Super Dica de Cinema
  22/11/2021 às 13h35

Ghostbusters: Mais Além


2
0
Ghostbusters: Mais Além

Existem produções cinematográficas que fazem parte da cultura pop de uma maneira quase que insubstituível. E Caça-Fantasmas é uma delas. Com o primeiro filme lançado em 1984 e o segundo em 1989, muito se esperou por uma terceira parte dos cientistas que derrotavam as mais assustadoras, e bizarras, manifestações sobrenaturais. Muitos roteiros correram por Hollywood e parte do elenco não pretendia voltar aos papéis consagrados. Foi então que em 2016 o remake com um elenco feminino trouxe novamente a saga para os holofotes, principalmente pela leva de comentários machistas e sexistas! E apesar das críticas mistas e da bilheteria que poderia garantir uma continuação, o estúdio decidiu seguir por outro caminho!

Assim, 'Ghostbusters: Mais Além' chega aos cinemas 5 anos depois do remake, porém fazendo uma conexão direta com o filme original, tanto em sua história, quanto no elenco. E nesta nova aventura que reinicia a franquia de maneira digna, há espaço para o protagonismo feminino, para a nostalgia e um futuro muito promissor. Algo que certamente agradará os fãs mais devotados da franquia e irá atrair novos admiradores que irão desejar uma mochila de prótons! Pois este também é um daqueles artigos da cultura pop insubstituíveis!

Phoebe se muda com a mãe Callie, e o irmão Trevor, para uma cidade no interior para tomarem posse de uma velha fazenda deixada pelo avô que acabou de falecer. O que a jovem não esperava encontrar no local eram os experimentos e invenções deixadas pelo avô, um antigo caça-fantasmas que combateu as manifestações sobrenaturais na década de 80 em Nova Iorque. Mas tudo isso não é simples coincidência, já que a cidade começa a sofrer com estranhos terremotos e manifestações que farão Phoebe entender o porquê de estar ali!

Jason Reitman é quem comanda a produção e que continua o legado do pai, Ivan Reitman que dirigiu os dois primeiros filmes da franquia! E de uma maneira que emula o que é de melhor já realizado, Jason faz o básico sem muita inventividade, mas consegue ampliar conceitos e elementos para fazer deste um filme que impulsiona a história para muito mais!

+ Siga a rádio FM Super também pelo Facebook, Instagram e YouTube.

Dentro desta construção básica, porém assertiva, temos as ideias que fazem a franquia trilhar um caminho interessante entre terror, aventura e comédia. E o diretor sabe como dosar cada um desses momentos. Quando necessário ele se apoia nas piadas que se encaixam de maneira competente, principalmente no choque entre gerações. Consegue criar ótimos momentos envolvendo o uso dos equipamentos dos caça-fantasmas alinhado a um tom de descoberta. Logo, emprega situações que nos remetem aos filmes anteriores, como o susto da poltrona, as possessões e as ameaças milenares!

Mas o grande ponto desta obra é dar espaço para que a "nova geração" realmente seja a protagonista! A cada novo elemento inserido para que eles encontrem, é um instante nostálgico aos que já conhecem. Desta forma, quando temos a primeira caça a um novo tipo de "Geleia", temos o que há de melhor: A mochila sendo controlada, o primeiro encontro com uma manifestação sobrenatural e lógico, o ceticismo necessário para impulsionar os personagens a fazerem o que é correto!

Assim chegamos a um ponto que não se encaixa nisso tudo, os personagens subaproveitados. Por mais que conheçamos a ameaça em questão, há uma figura importante que conecta os eventos da década de 80 com os de 2021 que é facilmente descartada. Além de todo um momento na delegacia que serve apenas para gerar um ponto de desafio ao final, mas que ignora completamente outro personagem que aparece. E até mesmo as aparições no clímax parecem destoarem um pouco do que está acontecendo, como se fosse apenas um fan service que precisava acontecer para compensar (De acordo com os pensamentos de alguns, não os meus) o filme de 2016! É legal? Sim! E se não tivesse acontecido? Continuaria legal!

Desta forma, a grande presença está em Mckenna Grace! A jovem atriz esbanja carisma e realiza o feito de ser muitas vezes a figura do espectador diante de uma aventura dessa. Tornando o instante de combate final um dos mais sensacionais, e emocionantes, do cinema em 2021, no que se trata de produções do gênero!

Muitas franquias nos últimos anos apostaram nessa estrutura de reiniciar suas histórias, sem perder aquilo que já fizeram. Algumas começaram bem, mas terminaram de uma maneira desastrosa, como Star Wars, outras acertam em seus detalhes e conexões com o que foi realizado antes, como Planeta dos Macacos. E existem aquelas que nem assim conseguiram fazer bom, O Exterminador do Futuro que o diga!

Porém a nostalgia pela nostalgia e o fan service descontrolado podem não funcionar por si só! Por isso, a narrativa deste 'Caça-Fantasmas' se propõe a honrar o material original, mas traçar os próprios rumos com os personagens em questão. Justamente por dar o protagonista a Phoebe que exemplifica muito do sentimento do espectador quanto dos próprios "caçadores" que vieram antes dela. E podemos encontrar a inteligência, o sarcasmo, a fé e a falta de temor pelo perigo em cada uma de suas ações. Ao mesmo tempo que aliada ao seu amigo, Podcast, a dupla representa com exatidão a nova geração, dando o tom assertivo para o conflito entre o antigo e o recém-chegado!

De igual forma, as referências surgem como verdadeiros alentos para quem tinha receio dessa nova versão! Isso vai do encontro com a entidade a ser combatida, dos figurinos, até mesmo os diálogos se repetem em diferentes contextos! Ou seja, a estrutura de reinício funciona utilizando os elementos da franquia e acerta ao dar aos novos personagens uma autonomia na resolução da trama! Fazendo com que desejemos mais um filme em breve!

'Ghostbusters: Mais Além' é um reinício assertivo e digno para uma franquia icônica do cinema! E ao dar autonomia aos novos personagens, a história carrega o que há de melhor nos elementos da saga, tornando ainda mais interessante o que pode vir a surgir daqui para frente! Algo que certamente agradará os fãs mais devotados e irá atrair novos admiradores que irão desejar uma mochila de prótons! Pois este também é um daqueles artigos da cultura pop insubstituíveis!

Logo, após esta obra, atualizamos na agenda quem iremos chamar quando algo sobrenatural acontecer! E são tão bons, até mais carismáticos, que os originais!

'Ghostbusters: Mais Além' está em cartaz nos cinemas!

P.S: Há duas cenas pós-créditos!

Will Weber
Geek Guia

Tags
sombra

Promoções
sombra

Artista em Destaque

53
4

Amigos da Super