Notícias
  07/08/2020 às 14h05

Solteiramente


10
0
Solteiramente

Por mais que tentemos não falar sempre da mesma coisa, as comédias românticas parecem incansáveis dentro da plataforma da Netflix. De um lado isso aumenta as opções de escolha e de outro, somos apresentados sempre as mesmas histórias, sem nada de novo para acrescentar. Contudo, diferente na execução e até mesmo em seu tom de humor, Solteiramente chega ao catálogo do streaming com uma proposta interessante, sofrendo apenas pela falta de divulgação e orçamento maior, o que certamente poderia ter tornado esta algo além da diversão. Mas se fez rir, é o que importa, não é mesmo?

+ Siga a rádio FM Super também pelo Facebook, Instagram e YouTube.

Dineo acabou de terminar mais um relacionamento, ou melhor, terminaram com ela. A jovem, especialista em redes sociais, então decide seguir caminho até que conhece Lunga. Mas o que era para ser apenas uma noite de diversão, para ela se torna uma paixão, até que novamente é dispensada. Assim, ao lado de sua amiga Noni, Dineo parte na jornada de uma pessoa solteira, estabelecendo regras para isso, mesmo que ainda pense no último amor!

Katleho Ramaphakela e Rethabile Ramaphakela dirigem a produção sul-afriacana original da Netflix. Usando bem dos elementos que predominam nesse gênero do cinema, os diretores conseguem extrair ótimos momentos cômicos e dar um ritmo assertivo para a história que querem contar. Por mais conveniente que seja o comando de câmera, é perceptível o esforço em dar ênfase a jornada das personagens e as situações por quais passam, fazendo o público se aproximar e familiarizar com determinados momentos. Seja aquela "stalkeada" na conta do ex ou até mesmo a série de reclamações que são feitas quando um relacionamento acaba. Cada uma dessas sequências são aproveitadas com um humor que vai do visual ao sarcástico, no tom certo, dando ainda mais protagonismo a dupla de atrizes.

Tanto Fulu Mugovhani (Dineo) quanto Tumi Morake (Noni) sabem o que fazer com suas personagens em cada um dos acontecimentos, se é uma cena no bar, entregam o que é caricato, se é uma discussão, as atrizes mergulham na seriedade. Elas demonstram então uma química perfeita em tela, fazendo com que amizade se torne crível ao longo do filme, ao mesmo tempo, ambas conseguem ir da seriedade ao cômico rapidamente, do drama ao riso, fazendo comentários e piadas que sustentam ainda mais a narrativa.

E o que poderia ser apenas uma história sobre problemas amorosos e alguém desesperada em busca de algo do passado, se torna uma narrativa interessante sobre o amor próprio que aprendemos a descobrir. Se para Dineo havia uma imposição sobre estar sempre com alguém, para Noni isso não era importante. E como esperado essas percepções se invertam ao longo da produção.

Desta forma o que poderia ser apenas um festival de situações para humilhar a personagem principal em relação ao "par romântico", se transforma em situações onde aos poucos ela vai encontrando aquilo que realmente deseja. Ao mesmo tempo, há um tom de proximidade com a atual geração, principalmente no uso das redes sociais e a necessidade de afirmação a cada nova postagem. Justamente aquelas relacionadas a com quem você está no momento.

Talvez o problema maior do filme seja que por volta dos seus 40 minutos tudo pareça se arrastar demais, apesar da comédia, tornando a experiência como um longo episódio. Ou seja, analisando de outra forma, Solteiramente talvez funcionasse mais como uma série do que um longa-metragem, e história, Noni e Dineo certamente teriam pra contar.

Solteiramente é uma comédia romântica que diverte ao mesmo tempo que fala sobre o amor próprio que todos nós precisamos encontrar para continuar a jornada pela vida. Com uma direção simples, mas nada simplória, talvez a produção apenas peque em acabar caindo numa atmosfera episódica, mas nada disso remove o humor sarcástico e direto.

Assim, já diria Ru Paul: "Se você não consegue se amar, como você vai conseguir amar outra pessoa?", ou seja, antes de entrar novamente nas redes sociais do seu ex ou criar um perfil fake, abra um bom vinho, chame os amigos e simplesmente lembre-se do quão incrível você é! E Quem disse que não se aprende nada com comédias românticas, não é mesmo?

Solteiramente está disponível na Netflix!

Will Weber
Geek Guia

Tags
sombra

Promoções
sombra

Artista em Destaque

270
46

Amigos da Super