Super Dica de Cinema
  29/03/2021 às 12h32

Framing Britney Spears: A Vida de uma Estrela


3
1
Framing Britney Spears: A Vida de uma Estrela

Quando pensamos em documentários sobre grandes nomes da música, sempre vem a mente aqueles que acompanham turnês, mostram os bastidores, o início de tudo, os momentos mais complexos e lógico, o auge da carreira em algum determinado momento. Porém se formos mais à fundo nem sempre algumas histórias irão conseguir manter essa estrutura narrativa. Seja pela falta de carisma de quem é o foco da história ou porque os fatos são tão complexos que transcendem a figura em questão.

E o segundo ponto é o que encontramos aqui! Em 'Framing Britney Spears: A Vida de uma Estrela', documentário disponível no Globoplay, somos levados a conhecer mais da vida de Britney Spears, mas não somente a sua carreira ou patrimônio estipulado em mais de 50 milhões de dólares. Há muito mais na vida da diva pop e os conflitos existentes até hoje, a forma como sua fama e pessoa pública foi construída, nos levam a uma produção que certamente irá fazer qualquer um questionar diversos pontos da nossa sociedade, sendo o principal deles o sexismo!

Produzido pelo The New York Times, este documentário aborda a vida de Britney Spears nos últimos dez anos, além de mostrar parte de sua infância e início da carreira. O foco da história está na disputa pela Tutela da cantora, que hoje se encontra com o pai, Jamie Spears. Assim, vamos descobrindo os acontecimentos que levaram às suas internações, o seu relacionamento familiar, e a forma como imprensa tratou Britney ao longo dos anos, até o auge da briga judicial!

Dirigido por ‎Samantha Stark, a produção de pouco mais de uma hora de duração consegue estabelecer uma narrativa que vai prendendo o espectador desde o começo. Utilizando imagens de arquivos, enviadas por fãs e com entrevistas que intercalam os acontecimentos da vida de Britney, o filme se encarrega de ir dando forma a uma história até então desconhecida do grande público e que vai além das notícias de fofoca publicadas nos sites especializados na vida das celebridades.

Ao mesmo tempo, a diretora sabe dosar com leveza certos pontos, sem a necessidade de escancarar novamente ou tocar em feridas que já foram cicatrizadas. Por mais que os momentos mais complexos da cantora sejam mostrados, o ponto de vista dessa vez é através da cantora! Por mais que a mesma não esteja presente na obra!

+ Siga a rádio FM Super também pelo Facebook, Instagram e YouTube.

Para isso, Samantha nos revela a figuras que foram importantes para ascensão e queda de Britney Spears, e com sua lente não se acanha em tornar tais personas em heróis ou vilões de uma história que está longe de ser perfeita! Podemos dizer que a construção do documentário é justamente para mostrar o que a jovem cantora foi passando ao longo dos anos, os abusos que sofreu por parte das exigências e tratamento das pessoas e as respostas trágicas que acabou causado. Que rendiam milhões para revistas!

Britney Spears atingiu a fama muito cedo! Se tornou um ícone da cultura pop estampada em diversos locais. As músicas faziam sucesso, cd's eram vendidos, turnês lotadas, e até um filme ela conseguiu estrelar! Porém, a cantora recebia uma dose elevada de comentários sexistas constantemente!

A narrativa do longa vai nos mostrando o quanto Britney era questionada sobre sua postura dentro e fora dos palcos. O estilo "Queridinha da América" não podia ser maculado de forma alguma! Deste modo perguntas sobre sua sexualidade e sobre seu corpo eram as principais em entrevistas. Fora os comentários de cada atitude que a jovem tomava! E quando seu namoro com Justin Timberlake terminou, Britney foi alvo das piores formas de ataques. Ele aproveitou o reconhecimento desse momento e a imagem de "moço exemplar" vítima! Já ela, teve que se explicar diversas vezes por algo que nitidamente não havia causado.

E isso se tornou constante em sua vida! Assim, vemos a perseguição causada pelos tabloides, as constantes disputas pela guarda dos filhos, os momentos de internação, o retorno a vida de cantora e novamente, a queda de maneira estranha! O sumiço de Britney é mostrado de maneira mais próxima pois temos depoimentos dos fãs e de pessoas do seu convívio que ajudam a revelar em tela a figura do pai da cantora, Jamie, que de maneira "surpreendente" surge como salvador da carreira da filha muito "preocupado" com suas finanças"

Deste modo, a produção procura estabelecer para quem assiste o quanto existem interesses bem claros sobre a vida de Britney! Do pai que por mais não demonstre, mas controla de maneira abusiva a vida da cantora. E da mídia, que parece estar disposta a extrair o máximo dos acontecimentos que cercam Britney, principalmente se eles vierem de reações contrárias da artista. Pois isso rende manchetes recheadas de frases que fomentam ainda mais a diminuição da figura da mulher!

'Framing Britney Spears: A Vida de uma Estrela' é sobre entender que a história que nos contam nunca é unilateral e o quanto a sociedade, na figura midiática é capaz de fomentar o machismo e os ataques contra uma pessoa. Assim, ao avançarmos na história de Britney Spears deixamos de lado julgamentos, achismos, para abraçar a empatia para com alguém que desde o começo da carreira foi alvo críticas e exigências sem sentido.

Logo, com um olhar delicado e ao mesmo tempo direto ao ponto, o documentário coloca as informações de maneira clara para que todos entendam a situação abusiva em que a cantora se encontra, ao mesmo tempo que fomenta a discussão sobre as tutelas estabelecidas pela lei norte-americana e a figura feminina sendo alvo de um controle excessivamente sexista!

Por isso quando a produção finaliza ficamos pensativos no quanto uma pessoa foi capaz de absorver ao longo dos anos diante de uma privação total de sua vida! Desta forma não é à toa ou incoerente dizer: #FreeBritney!

Framing Britney Spears: A Vida de uma Estrela está disponível no Globoplay!


Will Weber
Geek Guia

Tags
sombra

Promoções
sombra

Artista em Destaque

142
17

Amigos da Super