Notícias
  12/12/2018 às 14h32

Previsão de chuva de meteoros no Estado


1
0
Previsão de chuva de meteoros no Estado

Os amantes do mundo astronômico vão poder apreciar um verdadeiro espetáculo estelar visto a olho nu em toda a Terra, inclusive no Espírito Santo. Trata-se da última chuva de “estrelas cadentes” do ano.

Conhecida como chuva de meteoros Geminids, o fenômeno que acontece sempre em dezembro vai contar com a passagem de cometa e uma das chuvas de meteoros mais intensas do ano.

No Estado, o pico da atividade será na madrugada de amanhã para sexta-feira após a meia-noite.

+ Siga a rádio FM Super também pelo Facebook e pelo Instagram.

Segundo o astrônomo e coordenador do Instituto Exoss Citizen Science, Marcelo de Cicco, para ver a chuva melhor o horário para assistir é depois da meia-noite e pouco antes do amanhecer.

Márcio Malacarne e Messias Cerolani ajustam telescópio do Observatório da Ufes para estudar o fenômeno. (Foto: Rodrigo Gavini/AT)

 

 

 

 

 

 

 

 

 


“Nesta noite a lua estará 45% iluminada e não irá atrapalhar muito a observação. Aconselho ir a um lugar escuro, longe das luzes da cidade, lugar alto, por volta das 2h30 da madrugada”, orientou.

Marcelo ainda destaca que o espetáculo poderá ser visto ao vivo pelo site http://press.exoss.org/.

“Poderá ser visto até uma taxa de 150 meteoros por hora. Acreditamos que pode se tratar até mesmo de um asteroide, o que é algo incrível”, disse Marcelo.

Em Vitória, o Observatório Astronômico da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), situado no bairro Goiabeiras, também já está se preparando para vislumbrar o fenômeno.

Segundo o coordenador do local, Márcio Malacarne, todas as quintas às 19 horas tem observação do céu, com a ajuda do físico Messias Cerolani. Nesta semana está previsto, além da chuva de meteoros, a visão de um cometa no fenômeno.

“Esses detritos de um cometa muito antigo já estão passando, entretanto, podemos ver o seu ápice mais intenso na madrugada. Vamos estar aqui desde às 19h, tentando observar e ver esse espetáculo do céu”, contou.

Márcio ressalta que a Ufes, em parceria com a Prefeitura de Venda Nova do Imigrante, irá realizar uma excursão para a cidade na próxima segunda-feira, para observar o fenômeno a olho nu, já que a atividade pode continuar nos outros dias.

“Sabemos que não será o pico de chuva de meteoros Geminids, mas queremos observar e estudar bem detalhado”, complementou.

O coordenador do Observatório Astronômico da Ufes explica que o interessado em participar da excursão pode entrar em contato pelo telefone 4009-7664.

Fragmentos podem penetrar atmosfera

Atividade da Geminids

• A chuva de meteoros Geminids é considerada um dos melhores “chuveiros periódicos”. São os restos das passagens de cometas e também de alguns asteroides que atravessam a atmosfera da Terra.

• Esta chuva ocorre todos os anos, com meteoros brilhantes que podem ser vistos no céu noturno a taxas horárias elevadas, em locais distantes de céus poluídos pela luz.

• Historicamente não há notícias desta chuva antes do século XIX.

• Os meteoros Geminids estão associados ao NEO 3200 Phaethon, que pode ter sofrido uma colisão com outro objeto num passado distante para produzir o fluxo de partículas que a Terra passa por dentro, ou então ser um cometa adormecido criando a chuva de meteoros.

Como observar o fenômeno

• A atividade da Geminids começa na noite de amanhã e estende-se até a madrugada de sexta-feira, podendo continuar nos outros dias.

• É recomendado locais com menor poluição luminosa para melhor observação.

• É importante conhecer sua posição, de início será preciso direcionar-se ao leste.

• O melhor horário para observação é após a meia-noite e pouco antes do amanhecer.

• Fragmentos podem penetrar na atmosfera, sem qualquer risco, e provocar um brilho intenso.

Por Tribuna Online

Link da matéria original: Previsão de chuva de meteoros no Estado

Tags
sombra

Promoções
sombra

Artista em Destaque

89
4

Amigos da Super