Super Dica de Cinema
  03/01/2022 às 9h42

Turma da Mônica: Lições


5
0
Turma da Mônica: Lições

Em 2019 a Mauricio de Sousa produções realizou uma das tarefas mais ousadas e difíceis da história do cinema. Transpor para as telas a Turma da Mônica em live action, com todos os elementos que consagraram as histórias em quadrinhos ao longo dos anos e criaram uma legião de fãs que até hoje acompanham o que a editora lança. Filme lançado e o sucesso aconteceu. E obviamente uma continuação não demoraria tanto a ser desenvolvida!

Assim, após um ano de espera, finalmente chegou aos cinemas, ‘Turma da Mônica: Lições’! Adaptando a graphic novel de Vitor e Lu Cafaggi, a continuação do primeiro filme trabalha o amadurecimento, as amizades e explora ainda mais as camadas dos personagens principais. Sem contar no exímio trabalho de Daniel Rezende de ir ampliando ainda mais esse universo, além de nos entregar referências que vão encher os olhos de quem sempre acompanhou as histórias do Bairro do Limoeiro. E desta vez as lições são para todos os públicos, seja quem começou a ler agora ou já é “velho” de páginas!

Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali não fizeram a lição de casa! E com medo do que poderia acontecer em aula, decidem pular o muro da escola para voltarem só no outro dia. Porém, o plano dá errado e um incidente faz com que a turma se separe, fazendo com que Mônica vá estudar em outro colégio. Assim, logo a dona da rua se vê enfrentando um grande desafio, de igual modo os seus amigos que tentaram de tudo para reunir a turma novamente!

Daniel Rezende retorna ao comando no segundo longa que adapta das histórias criadas por Mauricio de Sousa, mas que transpõem diretamente uma HQ do selo Graphic MSP, de Vitor e Lu Cafaggi. E novamente o diretor sabe como e de que modo contar essa aventura da turminha mais querida dos gibis nacionais!

Após um ano de espera pelo lançamento, devido a pandemia da Covid-19, a continuação do filme de 2019 se faz mais dinâmica, assertiva e coesa em sua narrativa. E seus pouco mais de 90 minutos ajudam ainda mais a história a ganhar a forma necessária.

Como já conhecemos os personagens, o diretor agora explora cada um em suas individualidades e graças a adaptação do texto dos irmãos Cafaggi, o roteiro auxilia a criar cenas que evidenciam o que cada figura precisa aprender desta vez. Seja com Cebolinha indo até a fonoaudióloga, seja com Cascão na piscina e Magali aprendendo ao cozinhar. Ou até mesmo com Mônica tendo que disputar com quem é mais “forte” que ela. Daniel sabe como explorar o humor e o drama de cada uma dessas sequências, nos fazendo rir e emocionar em todos os momentos. Como numa verdadeira HQ onde cada página reserva uma surpresa, assim é com “Lições”!

+ Siga a rádio FM Super também pelo Facebook, Instagram e YouTube.

À medida que o filme se desenvolve, personagens surgem não apenas como easter eggs rápidos, mas fazem total sentido para o crescimento dos protagonistas. Pois é justamente sobre isso que este filme se trata, de crescimento. E àquelas características que tanto conhecemos da obra original se tornam promulgadores se situações que tendem a fazer as crianças darem gargalhadas e os adultos sentirem o quanto é necessário tais figuras passarem pela jornada de mudança necessária. Logo, ao unir o lúdico com o realista, a direção se faz exímia para tornar esta uma das melhores adaptações dos últimos anos do cinema nacional!

E muito disso se deve também ao roteiro que explora cada elemento de um jeito competente do começo ao final!

Se em ‘Laços’ eles precisavam se unir para resgatar o Floquinho, tão importante para o Cebolinha e responsável por mantê-los juntos desde o início. Desta vez não há elo que suporte a necessidade de “soltar a mão” de quem é a sua zona de conforto por muitas vezes!

Já está em tempo de Mônica e Cebolinha pararem de brigar, de Magali aprender a controlar a fome e Cascão de enfrentar o seu medo de água. Cada uma dessas características faz dos personagens de Mauricio de Sousa até hoje serem ícones para diferentes gerações. Então, como fazer com que a turma supere os obstáculos que para eles não eram nada, mas aos olhos de quem está de fora, os impede de crescer?

Os separando! E ao abraçar essa narrativa onde o individual precisa passar por um momento de transformação, para que unidos possam conquistar mais coisas, o texto de ‘Lições’ nos presenteia com delicadeza, carinho e profundidade a cada sequência dos protagonistas em tela. Sem contar o humor assertivo que nos arranca com facilidade risos.

E não apenas isso! Há espaço para outras figuras conhecidas se tornarem ajudantes nessa aventura. Seja nas conversas de Cebolinha com Humberto. Seja com Cascão tentando entender o Do Contra, seja Magali se aproximando de Milena ou com Mônica conhecendo Marina e Tina. Existe em cada novo personagem uma lição para aqueles que já havíamos visto e quando a tela se enche de cada uma dessas personas dos quadrinhos, não há como conter as lágrimas nostálgicas de quem começou a ler com cada um desses representados!

Nos levando a afirmar que o “Mauricio de Sousaverso” é mais do que real!

‘Turma da Mônica: Lições’ é uma das melhores adaptações da literatura nacional dos últimos anos para o cinema. Ao trabalhar o amadurecimento, as amizades e o crescimento de cada personagem, Daniel Rezende não apenas entrega uma das obras mais competentes de sua carreira, mas uma verdadeira homenagem a obra de Mauricio de Sousa, além de contemplar cada leitor com momentos que ficaram marcados na memória ao longo da produção.

Deste modo, se para ser o dono ou a dona da rua é necessário crescer e até mesmo, deixar de lado o desejo por esse título, cabe a nós entendermos que é possível crescer sem deixar de ser criança. Pois as mesmas páginas que certa vez nos ensinaram a ler, nos emocionam agora de forma real nos cinemas e fazem uma nova geração ser conquistada por uma menina forte, um menino que troca letras, um outro que tem medo de água e uma que tem uma fome imensa.

E cada um com sua lição nos faz entender que temos um pouquinho Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali dentro nós. Podendo sempre aprender mais!

‘Turma da Mônica: Lições’ está em cartaz nos cinemas.
P.S: O filme tem uma cena pós-créditos!

Will Weber
Geek Guia

Tags
sombra

Promoções
sombra

Artista em Destaque

92
4

Amigos da Super