Super Dica de Cinema
  25/05/2021 às 10h53

Army of The Dead: Invasão em Las Vegas


10
0
Army of The Dead: Invasão em Las Vegas

Você pode até não gostar do estilo ou da forma como Zack Snyder realiza suas produções, mas um fato é inegável: o diretor sabe como entregar entretenimento para quem assiste! Seja contando uma história de super-heróis ou trazendo conceitos que desafiam a realidade, em sua assinatura encontramos um estilo dedicado em fazer com que o espectador saia com a experiência de diversão garantida!

Deste modo, 'Army of The Dead: Invasão em Las Vegas' chega a Netflix, revisitando um sub-gênero do terror que há muito tempo não tinha uma grande estreia cinematográfica. E nesse universo onde temos diferentes tipos de zumbis e uma missão altamente perigosa, percebemos que os riscos fazem parte de uma história que se apoia no caricato para fazer do que é sem sentido a ferramenta principal de sua narrativa! E lógico, temos câmera lenta!

Las Vegas após um incidente é tomada por zumbis! Como ação, o governo cerca os limites da cidade deixando que apenas os que ainda sobreviveram fiquem próximos, esperando a confirmação de que não estão infectados e assim possam continuar suas vidas. Nisso, um grupo de ex-combatentes recebe uma missão perigoso e muito rentável, entrar na cidade infestada de mortos-vivos e retirar de lá uma grande quantia em dinheiro. Mas o que seria algo rápido e até simples para eles, se torna uma verdadeira batalha quando eles descobrem que os zumbis não são mais como eles pensavam!

Zack Snyder dirige e escreve o longa dentro de um gênero em que ele já havia feito um ótimo trabalho, se trata de "Madrugada dos Mortos" de 2004. E se aqui ele apresentou os zumbis mais rápidos que o cinema já viu, o cineasta desta vez eleva o conceito dos mortos-vivos de George A. Romero para lhes dar novas "habilidades" e até mesmo "espécies"!

Para isso a ambientação de Las Vegas é realizada com empenho, mesclando efeitos de computação gráfico com estruturas reais, deixando tudo mais próximo do que conhecemos da cidade, agora num cenário de destruição. Logo, o diretor se apoia em tornar cada uma de suas sequências um espetáculo em tela e para isso não economiza nos recursos de câmera lenta, na luminosidade excessiva e na violência gráfica que faz sangue jorrar para todos os lados!

Snyder sabe o que está criando e dentro desse conceito abraça o caricato, o bizarro e o escracho tornando suas cenas impossíveis de serem encaixadas numa realidade, mas funcionais naquele universo! Desta forma, para iniciar o seu apocalipse zumbi nada melhor que uma exagerada, e amorosa, sequência de acidente de carro. Assim, quando o esquadrão invade a cidade o seu encontro com os primeiros zumbis se torna uma espécie de contato de "colonizador com o colonizado", com direito a tribo que se comunica por grunhidos e celebração da fertilidade! Sim, Zack Snyder transcende o cinema de zumbi de uma maneira que somente ele poderia criar. E mesmo com tantas ideias o diretor da espaço para cenas de fuga, batalhas contra criaturas em lugares apertados e o que tanto se espera desses filmes, zumbis sendo dilacerados de diferentes jeitos.

Ademais, o diretor também cria bons momentos para o seu elenco, mesmo que poucos aproveitem da maneira correta. Dave Bautista é o mais novo astro "brucutu" e ele sabe disso. Se apoia na ação, nas breves frases de efeito e nas poucas expressões que faz, entrega preocupação com o que está acontecendo. Ella Purnell é aquela que quer ser mais do que pedem, tentando dar uma exagerada em momentos que só para acertar a cabeça de zumbis. Tig Notaro (Que entrou no elenco após Chris D'Elia ser acusado de assédio sexual) entende que não precisa levar à sério tudo aquilo e convence do começo ao final. E os demais, estão lá, pois a gente sabe que precisa de um elenco grande pra morrer!

Uma velha frase diz que "quem limite é município"! Não sabemos se Zack Snyder conhece esse pensamento tão importante da cultura brasileira, mas que o diretor parece usar bem dele, isso parece!

+ Siga a rádio FM Super também pelo Facebook, Instagram e YouTube.

A premissa de seu longa parece ser algo que já vimos em outras histórias, principalmente quando temos a famosa união do time que irá executar uma missão. Cada um com uma habilidade e capaz de qualquer coisa por grande valor em dinheiro. E como também escreve o filme, Snyder apela para todos os traços caricatos possíveis na construção das figuras que iremos acompanhar, só que fazendo tudo isso funcionar.

Existe um senso de urgência em realizar a missão e o importante é pegar o dinheiro! Só! Quando a história está focada nesses acontecimentos flui de maneira sensacional. Você se convence que um youtuber faz parte da equipe, que uma mercenária que já passou por aquele caminho diversas vezes conseguiu sair ilesa e que um rapaz que sabe abrir o cofre tão toda a experiência necessária! Pronto, narrativa plena!

Contudo, quando a produção quer ser dramática, colocando um drama familiar de plano de fundo em paralelo a um resgate que não fazia parte da trama principal, perdemos um pouco do ânimo da obra, tornando boa parte do segundo ato bem maçante! Mas calma, voltamos aos trilhos depois! Então tenha paciência com a personagem altruísta em meio a zumbis!

'Army of The Dead: Invasão em Las Vegas' é exagerado, caricato, sem noção alguma da realidade e ainda assim consegue ser o que propõe, um ótimo filme de zumbis! Zack Snyder sabe fazer esse tipo de cinema, pois seu papel aqui é trazer o entretenimento em meio a explosões, tiros e sangue jorrando! Além de ampliar conceitos que certamente deixariam George A. Romero muito contente!

Logo, Snyder usa e ousa em todos os seus recursos, tornando sua assinatura algo presente de tal maneira que é impossível não comprar suas ideias e canastrices ao longo do filme! E tudo bem com isso, o que nos é entregue são duas horas e meia de diversão despretensiosa!

Ao final, existirão aqueles que irão detestar a obra e aqueles que irão defender Zack Snyder com toda dedicação! Você pode escolher um lado, mas tenha certeza de que em algum momento você será questionado se tem tempo para ouvir um pouco da "palavra cinematográfica de Snyder". Que vai de zumbis corredores inteligentes à super-heróis! Ou seja, cinema, na forma mais pura!

'Army of The Dead: Invasão em Las Vegas' está disponível na Netflix! 

Will Weber
Geek Guia

Tags
sombra

Promoções
sombra

Artista em Destaque

63
7

Amigos da Super