Super Dica de Cinema
  21/06/2021 às 9h16

Luca


10
0
Luca

Há quem diga que tramas que abordam amizade e aquelas passagens da vida envolvendo a infância sempre são construídas em cima dos mesmos elementos! E se formos analisar com calma, diversos clássicos do cinema possuem a premissa de uma relação improvável, muitas vezes vítima dos julgamentos alheios, mas que se desenvolve em prol de algo muito maior. Sem contar que há sempre um aspecto relacionado a férias, verão, em uma época sem preocupações na vida! Ou seja, palco sublime para uma aventura!

Desta forma, 'Luca' chega aos Disney Plus trazendo cada um dos pontos citados acima, e por mais que possa soar como um clichê ou abarrotado de repetições, a produção da Pixar consegue fazer do que é simples, uma história sobre aceitação, amizade e diferenças, com camadas que certamente farão os mais atentos derramarem lágrimas ao final! A gente até cansa de dizer isso, mas novamente um filme infantil para fazer adultos repensarem a vida!

Luca é ser marinho que vive com sua família no oceano e que nunca esteve na superfície. Até o momento que conhece Alberto, um jovem da sua espécie que o leva para descobrir o que a vida fora d'água tem a oferecer. Porém, quando os pais de Luca decidem que ele não pode mais fazer isso, o rapaz foge ao lado do amigo para uma cidade à beira mar da Itália e na forma humana, fazem amizade com Giulia, uma adolescente que quer vencer um desafio que ocorre naquele local. Assim, o trio se une para competir e ganhar o prêmio principal, e assim, Luca e Alberto poderão usar o prêmio para ir aonde quiserem pelo mundo!

Dirigido por Enrico Casarosa, esta é a 24ª produção da Pixar e a primeira que chega diretamente ao Disney Plus sem custo adicional para o público! Isso é interessante de ser citado pois as grandes obras do estúdio sempre foram centralizadas nos cinemas, porém devido a pandemia, a estratégia mudou completamente, e talvez seja o momento de demonstrar que a Disney é capaz de fazer o mesmo sucesso no serviço de streaming.

E certamente irá conseguir! A animação é um espetáculo visual colorido, repleto de uma vivacidade que somente tendo a Itália como ambientação poderia alcançar o esperado. Desta forma, o design de produção, a fotografia e a computação gráfica se encarregam de trazer o espectador para um local tomado de um espírito aventureiro desde o começo. Isso vai da construção dos cenários em computação gráfica ao traço empregado nos personagens.

Cada figura ganha linhas e um formato mais cartunesco, em compasso a uma movimentação que lembra muito os filmes em stop motion com "massinha" que se encaixa perfeitamente dentro da proposta. Ao mesmo tempo, as casas, as vielas da cidade, ruínas e o ambiente dentro da água, ganham um formato único, abraçando então o aspecto fantástico que a narrativa possui, ao mesmo tempo que faz referência ao que encontramos na realidade! Sem contar que as cores saltam aos olhos, construindo ainda mais os pontos de curiosidade, descobertas, nas sequências de Luca e Alberto pelo mundo da superfície.

+ Siga a rádio FM Super também pelo Facebook, Instagram e YouTube.

E nessa construção de amizade, o diretor consegue criar situações de demonstração de afeto, medo, coragem e ainda brinca com passagens que vão do surrealismo à poesia. Tal trabalho facilita a jornada do público pelas lições que irão ser entregue pelo texto da obra, e por mais que possam soar repetitivas, são importantes de serem ditas novamente!

Descobrir certos aspectos da vida às vezes não é tão fácil e aceitar as diferenças também não é uma jornada que pode ser dita como a mais simples possível. Logo, o roteiro de 'Luca' se encarrega de expor cada uma dessas nuances a quem assiste de uma maneira direta, e carregada de simbologias, que farão surgir inúmeras referências aos acontecimentos do dia a dia!

Quando começamos a ver a relação de amizade de Luca e Aberto ganhar forma, percebemos que o discurso presente nos pais e até mesmo no estranho tio, de afastar o "menino-peixe" o mais rápido de tudo, se conecta às falas preconceituosas conhecidas vinda de uma quebra de expectativa, e quando o mesmo escapa do local, passando a viver como humano na cidade, o texto vai ganhando mais linhas atreladas ao conhecimento, a visão de mundo e as possibilidades que não estão limitadas diante do que os outros dizem que somos! Fazendo a clássica sequência onde as novidades impactam o protagonista, surgir em tela.

Assim, enquanto Luca começa a se encontrar, Alberto percebe a amizade de ambos sendo abalada e até mesmo, uma demonstração de discriminação vinda de quem esteve sempre ao seu lado durante todo o caminho, irrompe de maneira avassaladora. Isso faz com que a narrativa da animação ganhe uma camada ainda mais densa, a de não querer se igualar ao outro que é considerado um monstro!

Porém, estamos falando de uma história sobre aceitação, companheirismo e o ato de achar o seu lugar no mundo e tudo isso veem em tela com muita emoção, profundidade e lógico, o bom humor habitual que encontramos em obras assim! Dando espaço para o amor fraternal de um jeito simples, contudo cativante!

'Luca' é simples em sua construção narrativa, porém sua simbologia e detalhes levam cativos os espectadores que entenderão em seu texto o quanto o ato de se descobrir e encontrar o lugar no mundo é tão importante e impactante quando estamos ao lado de pessoas que nos ajudam nessa jornada. Ao mesmo tempo, há um primor técnico em cada sequência, nas cores e nos traços dos personagens, fazendo desta uma das aventuras mais empáticas da Pixar!

Há quem diga que faltou maiores detalhes, há quem reclame do didatismo e há quem esperava a obra-prima derradeira do estúdio de animação, entretanto, em tempos tão complexos, histórias como essa nos lembram que as construções de amizade, carinho e amor ao longo da vida, alinhadas a figuras importantes, são mais que suficientes para continuarmos vivenciando os sonhos!

Ao mesmo tempo que os monstros do preconceito, do ódio ao desconhecido, da intolerância, se tornam apenas mitos facilmente esquecíveis! E se você não entendeu isso, peça "silêncio ao Bruno" na sua cabeça, e assista novamente!

'Luca' está disponível no Disney+! 

Will Weber
Geek Guia

Tags
sombra

Promoções
sombra

Artista em Destaque

102
12

Amigos da Super