88
22

Amigos da Super