Notícias
  19/10/2016 às 9h44

Outubro Rosa: Cresce a procura por exames de prevenção ao Câncer de Mama em Afonso Cláudio


5
1
Outubro Rosa: Cresce a procura por exames de prevenção ao Câncer de Mama em Afonso Cláudio

O dia 19 de Outubro é marcado mundialmente pelo combate ao Câncer de Mama. E a figura de um laço é o principal símbolo da campanha ‘’Outubro Rosa’’ para conscientização das mulheres sobre a importância da realização do exame de mama, que possibilita um tratamento mais eficiente, pois facilita a descoberta da doença logo no estágio inicial.

Em Afonso Cláudio, Região Serrana do Espírito Santo a campanha está a todo vapor. Todas as Unidades de Saúde do centro e também do interior do município contam com equipes capacitadas que atendem, realizam testes rápidos e deixam agendadas as mamografias após solicitação.

As coletas de preventivo e testes rápidos se iniciaram no último dia 04 e serão realizadas até o dia 27 de outubro no período noturno, à partir das 18hs00,realizando cerca de 60 atendimentos diários, quando esse número se excede, as pacientes saem com o exame agendado para o próximo dia, sem precisar de enfrentar fila novamente.

Segundo Sandra Piovezan, Coordenadora da Saúde da Mulher do município de Afonso Cláudio o atendimento está à todo vapor e a equipe está preparadíssima para atender à todas as mulheres do município. ‘’O atendimento é feito por equipes capacitadas e se inicia por uma triagem, onde a paciente preenche um formulário com todas as informações necessárias, em seguida ela é direcionada ao setor de coleta de preventivo, realiza solicitação de mamografia e logo em seguida o teste rápido, e por fim é servido um lanche à todas elas’’disse.

Até o momento foram realizados cerca de 583 exames preventivos, 274 encaminhamentos para exame de mamografia e cerca de 700 testes rápidos. A expectativa é de que esse número possa chegar à mil atendimentos somente no período da campanha.

Por falar em testes rápidos, Sandra frisa que pela primeira vez esse tipo de exame é executado gratuitamente e ajuda ainda mais na prevenção não só do Câncer de Mama mas também dessas doenças. ‘’Esse é o diferencial da campanha deste ano. As mulheres que solicitarem, poderão realizar o teste de Hepatite B e C, HIV e Sífilis. O teste é feito e o resultado fica pronto em apenas 10 minutos’’ completou.

Especialmente nesta sexta-feira (21), todas as Unidades de Saúde farão um mutirão de coleta que se iniciará às 8hs00 e se estenderá até às 16hs00, para agilizar o atendimento.

Fonte: FM Super 101,9 Região Serrana
Foto: Reprodução 

Tags
sombra

Promoções
sombra

Artista em Destaque

95
9

Amigos da Super