Notícias
  08/08/2019 às 13h26

Prefeitura aprova tirolesa no Morro do Moreno em Vila Velha, mas ONG é contra


1
0
Prefeitura aprova tirolesa no Morro do Moreno em Vila Velha, mas ONG é contra

A proposta da Prefeitura Municipal de Vila Velha (PMVV) de instalar uma tirolesa no Morro do Moreno no município tem causado divergências — e, principalmente preocupação para ambientalistas. É que o local é classificado como Área de Preservação Permanente (APP) e é o habitat de bichos-preguiça que estão na lista vermelha da extinção.

Segundo o ambientalista Petrus Lopes, presidente da ONG Instituto Jacarenema de Pesquisa Ambiental, o primeiro ponto que preocupa é a negligência do Poder Público, que é negligente com o local que, segundo ele, encontra-se em fase de abandono total.

"Este animal em questão foi encontrado na orla de Vila Velha pela primeira vez no litoral, no mundo. A tirolesa vai ser instalada em uma área onde tem concentração desses animais. Já percebemos, por monitoramento, que quando a tirolesa funciona em morro que tem fluxo alto de pessoas, os bichos passam o dia inteiro sem se alimentar", explicou.

+ Siga a rádio FM Super também pelo Facebook e pelo Instagram.

Ele conta que principalmente o barulho causado pelo equipamento atrapalharia a rotina dos animais. "Quando brincamos de tirolesa, gritamos, gera adrenalina, é um momento de felicidade. A corda passa exatamente pro cima do santuário onde pesquisamos, onde animais se concentram em algumas épocas do a no", pontua o ambientalista.

Petrus explicou que um decreto de 2001 feito pela própria prefeitura proíbe qualquer atividade, licenciamento ou algo que tenha exploração comercial, porque não pode explorar de forma comercial uma área natural e, com isso, ter lucro para bem próprio.

"O Morro do Moreno precisa vencer os ritos de transformação para ser um parque, receber infraestrutura e plano de manejo, que determinaria onde pode ser a tirolesa. Esse morro é um potencial ativo ambiental do Espírito Santo. O bicho-preguiça também é ativo. Pode atrair turismo de observação, de pesquisa... Isso tem que ser sintonizado e não feito a surpresas, porque a prefeitura quer fazer porque a empresa deseja operar de forma melhor no Morro do Moreno" concluiu.

Em nota, a prefeitura disse que as secretarias de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Urbano autorizaram a empresa Eco Vertical a instalar a atividade de tirolesa no morro, mas que a empresa vai ter que cumprir alguns requisitos mesmo sendo área particular — porque o espaço tem Área de Proteção Permanente (APP).

O sócio da Eco Vertical, Alex Magnago, disse que a empresa não está dentro da área de preservação, e que a instalação da tirolesa será feita de uma forma que não vai agredir o meio ambiente. A previsão para que o equipamento seja instalado é no mês de setembro.

Por: G1 ES

Link da matéria original: 
https://g1.globo.com/es/espirito-santo/noticia/2019/08/08/prefeitura-aprova-tirolesa-no-morro-do-moreno-em-vila-velha-mas-ong-e-contra.ghtml

Tags
sombra

Promoções
sombra

Artista em Destaque

243
43

Amigos da Super