Super Dica de Cinema
  29/11/2021 às 14h29

Encanto


4
0
Encanto

Todo mundo, em algum momento da vida passou pelo fatídico dia em que se é comparado à alguém próximo. Um amigo, um familiar, outra pessoa que está na mesma carreira. Tal situação constrangedora deixa marcas em quem vivencia, principalmente pelo fato da inferiorização se tornar um estigma tão pesado e isso refletir em um pensamento de que nada do que for realizado será o suficiente para superar as conquistas de outrem. Dito isso, está mais que na hora da perfeição e do padrão ser deixado de lado. E eis o cinema para ensinar mais essa lição na vida!

Desta forma, 'Encanto' da Disney, chega aos cinemas trazendo uma protagonista que entenderá o seu lugar mesmo que totalmente diferente dos demais, uma trilha sonora empolgante, um visual impecável, numa história construída para atrair o público infantil, mas também para pegar de jeito os mais velhos que certamente terão muito o que pensar. Até mesmo se identificando com Mirabel ao longo da vida. Pois cada um da sua forma, faz parte de uma família Madrigal!

Mirabel faz parte da família Madrigal, onde todos possuem dons especiais, menos ela. Uns tem força descomunal, outros podem ver o futuro e até mudar o clima. Mas para a jovem conviver com tantas pessoas cheias de talentos, a faz querer sempre tentar realizar o máximo para ajudar. Assim, quando a magia que os cerca começa a se extinguir, a única que poderá desvendar esse mistério é Mirabel, que deverá ir ao passado de sua casa para deter o mal que começa a assolar os Madrigal.

Byron Howard e Jared Bush comandam a produção que conta com músicas compostas por Lin-Manuel Miranda. Tal combinação revela uma animação colorida, que mergulha na cultura da Colômbia para apresentar uma narrativa sobre família e as formas como lidamos com as expectativas alheias. Ao mesmo tempo que cada personagem nos atrai por suas particularidades.

As ambientações, os detalhes de cada figura que surge em tela, e a casa dos Madrigal (Um personagem tão importante quanto os demais), nos fazem ficar deslumbrados a cada novo instante. Alinhado a isso encontramos uma fotografia colorida, que abusa das cores quentes e traz toda a atmosfera necessária para contar essa história. De igual modo, ao conhecermos os membros da família vemos os detalhes nas representações de cada traço, cabelo, expressões e até marcas. Novamente a Disney mostrando ser exímia naquilo que emprega nas suas obras.

Obviamente, não poderíamos deixar de citar as canções. E não estamos falando aqui de uma composição "chiclete" que vai virar tema de aniversários e ganhará diversos cover. É muito mais que isso. Cada personagem ao cantar, expressa algo além do esperado. Entrega nuances importantes, em sequências musicadas que possuem uma letra profunda, ritmos que abraçam toda latinidade e elementos imagéticos que se encaixam perfeitamente. Desta forma, não é apenas a música de Mirabel que dá vontade de cantar, pois todas as faixas da trilha sonora são parte essencial dessa jornada.

+ Siga a rádio FM Super também pelo Facebook, Instagram e YouTube.

Logo, 'Encanto' é a demonstração de uma Disney que consegue ir além do que se espera, honrando a forma "mágica" tradicional de fazer cinema, entregando uma obra concisa, cativante e executada com uma dedicação diferente de suas últimas produções que aparentaram ter sido feitas de um jeito automático e apenas em busca das premiações. Algo que não encontramos aqui! Pra nossa sorte!

Ninguém é perfeito! Esta frase seria mais verdadeira hoje se não tivéssemos as redes sociais que nos cobram uma demonstração de felicidade constante em busca de engajamento, ou as "benditas" reuniões familiares, ou com amigos, onde sempre tem alguém que precisa sobressair, acabando por puxar outro alguém para um limbo de sentimentos de comparação.

Deste modo, o texto de 'Encanto' funciona quase como uma "terapia" coletiva onde vamos encontrando traços semelhantes em cada um dos personagens e vemos na imperfeição da protagonista, nós mesmos. Assim, passando por ansiedade, síndrome do impostor, entre outras questões, o roteiro pincela e usa as entrelinhas para nos mostrar cada um desses pontos. Justamente para estabelecer que não existe padrões que não possam ser alterados.

E Mirabel nos ajuda a compreender tudo isso! Ela representa os defeitos! Representa o olhar sem paciência quando começam a enaltecer aquele "primo que ganha muito" ou quando perguntam quando você fará algo de produtivo na vida! Mirabel cresceu absorvendo estes e outros discursos.

O fato de não possuir dons e a busca incansável por agradar a todos, principalmente a matriarca da família, carrega consigo a culpa de não ser aquilo que esperavam. E quem nunca passou por isso? Ser questionado, pressionado ou taxado de algo, simplesmente por não chegar ao nível de expectativa criado por outras pessoas.

Então, nessa busca da jovem colombiana vamos entendendo que está tudo bem não corresponder ao que os demais tinham em mente e que as particularidades que vamos demonstrando ao longo da vida, se torna o maior dom que constrói a nossa personalidade! E isto, ninguém poderá mensurar. Por isso, quando nos aproximamos do clímax, o ponto de virada está em reconhecer a si mesmo, o outro, e o que realmente nos faz seres únicos. Comprovando que isso não se encontra naquilo que é feito, mas no que cada um é!

'Encanto' faz jus ao nome que carrega, tanto em sua parte técnica quanto na mensagem que transmite ao longo da produção. Mesclando de maneira exímia direção, trilha sonora e roteiro, temos uma jornada sobre a imperfeição que cada um carrega e o quanto tais pontos são importantes. Desta forma, o longa é a demonstração de uma Disney que consegue ir além do que se espera, honrando a forma "mágica" tradicional de fazer cinema, entregando uma obra concisa, cativante e executada com uma dedicação!

Ao final, percebemos em Mirabel a nossa inspiração e reflexo, os nossos anseios e temores, ao mesmo tempo, entendemos que somos únicos, com os defeitos, trejeitos e particularidades que estão na bagagem do cotidiano. O que nos faz pensar que as comparações feitas ou o esforço em agradar os outros, podem ser deixados de lado quando encontramos em nós o "milagre" que não vem da aprovação alheia! Pois a jornada da imperfeição acontece todos os dias! E ela se chama vida!

'Encanto' está em cartaz nos cinemas!

Will Weber
Geek Guia

Tags
sombra

Promoções
sombra

Artista em Destaque

222
47

Amigos da Super