Notícias
  07/12/2015 às 12h11

Super Dica - Alimentos que melhoram o humor


Super Dica - Alimentos que melhoram o humor

Alguns alimentos parecem trazer conforto e influenciar no humor. Você pode conferir logo abaixo uma lista de diferentes alimentos que podem deixar a sua vida mais leve.

Chocolate

É comprovado que o chocolate está associado a riscos reduzidos de doenças cardiovasculares. Além de fazer bem para o coração, ajuda a controlar o humor. O chocolate contém polifenóis, como flavonoides, que aumentam a síntese de serotonina e melhora, consequentemente, o humor. Apesar disso, não abuse do chocolate.

Leite

O leite é fonte do aminoácido tripotofano, ou seja, ajuda na formação do hormônio serotonina, facilita a liberação dos componentes energéticos a fim de manter a vitalidade do organismo no combate aos agentes estressantes. A serotonina está diretamente ligada ao bem-estar e à alegria.

Gengibre

No suco, como tempero ou em forma de chá, o gengibre é outro alimento que pode melhorar o humor. Isso porque contém inúmeros componentes, betacaroteno, capsaicina e cúrcuma. Funciona como agente anti-inflamatório nas doenças musculoesqueléticas, incluindo o reumatismo, e ajuda até na cura da depressão.

Probióticos

Todos os leites fermentados, iogurtes e queijos azuis possuem microrganismos vivos que, se ingeridos em quantidades suficientes, promovem efeitos benéficos ao hospedeiro. Os probióticos beneficiam o organismo porque atuam sobre o equilíbrio bacteriano intestinal, controlando o colesterol, os quadros de diarreias e constipação e, claro, melhorando o humor.

Prebióticos

Já os prebióticos, como cereais integrais, farelo de trigo, folhosos, linhaça, frutas cítricas e aveia, são ingredientes alimentares não digeríveis pela maioria dos microrganismos do intestino. Eles afetam beneficamente o hospedeiro pelo estímulo seletivo do crescimento e/ou atividade de um número limitado de bactérias probióticas. Esses tipos de alimentos reduzem sintomas alérgicos e alivia a constipação, o que, consequentemente, melhora o humor.

Café

O café possui compostos bioativos como cafeína, trigonelina, niacina, melanoidinas, quinídeos e ácidos clorogênicos. Esses compostos estimulam o sistema nervoso central, aumentam a síntese e a liberação de neurotransmissores, afetam a força de contração cardíaca, afetam o ritmo respiratório, aumentam a taxa metabólica basal e o efeito diurético. Ou seja, o café ajuda a prevenir a depressão.

Banana

A banana é rica em carboidrato e triptofano, e ambos ajudam na formação da serotonina, hormônio da felicidade e do bom-humor.

Folhas verdes

As folhas verdes contêm ácido fólico e vitamina B, que atuam no sistema nervoso, na formação da serotonina e no combate ao estresse. Elas ainda têm clorofila, que ajuda na desintoxicação do organismo.

Pimentas

Pimentas possuem uma substância chamada capsaicina, que aumenta os níveis de endorfina - substância associada ao prazer e bem-estar.

+ Baixe o aplicativo da FM Super gratuitamente na loja do seu smartphone e acompanhe tudo o que acontece nos bastidores da rádio e do mundo sertanejo.

sombra

Promoções
sombra

Artista em Destaque

95
9

Amigos da Super