Super Dica de Cinema
  07/06/2021 às 11h10

Sailor Moon


4
1
Sailor Moon

Se você era criança ou adolescente na década de 90 certamente lembra que na extinta TV Manchete, passou um anime chamado 'Sailor Moon'. E se você adentrou os anos 2000, vai recordar que o anime foi reexibido pela Eliana e também na Cartoon Network. Mas as aventuras de Serena e de suas companheiras "marinheiras" defendendo o planeta de ameaças vindas do espaço ficaram um bom tempo na memória. Isso até 2014 quando um novo anime chamado 'Sailor Moon Crystal' resgatou as aventuras da sailors em uma nova versão mais fiel ao mangá de origem!

Em 2017, o anime encerrou, em sua terceira temporada, porém deixando muitas pontas soltas e uma possibilidade para continuação. Assim, chegou na Netflix, ‘Pretty Guardian Sailor Moon: Eternal - O Filme’, longa-metragem que traz a continuidade da nova versão do anime, dividido em duas partes! Logo, a produção é tanto nostálgica quanto dedicada aos fãs, explorando muito da mitologia de Sailor Moon e apresentando possibilidades para a franquia. Por isso, prepare seu cristal do poder e grite: "Transformação"!

+ Siga a rádio FM Super também pelo Facebook, Instagram e YouTube.

Usagi, Chibiusa e Mamoru estão em um evento para observar o eclipse da lua. Perto dali, as outras Sailors também estão fazendo o mesmo. Porém, algo saiu da escuridão da lua, algo que parecia uma nave. Logo, um novo circo chegou na cidade e as pessoas passam a frequentar o local diversas vezes até que acontecimentos estranhos que passam mudar completamente o local, deixam as guerreiras da lua em alerta. Então, cabe a Sailor Moon e suas aliadas, a descobrirem, e deterem, a ameaça que procura assumir o controle do planeta inteiro através de terríveis pesadelos!

Chiaki Kon é a diretora da produção que também comandou episódios do anime de 2014. Desta forma, a cineasta sabe o tom que a história de Usagi (Importante informar ao leitor que os nomes usados no filme são os originais e não as traduções feitas anteriormente) e das demais Sailors possui. Mesclando entre a ação, a comédia, o drama e lógico, o romance que não pode faltar!

Algo que o longa metragem traz é o apuro técnico nos traços, no colorido e na movimentação dos personagens. Há uma fluidez grande quando estamos nas sequências de luta, no uso dos poderes e nos momentos de transformação. Que certamente deixaram os fãs empolgadíssimos a cada utilização das habilidades das Sailors. Ao mesmo tempo, a união do 3D com o 2D habitual funciona de maneira agradável para quem assiste, e os efeitos luminosos dão um aspecto ainda mais renovado quando vemos as "magias" sendo lançadas!

Contudo, a divisão do arco em duas partes de um longa-metragem talvez seja um dos problemas que encontramos aqui! A primeira parte apresenta em alguns determinados cortes sem conexão e até mesmo a edição num todo é muito "episódica", como se feita para ser mais uma série em anime do que necessariamente um filme. Já a segunda parte tenta entregar tudo o que faltou na anterior, tornando certos aspectos apressados e abruptos, fazendo os dez minutos finais serem repletos de revelações e mudanças que quase não nos dão tempo de respirar!

É entendível o porquê da divisão, contudo um único filme com pouco mais de 120 minutos, talvez funcionasse muito mais!

Ao adentrarmos na história do filme também é preciso fazer uma ressalva para quem for assistir: Esta é uma produção para quem acompanhou a versão do anime de 2014 e não a da década de 90, pois os eventos sucedem imediatamente a terceira temporada que finalizou em 2017! Por isso, algumas informações não serão expostas e tão pouco teremos explicações sobre o porquê de certos pontos estarem acontecendo! O que torna a obra mais voltada para os fãs da franquia!

E talvez dentro da construção narrativa esta seja a falha mais nítida! Principalmente quando o filme passa a ser distribuído mundialmente por um serviço de streaming. Por mais que seja nostálgico, aqueles que não conhecem a série "Crystal" sentirão falta de um momento de recapitulação para assim poderem absorver melhor o desenvolvimento das personagens. Apesar da segunda parte apresentar uma breve lembrança de alguns fatos, não é nada que contextualize o universo da obra para um público "leigo" de Sailor Moon!

Entretanto, o texto do longa faz uma mescla interessante ao fazer referências à "Bela Adormecida" e a aspectos reais, como os sonhos que possuímos ao longo da vida e que são deixados de lado por conta das responsabilidades que surgem. E cada Sailor tem o seu próprio conflito interno em relação a isso, o que gera bons momentos de aceitação, descoberta e confiança em tela. Sem contar que há tempo para representatividade de forma natural acontecer, do humor desprendido surgir e também gerar aquela empolgação quando a clássica união dos poderes acontece!

Sailor Moon' é um grande presente aos fãs da franquia que estavam "órfãos" de novas adaptações dos arcos do mangá. Ao mesmo tempo, é uma clássica aventura que mescla elementos do cotidiano com a conhecida história da "garota mágica e suas amigas" que precisam defender o mundo! E aqui incluiu uma boa dose de nostalgia, representatividade e protagonismo feminino do começo ao fim!

Porém a produção acaba em certos momentos sendo apenas voltada para aqueles que conhecem a franquia de maneira plena, o que poderá deixar novos espectador perdidos em seus acontecimentos, sem contar que a divisão em duas partes não possui o mesmo ritmo, principalmente na edição, criando certas disparidades.

Apesar destes pontos é impossível não ficar empolgado ou sair sem um sentimento de alegria no coração, pois é isso que sempre Sailor Moon quis trazer. E encontramos tudo o que a franquia se propõe, humor, romance, amizade, grandes desafios e uma certeza que a bondade sempre prevalece!
Tudo isso em nome da Lua!

Sailor Moon está disponível na Netflix!

Will Weber
Geek Guia

 

Tags
sombra

Promoções
sombra

Artista em Destaque

63
7

Amigos da Super