Notícias
  30/05/2019 às 7h31

Terminais de ônibus e Pavilhão de Carapina podem receber recursos privados


1
0
Terminais de ônibus e Pavilhão de Carapina podem receber recursos privados

Os dez terminais rodoviários do sistema Transcol, o Pavilhão de Carapina e outros equipamentos públicos vão ser abertos para recursos da iniciativa privada. O anúncio foi feito durante o lançamento do portal do Programa de Concessões e Parcerias do Espírito Santo, na tarde desta quarta-feira(29), no Palácio Anchieta.

A abertura ao mercado, segundo o diretor presidente do Bandes, Maurício Duque, pode se dar tanto em concessões totais quanto em parcerias público-privadas, dividindo a gestão com o Estado.

“Volta e meia ouvimos empresários interessados em discutir propostas, por isso lançamos o portal para atender melhor o mercado. Se vai ser parceria ou concessão, isto vai ser discutido, mas o Estado vai tentar ao máximo ter concessões puras, a intenção é essa. O Estado sugere essas duas (terminais e pavilhão) que estamos sondando, mas estamos abertos para outras. Há interesse em parcerias envolvendo energia solar, projetos de saúde, educação, além de uma série de temas. A previsão é que as concessões se firmem até o fim do ano", diz o diretor.

Para garantir às empresas a contraprestação de serviços, o Estado vai publicar nesta quinta (30) um aporte inicial de R$ 20 milhões no Fundo Garantidor de Parcerias Público Privadas.

Para o governador Renato Casagrande, a palavra do momento é investimento. "Também estamos à procura de outras atividades que gerem dinamismo econômico. Temos parcerias do mesmo modelo no estado, a mais antiga é a Rodosol, que termina em 2023. Até o ano de 2022 temos que ter uma modelagem pronta para ocupar este espaço”, disse Casagrande.

+ Siga a rádio FM Super também pelo Facebook e pelo Instagram.

Parque de exposições de Carapina

Com relação ao Parque de Exposições de Carapina, Casagrande afirma que o local comporta um hotel, assim como outras estruturas. "Com o tempo, vamos ter uma carteira grande de parcerias“.

Terminais

“Os terminais geram dificuldade para gerir. O setor privado pode oferecer um serviço melhor, com mais tecnologia. Com isso, podemos dar passos adiante sem sobrecarregar o contribuinte", disse o governador.

Unidades Prisionais

O Governo do Estado também busca empresas para gestão de unidades prisionais. "Não temos preconceito nenhum com o setor privado prestando serviço para nós", garante o governador.

Kleber Andrade e aquaviário

Para Casagrande, o Kleber Andrade pode entrar em um segundo momento do projeto de parceria. "O primeiro momento é o Estado investir, reformar e tornar apto a receber o entusiasta do esporte. Depois podemos discutir a gestão do estádio”.

Em relação ao aquaviário, o governador acredita que nos dois primeiros anos o ideal seria uma autorização de funcionamento. Mas, a partir da licitação completa, o novo modelo de gestão já seria adotado. 

Por Folha Vitória

Link da matéria original:
https://www.folhavitoria.com.br/geral/noticia/05/2019/terminais-de-onibus-e-pavilhao-de-carapina-podem-receber-recursos-privados

Tags
sombra

Promoções
sombra

Artista em Destaque

53
4

Amigos da Super