Notícias
  27/04/2020 às 14h40

Resgate


14
0
Resgate

Existe um processo de Gameficação do cinema de ação atualmente!

Isso se dá quando a produção consegue usar elementos dos jogos, sejam eles digitais ou não, para fortalecer ainda mais os aspectos que a história que quer contar, principalmente em suas sequências de perigo. Assim, a Netflix apresenta ao público um exemplo perfeito deste caso, Resgate, com Chris Hemsworth, explorando então não apenas a estética, mas a forma como trazer o público mais pra perto de todos os acontecimentos frenéticos que um bom filme de ação precisa ter!

Literalmente tiro, porrada e bomba pra todo lado!

Ovi é um jovem filho de um mafioso da Índia que infelizmente é sequestrado pelos inimigos de seu pai. A única forma de ter o garoto de volta é contratando os serviços de Tyler Rake, um militar especialistas em missões de perigo, mas o que seria apenas um resgate a mais no currículo, se torna uma difícil fuga por uma cidade sitiada, onde todos estão à procura do jovem e dispostos a matar quem estiver no caminho!

+ Siga a rádio FM Super também pelo Facebook, Instagram e YouTube.

Sam Hargrave é quem dirige o filme baseado em  quadrinhos, colocando então toda sua experiência como dublê nas sequências de ação. É nítido como o diretor se dedica em criar cada um dos momentos com total cuidado, dinamismo e destreza dos movimentos de câmera, gerando uma sensação quase ininterrupta quando os acontecimentos têm início. Para isso, Hargrave usa de recursos conhecidos do gênero, como planos longos e planos sequência que certamente irão fazer o espectador ficar atento a tudo que está em tela. Ao mesmo tempo, o nível de violência aqui se equipara ao que encontramos em John Wick, por exemplo, onde os movimentos das lutas se mesclam com a utilização de armas de fogo, trazendo ainda mais o senso de perigo a cada novo confronto!

E quando se pensa que há uma certa calmaria, somos levados a mais situações de risco, que vão de perseguições por entre prédios, lutas em becos e no meio da rua, e um salvamento numa ponte que executado com alto grau de profissionalismo.

Logicamente, nem só da ação a produção sobrevive, já que conta com um nome de peso em seu elenco, o deus do trovão Thor, Chris Hemsworth. O ator, que já provou possuir todas as habilidades na comédia, retorna a ação com muito mais densidade e seriedade, diferente do que encontramos na franquia dos quadrinhos. Aqui ele entrega um personagem quase que unilateral, que aos poucos vamos entendendo o que viveu e o que está buscando, atrelado ao seu carisma indiscutível. E isso ajuda muito a continuidade da história!

O fato é que Resgate funciona em grande parte por conta da presença de Hemsworth e por suas sequências de ação, do que por sua história em si. E convenhamos, se fosse qualquer outro tipo de diretor ou elenco, havia toda uma necessidade de criar arcos de redenção minimalistas, conflitos internos explorados e a obrigatoriedade de camadas de personalidade.

Mas aqui tudo é simples, direto e fácil de entender!

Um menino sequestrado, um soldado em missão, polícia corrupta do lado do bandido que quer matar o jovem, muita gente também querendo o valor da recompensa pelo garoto e fugir até tudo ficar tranquilo! É isso!

Lembra que eu falei da questão da gameficação?

Então, é nisso que esse aspecto se encaixa também! Como num roteiro de videogame existe uma fase a ser superada, inimigos a serem derrotados, itens coletados, personagens novos surgem para direcionar a narrativa mais um pouco e a chegada até o ponto onde tudo se encerra. E são esses passos que o roteiro segue, sem precisar ficar fazendo rodeios e muito menos parecer inovador para o cinema de ação!
Tudo o que faz o gênero está aí! Ponto!

Resgate é uma das melhores produções de ação da Netflix e entra para o seleto caso de filmes do gênero que conseguem usar todos os elementos a seu favor, sem precisar ficar enrolando o espectador em uma bagunça conceitual!

A direção usa dos aspectos técnicos para dar uma experiência maior e imersiva para quem assiste, o que ajuda muito em querer saber como tudo irá se desenvolver, sem contar no carisma do protagonista!

Se um filme de ação precisa de um herói, aqui temos!

Se um filme de ação precisa ter uma missão de alto risco, aqui temos!

Se um filme de ação precisa ser frenético, aqui temos!

Ou seja, cumpriu os quesitos, passou com louvor!

Resgate está disponível na Netflix!

Will Weber
Geek Guia

Tags
sombra

Promoções
sombra

Artista em Destaque

243
43

Amigos da Super