Super Dica de Cinema
  13/05/2020 às 15h32

18 Presentes


8
0
18 Presentes

Estamos chegando perto do dia das mães e certamente é uma escolha inteligente da Netflix lançar em seu catálogo a produção italiana '18 Presentes'. Mas ao contrário do que muitos possam imaginar, esse filme não é apenas uma desculpa para levar o espectador às lágrimas em uma data que mexe com o sentimento de todos, aqui encontramos diversos conceitos conhecidos da sétima arte o que nos leva em uma jornada interessante, surpreendente e muito tocante!

Já imaginou ter a oportunidade de reencontrar alguém importante que já partiu?

Elisa está para ter sua primeira filha quando descobre ter uma doença incurável, isso fará com que não consiga ver o crescimento de Anna. Infelizmente a mãe vem a falecer, deixando o esposo com a pequena, contudo a cada ano, em seu aniversário, Anna recebe um presente, vindo de Elisa, que deixou uma para cada data, até os 18 anos da jovem. E quando a filha está prestes a receber o último presente, algo acontece que a faz reencontrar o passado e entender os caminhos que levaram tudo aquilo acontecer!

+ Siga a rádio FM Super também pelo Facebook, Instagram e YouTube.

Dirigido por Francesco Amato, a produção é baseada em fatos, adaptando a história de vida de Elisa Girotto, uma italiana que sabendo de sua morte por conta de uma doença, decidiu comprar 18 presentes para deixar à sua filha Anna, em seus aniversários.

Para contar essa narrativa o diretor escolhe ser delicado, simples e muito sentimental em todos os momentos, dividindo a produção praticamente em três segmentos que se conectam perfeitamente a partir do segundo ato, dando um ritmo mais cativante e divertido a trama, mesmo que tenha um plano de fundo triste com relação ao futuro de uma das protagonistas. E assim, criando situações que fazem a ligação perfeita com elementos que nos são apresentados desde o início, a construção da obra consegue permear outros campos da sétima arte, com toque de ficção científica, bons momentos cômicos e lógico, romance!

Isso fica muito evidente na escolha do elenco que ajuda e muito a contar todos aqueles momentos de uma maneira muito carinhosa e profunda. Vittoria Puccini, que dá vida a Elisa, começa com uma pessoa em um turbilhão de sentimentos conflitantes e ao ter sua vida completamente mudada graças a um inesperado "acidente", demonstra novas camadas da personalidade de sua protagonista o que nos rende momentos de consternação. Ao mesmo tempo, Benedetta Porcaroli, intérprete de Anna na adolescência, expressa todas as dúvidas, medos e confusões da fase, desta forma quando tudo ao seu redor se altera, lhe dando uma nova oportunidade em relação ao seu passado, a atriz entregua sentimentos, verdade e muita força em suas cenas.

A narrativa é uma verdadeira jornada de descoberta. Tanto do passado quanto para o futuro!

Sem entrar em spoilers, justamente para não estragar as surpresas que o filme carrega, a jornada de Anna e Elisa, mesmo que distantes logo de início, se une de uma maneira muito bem empregada pelo roteiro. O que nos deixa questionando como tudo aquilo pode estar acontecendo.

Seria uma viagem no tempo? Seria um universo paralelo? Seria um sonho? Tais dúvidas ficarão na mente de quem assiste, mas com certeza o sentimento é o mesmo quando a produção vai chegando em seus momentos finais: o amor por quem sempre esteve ao seu lado de um jeito ou de outro. E assim o texto exalta o papel materno, a postura da mulher diante de situações complexas e a força demonstrada em atitudes que vão desde aceitar um destino trágico até mesmo escolher um presente que irá marcar a vida de quem não conseguirá ver crescer.

O resultado disso, não é apenas um drama com a intenção de fazer pessoas chorarem, porém trazer aquele pensamento sobre o tempo que passamos com quem se importa conosco e como a dedicação pode ser demonstrada nas pequenas alegrias do cotidiano, como cozinhar juntos, pintar uma casa ou escolher uma roupa!

18 Presentes é uma produção delicada, carinhosa e cheia de momentos tocantes! Certamente é um daqueles filmes que podemos indicar nessa data que se aproxima, ainda mais por conta do isolamento social, nada melhor que recomendar algo assim para quem se ama!

Com uma direção que usa da história real de uma maneira engenhosa para nos dar um toque surpreendente, além de uma dupla de protagonistas que carregam a trama e nos envolvem na narrativa, temos uma experiência cinematográfica que irá mexer com os sentimentos de muita gente.

Logo, aproveite para beijar quem você ama, dizer que está com saudade e entregar o presente que lhe está ao alcance, não precisam ser 18, um já faz toda a diferença!

Will Weber
Geek Guia

Tags
sombra

Promoções
sombra

Artista em Destaque

241
43

Amigos da Super