Notícias
  28/12/2020 às 11h19

Soul


7
0
Soul

Algumas perguntas perseguem o ser humano ao longo de sua existência: "O que você vai ser quando crescer?", "Qual a carreira que você seguir?", "Você vai se casar?", "Quando você terá filhos?", "Por que ainda está nesse trabalho?". Todas elas carregam em sua essência um ponto interessante sobre o que fomos designados para realizar nesta terra e talvez por décadas estejamos procurando a resposta para pelo menos uma delas!


Deste modo, Soul, novo filme da Pixar, chega ao Disney+ trazendo uma animação que se diferencia das demais do estúdio em diversos aspectos, contando uma história em que as lágrimas abrem espaço para a reflexão sobre o que queremos realizar, o que podemos fazer e o quanto estamos disposto a aproveitar cada momento que possuímos!


Joe é um professor de música numa escola, mas sua vida está prestes a mudar. Após um teste para uma das bandas mais importantes da cidade, ele agora se vê encontrando uma razão para viver! Contudo, depois de um acidente Joe acaba sendo levado ao pós-vida e na tentativa de retornar à Terra em tempo de realizar a maior apresentação de sua carreira, o rapaz encontrará 22, uma alma que ainda não achou o seu propósito para existir. E assim, a dupla irá trilhar uma jornada de descobertas sobre o que realmente fomos designados a realizar em vida!

+ Siga a rádio FM Super também pelo Facebook, Instagram e YouTube.

Pete Docter (Monstros S.A, Divertidamente e UP: Altas Aventuras) comanda esta nova produção da Pixar que é uma celebração a vida, ao que está a nossa volta e o quanto precisamos parar algum momento para nos encontramos. Para isso, o diretor cria um universo dinâmico, didático e repleto de personalidade! E tais elementos se fazem presentes tanto nos blocos no pré, e pós-vida, quanto na Terra. O que engradece ainda mais o aspecto técnico da produção.

O designer de produção, ambientações, fotografia e o CGI possuem uma consonância perfeita! O colorido da cidade misturado aos tons quentes tornam tudo verossímil e palpável, ao mesmo tempo que quando estamos na "Escola da Vida", onde se encontram as almas que ainda não foram para Terra, cada ponto é apresentado para nos dar entendimento do que está acontecendo.

Desde o formato dos "Jerry's", entidades que cuidam do início e do fim da vida, e os personagens que encontramos no dia a dia de Joe, há um cuidado no detalhamento, que vão das expressões, das linhas que os marcam, no formato e no uso das cores. Além disso, há espaço para que o 2D seja utilizado de uma maneira quase que inesperada, fazendo com que as sequências em questão ganhem ainda maior intensidade em tela!

Junte tudo isso a música presente no filme! Trent Reznor, Atticus Ross e Jon Batiste são responsáveis pelas composições, este último, pelas canções de Jazz tocadas durante a trama que potencializam ainda mais os sentimentos, os medos e as descobertas realizadas pelos protagonistas! E nessa relação de narrativa, som e imagem, somos entregues a uma das melhores produções do estúdio e certamente, uma das melhores deste ano! Se não, uma das mais necessárias em tempos tão complexos!

Encontrar-se é uma das tarefas mais interessantes, lindas e complexas da vida! Principalmente quando pensamos que a nossa missão está apenas conectada àquilo que sabemos fazer tão bem! Deste modo, o texto de Soul, explora esses pontos para fazer com que o espectador vá pensando, refletindo e até mesmo descobrindo aspectos próprios! E ouso dizer que esta seja uma das produções Pixar que mais difere das demais, principalmente no tom que pouco se encontra no âmbito infantil do estúdio!

Quando começamos a acompanhar a jornada de Joe entendemos suas frustrações, sonhos e a esperança de poder mudar tudo isso através do seu talento para a música, potencializada pela sua paixão pelo Jazz. Logo, 22 surge querendo o extremo oposto, pois se tornar uma vida na Terra acaba completamente com seu entendimento de poder continuar existindo sem precisar encontrar uma real missão para cumprir entre os humanos. Esses dois caminhos colidirem enchem a tela de situações que talvez, conforme a vida vai passando, vamos deixando passar.

Seja uma música que ouvimos, seja o corte de cabelo que melhora nossa autoestima, seja um momento que podemos desabafar, sejam as folhas que caem na rua ou simplesmente poder comer algo com toda intensidade que o sabor merece naquele instante. São essas realizações comuns, do cotidiano, mas que atreladas a um propósito, que tornam os acontecimentos vivenciados os mais incríveis. E que propósito é esse? O de simplesmente viver cada segundo da maneira mais específica, especial e completa possível.

Pois a nossa missão não está relacionada apenas ao nosso talento, a nossa aptidão ou ao que conquistamos, mas na forma como vislumbramos cada oportunidade, cada acontecimento, cada pessoa que passa pela nossa jornada. E assim podemos trilhar um caminho entre o físico e o espiritual, entre a paixão e a razão, entre a rotina e as descobertas!

Soul é uma jornada sobre quem nos tornamos, o que buscamos e o quanto podemos mudar os rumos da nossa existência quando entendemos que somos bem mais do que aquilo que fazemos. E nessa história, a emoção abre espaço para reflexão, onde humor e drama se fundem numa mestria narrativa, sobre encontrar o se real propósito, regada pelo bom Jazz.

E novamente, a Pixar entrega não apenas mais uma de suas animações que certamente irá impactar adultos e encantar crianças por seu visual e situações cômicas, mas abre um caminho diferente para novas histórias, onde se pode questionar, pensar e descobrir, ousando e usando do melhor nos aspectos técnicos e fundamentando ainda mais a assertividade de sua narrativa, com personagens que trilham um crescimento fácil de gerar conexão com o público.

Ao final, podemos ficar pensando sobre o nosso real propósito nesta vida, sobre o que fazemos atualmente, sobre como nos encontramos e com quem estamos. E tudo isso é importante, porém jamais devemos esquecer algo que Joe aprendeu com quem ainda nem havia vivido: aproveitar cada segundo vale bem mais que um momento que irá se repetir constantemente!


Soul está disponível no Disney+!
 

Will Weber
Geek Guia

Tags
sombra

Promoções
sombra

Artista em Destaque

95
12

Amigos da Super