Super Dica de Cinema
  27/12/2021 às 12h24

Um Lugar Secreto


0
0
Um Lugar Secreto

A fase da adolescência já foi representada de diferentes maneiras no cinema. Das transições mais caóticas às descobertas mais artísticas, mostrar como o ser humano cresce e vai estabelecendo suas novas conexões é uma das formas da sétima arte explorar diferentes narrativas!

Assim, em ‘Um Lugar Secreto’, conhecemos John, até então uma criança comum, dentro de uma família “perfeita”, mas logo entendemos que nem toda perfeição e calmaria são sinônimos para plenitude. E de um jeito surpreendente e bizarro, somos puxados para esta história que cada vez se torna mais estranha!

Com direção de Pascual Sisto e roteiro assinado pelo vencedor do Oscar, Nicolás Giacobone (Birdman), o longa retrata a história de John (Charlie Shotwell), um menino cheio de questionamentos e dúvidas. Após encontrar um bunker abandonado perto de casa, ele decide prender seus pais (Michael C. Hall, de Dexter, e Jennifer Ehle, de Orgulho e Preconceito) e a irmã (Taissa Farmiga, de American Horror Story) no local. Sozinho, ele aproveita a liberdade e começa a descobrir a vida adulta.

Nos minutos iniciais, o filme cumpre a função em deixar o telespectador aflito, provocado pelo suspense psicológico muito bem aplicados nas produções sonoras e artísticas, porém ao decorrer do filme esta impressão se perde, concedendo espaço para monotonia e desencantamento do público.

+ Siga a rádio FM Super também pelo Facebook, Instagram e YouTube.

Embora a mensagem seja clara, sobre os reflexos de uma família disfuncional que em teoria não qualificaria nada do que aconteceu com problemas, pois o filme retrata o convívio saudável e estável entre o grupo, além de evidenciar poder aquisitivo, seja pela exibição da grande casa de arquitetura única, pela prática de esporte elitista do protagonista ou pelos presentes avaliados em cerca de 10 mil reais, tudo isso indica que mesmo com todos os privilégios atribuídos, não se estão isentos de situações de conflito!

Contudo os diálogos vão ficando cada vez mais escassos e com pouca profundidade, o que deixa o longa em alguns instantes maçante de acompanhar.

Além disso, quem já assistiu a série "American Horror Story" conhece o excelente trabalho da atriz Taissa Farmiga em atuações que englobam o gênero suspense e horror psicológico, em "Um Lugar secreto" sua participação não é explorada, praticamente nula, resultando em frustração, considerando todo o seu potencial já comprovado como atriz.

Ainda que o enredo não tenha sido conduzido da melhor forma entre o grupo dos personagens, a atuação de Charlie Shotwell como o personagem principal, John, foi bem definida. Por estar na mesma faixa etária do personagem no qual interpreta, as definições de um jovem pré adolescente, inquieto, complexo, repleto de dúvidas e anseios foram bem atribuídas e administradas pela produção do filme.
A sensação de vazio e indiferença transmitida pelo protagonista segue por todo o filme, a aparência apática sem expressão genuína de felicidade, nos causa incomodo e indagação.

E "Qual é a sensação de ser adulto?"

Esta é a pergunta que ecoa na mente do personagem, sendo o estopim para justificativa em prender sua família em um bunker abandonado no quintal de sua casa. John não compreende a forma como os adultos conduzem suas vidas, suas necessidades banais e satisfações pessoais. Bastante observador, ao prender seus pais e irmã, passa a agir como os adultos em ações que envolvem atos simples, como é o caso de cenas em que dirige o carro, saca dinheiro no caixa eletrônico, flerta com amiga de sua mãe, cozinha sozinho.

Toda ação fora premeditada, e o fato de não apresentar remorso ao longo deste percurso nós causa angústia, pois mesmo a família encontrando-se em uma situação adversa não há ódio ou rancor por parte do grupo, que compreende a complexidade da mente do garoto, disponibilizando todo suporte e amor necessário para sua compreensão do ser. E tudo isso se resolve na mesa do jantar onde os problemas não são citados! Igual a qualquer família que se considere "perfeita"!

Um Lugar Secreto está disponível na Apple TV. 

Will Weber
Geek Guia

Tags
sombra

Promoções
sombra

Artista em Destaque

171
17

Amigos da Super