Notícias
  23/08/2016 às 15h05

Vídeos em 360 são a nova tendência audiovisual


5
0
Vídeos em 360 são a nova tendência audiovisual

Depois da atualização do YouTube e do Facebook, que passaram a permitir o upload de vídeos interativos, agora as pessoas têm cada vez mais acesso à tecnologia 360º. Basta conectar-se à Internet para experimentar vídeos sob uma nova perspectiva. Pelo computador ou celular você pode experimentar a sensação de estar em uma montanha russa ou até de passear pelas ruas de uma cidade através da realidade virtual.

Este tipo de tecnologia está cada vez mais em evidência e proporciona ao utilizador uma experiência mais próxima possível da realidade. Com os vídeos em 360 é possível explorar todos os lados de um espaço e escolher uma perspectiva para assistir ao que é mostrado. Este tipo de formato é composto por imagens capturadas ao mesmo tempo por várias câmeras ou por uma única câmera especial. Quando combinadas, as câmeras gravam uma cena em simultâneo, ou seja, em 360º.

Tecnologia 360 em forma de notícia

As matérias jornalísticas tem sido fortemente impactadas por esta nova tecnologia, que já é considerada a mais nova tendência do jornalismo. O grupo norte-americano HuffPost RYOT, do The Huffington Post, veio ao Brasil para produzir notícias e filmes no período dos Jogos Olímpicos Rio-2016 em formato de vídeos em 360 (veja exemplo abaixo). “Nosso objetivo é mostrar o lado social dos Jogos: o impacto de um evento dessa proporção sobre uma cidade tão especial como o Rio”, comenta André Sene, editor de imagens da RYOT.

Mas, como os vídeos em 360 podem ditar uma nova fase do jornalismo? Para Maria Fernanda Lauret, editora de vídeos da RYOT, o público quer, cada vez mais, se sentir envolvido. “Ao presenciar um cenário de guerra ou mesmo ao nadar com golfinhos, o espectador não só recebe a mensagem que queremos transmitir, mas passa a se sentir parte daquele conteúdo e, mais do que isso, responsável e envolvido com o assunto. O jornalismo está deixando de ser focado na leitura e na total imparcialidade na atualidade", disse Maria Fernanda.

Enquanto todos os olhos estão voltados para as Olimpíadas, a RYOT dá ao público de todo o mundo a oportunidade de experimentar um pouco da cultura brasileira e de ver de perto como os preparativos para os jogos afetaram a vida dos moradores locais de diversas maneiras.

Modelos de câmeras

As câmeras que gravam em 360º já são uma realidade e podem ser encomendadas para o Brasil. Há dispositivos mais baratos, por menos de R$ 1 mil, e também versões para a indústria cinematográfica que passam dos R$ 200 mil. Dentre os modelos utilizados pela RYOT, destaque para a Samsung Gear 360, GoPro VR (com 4, 5, 7 ou 10 câmeras) e a Jump (com 16 câmeras).

Foto: Russell Holly

Tags
sombra

Promoções
sombra

Artista em Destaque

171
18

Amigos da Super