Super Dica de Cinema
  17/02/2021 às 13h45

Para todos os Garotos: Agora e para Sempre


8
0
Para todos os Garotos: Agora e para Sempre

Lançado em 2018, Para todo os Garotos que já Amei trazia muitos elementos das clássicas comédias românticas adolescentes para as telas, através de uma história que poderia ter sido facilmente escrita na década de 80! Uma jovem apaixonada que tem cartas de amor acidentalmente entregues à suas paixões, mas que acaba descobrindo um sentimento maior onde menos esperava, certamente fez com que todos ficassem torcendo pelo casal Lara Jean e Peter Kavinsky, e como todo sucesso, ganhou uma continuação! Fraca e sem qualquer relevância!

Assim, Para todos os Garotos: Agora e Para Sempre, literalmente realiza o papel de ignorar os fatos do segundo longa da franquia, dar mais espaço para as questões que precisam ser resolvidas da protagonista e resgata elementos da história original para dar um desfecho satisfatório para quem é fã ou apenas gosta de um filme para "fazer unha numa quarta-feira"! Ou seja, uma previsibilidade divertida!

Lara Jean se vê em mais uma montanha de conflitos, mas desta vez a decisão com relação a sua faculdade poderá colocar em risco a relação com Peter. E entre viagens, questionamentos, novas amizades e o tão aguardado baile de formatura, a jovem precisará decidir os rumos que tomará, mesmo que isso venha interferir de vez naquilo que ela planejou!

Michael Fimognari retorna à franquia para finalizar o trabalho que iniciou na direção em 2020, porém desta vez com mais acertos do que erros! Saindo do exagero cômico do segundo filme e colocando a narrativa para dar mais ênfase aos conflitos e o desenvolvimento do casal protagonista, o diretor acerta em resgatar a leveza, o dinamismo e os elementos que compõem uma comédia romântica em si! Com direito a casamento e viagem em seu roteiro!

Deste modo, o terceiro longa apresenta sequências mais interessantes, maduras e até mesmo executadas com uma personalidade que está de acordo com Lara Jean. Algo que se perdeu por completo em 'Para Todos os Garotos: P.S. Ainda Amo Você'. E para isso é necessário deixar que o crescimento dos personagens ganhar forma em tela! Isso nos apresenta bons diálogos (Na maioria das vezes) e cenas que representam a fase de transição para a vida adulta!

Logo, Lana Condor se torna responsável em abraçar todos esses elementos e tornar sua Lara Jean a protagonista que deve ser. Os conflitos, as preocupações e as resoluções alcançadas se fazem presentes na atuação da jovem o tempo todo, esbanjando carisma e fazendo com que o texto até consiga ganhar camadas que certamente não estavam no papel! Ou seja, novamente, a atriz carrega o filme "nas costas"!

Por isso esta é uma jornada sobre e para Lara Jean! Se a artificialidade dos conflitos da produção anterior tiraram da jovem a centralidade da história, aqui esse equívoco é reparado desde começo. A sua viagem à Coreia, revisitando pontos importantes da história de sua mãe e já estabelecendo mudanças em sua família, a relação com suas irmãs e a apreensão para saber se foi aceita ou não em uma faculdade. Lara Jean é o foco!

+ Siga a rádio FM Super também pelo Facebook, Instagram e YouTube.

Algumas pessoas sentiram falta de certos pontos dos livros, porém é entendível que seja colocado de lado para dar ênfase no crescimento de Lara Jean e Peter. Tanto como casal quanto individualmente. Deste modo, a jovem começa a estabelecer ainda mais um caminho próprio, com sua personalidade, com a leveza e olhar sincero como observa a vida, mesmo que isso a faça tomar atitudes que sirvam mais como proteção do que realmente avanço para sua jornada!

O que acaba tornando alguns momentos repetitivos e previsíveis, envolvendo o casal protagonista. A "briga" entre os dois já era esperada, pois faz parte da estrutura narrativa, assim como um breve desafeto familiar e a dúvida com relação a faculdade já que os vínculos de amizade parecem mais fortes do que uma simples paixão!

E nesse emaranhado de emoções, Lara Jean cresce, se desenvolve e faz com que Peter também alcance tais pontos, sem atrapalhar o que sentem um pelo outro, e encerrando o arco de maneira assertiva!

'Para Todos os Garotos: Agora e Para Sempre' encerra a trilogia de maneira satisfatória, devolvendo a Lara Jean seu protagonismo e entendendo o caminho que uma boa comédia romântica deve seguir, pois ao trazer os clássicos momentos de baile, casamento e viagem, tudo isso só ajuda no crescimento da personagem e nos novos caminhos irá percorrer.

Com uma direção que acerta ao consertar os erros cometidos no filme anterior e realiza o trabalho sem precisar de exageros, deixamos de lado o tom de "comédia desenfreada" para dar lugar a uma narrativa de passagem de tempo, amadurecimento e construção de definitiva de um relacionamento. Pautada principalmente no talento de Lana Condor!

Ao final, Lara Jean relata que sempre quis um amor desses que encontramos nas histórias de cinema, mas entende que as coisas não funcionam dessa forma, o que se torna um bom exemplo de metalinguagem. Então para aqueles que esperam ainda ter um romance ao estilo Lara Jean e Peter Kavinsky que tal começar do jeito certo: Com cartas de amor!

Para Todos os Garotos: Agora e Para Sempre está disponível na Netflix!
 

Will Weber
Geek Guia

Tags

Últimas Dicas

sombra

Promoções
sombra

Artista em Destaque

146
18

Amigos da Super