Super Dica de Cinema
  04/09/2020 às 18h23

Quase Uma Rockstar


7
0
Quase Uma Rockstar

Se há algo que o cinema às vezes quer nos impor é sobre como os sonhos se realizam de uma maneira quase automática, bastando apenas acreditar que são possíveis. Essa falácia no maior estilo conto de fadas da Disney é totalmente oposta ao que a realidade nos apresenta, com suas adversidades, problemas e situações que podem surgir para nos colocar à prova. Neste ponto, 'Quase Uma Rockstar', da Netflix, mergulha em acontecimentos carregados de circunstâncias difíceis justamente para empregar lições e comover, ainda que extremas e exageradas, não há quem não se comova! Ou diga que um cisco caiu no olho!

+ Siga a rádio FM Super também pelo Facebook, Instagram e YouTube.

Amber é uma jovem que trabalha, estuda e dedica parte de seu tempo também em ajudar os outros. Porém sua vida não é tão espetacular assim, pois ao lado de sua mãe, dormem em um ônibus escolar enquanto juntam dinheiro para alugar um local para elas. Assim, entre estar sem moradia e uma grande perda, Amber irá lidar com a vida e suas situações complexas, ao passo que precisa se esforçar pelo seu grande sonho de entrar em uma prestigiada escola de música!

Brett Haley (Por Lugares Incríveis) dirige a produção que adapta o livro homônimo de Matthew Quick (O Lado Bom da Vida) fazendo um trabalho coeso ao entregar um drama que vai além das outras obras mais convencionais da Netflix. O diretor não busca aqui uma inovação, mas faz o "dever de casa" assertivamente quando contextualiza o universo da personagem, seus dilemas, problemas e quem faz parte dessa jornada ao lado dela.

Porém, o grande trunfo não está no posicionamento de câmeras, fotografia ou design, o encontramos na atuação da protagonista, interpretada por Auli’i Cravalho (Moana, Um Mar de Aventuras). A jovem atriz entrega não somente os sentimentos esperados diante de cada circunstância vivenciada, ela constrói toda uma atmosfera em torno de si, onde os demais personagens, que poderiam ficar no esquecimento facilmente, são carregados e se tornam tão atrativos quanto Amber.

Logo, as situações que vão se tornando cada vez mais constantes e sem esperança, ajudam a construir a personalidade da jovem musicista, a forma como trata seus amigos, familiares e como encara a vida de uma maneira direta! Nisso, o diretor aproveita cada momento para usar o tom dramático para comover seu público, surpreender quando necessário e entregar aquela alegria termos momentos de tranquilidade! Lógico que o roteiro é o seu principal aliado!

A narrativa de 'Quase uma Rockstar' adentra ao pessimismo e as questões mais caóticas da vida, para trilhar um caminho onde recompensa o espectador com um "final feliz". Por mais piegas que possa parecer ou estar sustentando num roteiro de novela mexicana, o texto adaptado do livro entrega uma jornada mais "pé no chão" do que qualquer outra do serviço de streaming.

Saem as situações sobre o amor, sobre conquistar o outro ou triângulos amorosos insossos, e ficamos com uma trajetória de, literalmente, queda e ascensão, mas principalmente de se colocar muitas vezes como alguém que precisa receber um abraço, um colo, uma palavra de ânimo.

O interessante do texto é a forma como dialoga com uma geração que está impulsionada a sempre desejar pelos triunfos em qualquer área e quando não ocorrem, a frustração toma conta. Assim, a história se ocupa em mostrar como devemos olhar para quem está a nossa volta e reconhecer certas dores, tristezas e perdas. Isso se torna tão importantes para continuidade na busca por algum sonho, algo que a protagonista vai aprendendo e nos deixa junto das lágrimas em diversos momentos!
Quase uma Rockstar é uma comovente história sobre perdas, dificuldades e mudanças que podem ocorrer de um jeito inesperado na vida. Mais do que isso, é uma narrativa que nos mostra as possibilidades que possuímos quando nos permitimos abraçar certos instantes onde a tristeza se faz necessária para continuar. Logo, a direção ganha mais força graças à atuação de Auli’i Cravalho que entrega além do esperado diante do roteiro apresentado.

Ao final, quando Amber e seus amigos estão no show de talentos e coisas incríveis acontecem, nos fazem lembrar de que mesmo diante de tantas adversidades há sempre um momento espetacular prestes a acontecer, talvez nada parecido com aqueles dos contos de fadas, mas ainda assim, nos cativam numa intensidade igual!

Quase uma Rockstar está disponível na Netflix!

Will Weber
Geek Guia

Tags
sombra

Promoções
sombra

Artista em Destaque

272
46

Amigos da Super