Notícias
  03/09/2019 às 18h03

Ufes suspende mais de mil bolsas após cortes do Governo Federal


2
0
Ufes suspende mais de mil bolsas após cortes do Governo Federal

Na segunda-feira (02), a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) informou que vai suspender bolsas de diversos programas de ensino ofertados pela universidade. Dentro dos cortes, estão bolsas do Programa Integrado de Bolsas (PIB) da Ufes, incluindo bolsas vinculadas aos Projetos Especiais de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Paepe) I e II, além de bolsas de Iniciação Científica e à Extensão.

Segundo o comunicado da Ufes, ao todo, cerca de mil bolsas serão suspensas em função dos cortes orçamentários impostos pelo Governo Federal.

A Administração Central afirma que não houve outra alternativa, tendo em vista que não há garantias quanto à execução orçamentária aprovada pelo Congresso Nacional e sobre o qual a Universidade fez seu planejamento para o ano de 2019.

O Programa Integrado de Bolsas (PIB) da Ufes é uma política exitosa, que há décadas contribui para as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Por entender que essa política é fundamental para a permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade social, a Administração Central da Ufes destaca que trata-se de uma medida extrema.

A Administração Central reitera que continuará empenhada em negociar a recomposição do orçamento da Universidade junto ao Governo Federal, de forma a retomar o Programa.

Esta medida não afeta o pagamento dos auxílios estudantis concedidos aos estudantes beneficiados pelo Programa de Assistência Estudantil da Ufes (Proaes).

Na última sexta-feira (30), a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) informou, que as 225 bolsas de Iniciação Científica (referentes ao Edital PIIC/PRPPG/UFES 2019-2020) foram suspensas. De acordo com o Departamento de Pesquisa, a medida foi tomada devido a restrições orçamentárias.

+ Siga a rádio FM Super também pelo Facebook e pelo Instagram.

Dos estudantes selecionados por esse edital, os 108 mais bem colocados passarão a receber o fomento com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). Os demais deverão aguardar a possível liberação dos recursos financeiros contingenciados.

O Departamento de Pesquisa informou também que o Programa Institucional de Iniciação Científica (PIIC) da Ufes será mantido mesmo com as limitações orçamentárias. Além de projetos com estudantes bolsistas de iniciação científica (Bolsas Ufes, CNPQ e Fapes), o PIIC conta também com projetos de pesquisa envolvendo estudantes selecionados pelo Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC).

Por: Folha Vitória

Link da matéria original: https://www.folhavitoria.com.br/geral/noticia/09/2019/ufes-suspende-mais-de-mil-bolsas-ofertadas-pela-universidade

Tags

Últimas Notícias

sombra

Promoções
sombra

Artista em Destaque

184
28

Amigos da Super