Super Dica de Cinema
  22/02/2021 às 15h31

O Mapa das Pequenas Coisas Perfeitas


11
1
O Mapa das Pequenas Coisas Perfeitas

Viagens e loops temporais são alguns dos elementos usados na sétima arte para contar a histórias que por mais utilizem aspectos da ficção científica, possuem um ponto que precisa ser ajustado na vida dos personagens. O que torna toda a jornada pessoal, íntima e repleta de ensinamentos que serão necessários para sair da anomalia do tempo que se apresenta desde o começo e ninguém sabe ao certo de onde veio.

Em 'O Mapa das Pequenas Coisas Perfeitas', tal construção se torna ainda mais atrativa pois temos uma dupla de jovens buscando entender o que aconteceu para estarem vivenciando todos os dias os mesmos momentos, mas ainda que tudo possa parecer apenas uma desculpa para citar "O Feitiço do Tempo", "No Limite do Amanhã", dentre outras produções com a mesma temática, essa produção da Amazon Prime Video possui aquele tom de comédia romântica adolescente oitentista nostálgica que a gente gosta!

+ Siga a rádio FM Super também pelo Facebook, Instagram e YouTube.

Mark está preso em um loop temporal! Todo dia é o mesmo dia, por isso ele sabe o que vai acontecer, como e onde, o que o faz percorrer a cidade fazendo inúmeras coisas durante o período que tem. Mas em um desses dias, uma jovem altera completamente um dos momentos do adolescente e assim, ao conhecer Margaret, descobre que ambos estão presos na mesma anomalia do tempo. E agora a jornada de ambos irá se cruzar, em busca de coisas perfeitas para se fazer e decisões importantes para o futuro!

Ian Samuels comanda a produção utilizando referências à cultura pop e criando sequências que irão cativar o espectador logo de início. Ao utilizar planos longos, o diretor consegue dar ao protagonista uma liberdade de movimentos para realizar diversas ações quando percorre a cidade, e usando ou não adereços, tudo vai se encaixando no dia de Mark de uma maneira muito divertida e interessante.

Para essas montagens, a direção faz jus de uma edição competente e de um jogo de cenas que sempre nos entrega o início do novo dia de um jeito quase exato, pois se apresenta algumas alterações necessárias, o que nos faz já ir pensando que este não é mais um filme sobre estar preso numa falha temporal comum! A comédia é uma inserção interessante, que está mais atrelado ao visual e nos ajuda a compreender ainda mais do protagonista e o romance ganha forma não do jeito esperado, o que não torna tudo apenas uma história sobre um casal preso em algo inexplicável.

Resultado disso tudo, uma direção competente que consegue trabalhar bem o texto que lhe foi entregue, inserindo elementos e respeitando o que se espera de uma produção com esse tema. 

O interessante de 'O Mapa das Pequenas Coisas Perfeitas' é que ele procura fugir das convencionalidades de filmes com elementos temporais. Aqui não vemos apenas a pessoa repetindo o dia, mas realizando certas coisas que são esperadas e até mesmo pensadas pelo espectador caso acontecesse algo na realidade desse jeito. E Mark é justamente esse canal de aproximação do texto com quem assiste. 

O jovem então passa a viver a vida sem as preocupações, responsabilidades ou regras que são impostas. Escola? Por que ele iria se é sempre o mesmo dia!? Pessoas passando por algum problema na rua? Hora de ajudar. E as sequências de fatos repetitivos começam a ganhar alterações graças a intervenções do jovem. Contudo, Margaret se torna a sua própria intervenção.

É aí que a história poderia ter caído no romance piegas ou muito alternativo para dar um aspecto diferenciado, mas o roteiro tenta explorar o que pessoas com pensamentos diferentes, tendo intenções opostas poderiam fazer nessa situação. Até mesmo o quanto não estarem juntas é importante para o desenvolvimento de ambos! E funciona! Justamente para que os arcos se encaixem e encerrem de uma maneira satisfatória!

'O Mapa das Pequenas Coisas Perfeitas' foge das convencionalidades das comédias românticas adolescentes para entregar uma jornada sobre seguir o caminho ao lado de quem realmente entende como o seu tempo funciona. E ao atrelar os elementos clássicos de filmes com anomalias temporais, ganhamos uma divertida e cativante produção.

Com uma direção que entrega personalidade e criatividade nas sequências que exploram o loop temporal, ao mesmo tempo sabendo dosar comédia, romance e ficção científica, temos mais um exemplar de obras atuais que alteram o que já foi feito, porém com um toque mais dinâmico, moderno e diferenciado.

Assim, fica o questionamento ao final: O que você faria se por acaso estivesse preso em um loop temporal? É uma pergunta difícil, sabemos, por isso, daremos tempo, para vocês pensarem!

O Mapa das Pequenas Coisas Perfeitas está disponível na Amazon Prime Video.

Will Weber
Geek Guia

Tags
sombra

Promoções
sombra

Artista em Destaque

98
9

Amigos da Super