Vilões parecem ter se tornado as figuras mais interessantes para Hollywood trabalhar nos últimos anos. Desde animações como "Meu Malvado Favorito", até longas live action como "Coringa", trazem a maldade como apenas uma ponta desse emaranhado complexo que é personalidade das figuras em questão. Revelando então que até mesmo a figura antagonista das histórias que conhecemos, possui algo que precisa ser contado e até mesmo, levando o espectador a familiaridade.
Desta forma, 'Os Caras Malvados', nova animação da Dreamworks e Universal Pictures, chega aos cinemas apresentando figuras conhecidas das histórias infantis de uma maneira nova, divertida e cheia de humor. E esse grupo de bandidos animais antropomórficos são uma alegoria mais do que assertiva para se discutir questões de confiança, empatia, respeito e preconceito. Novamente uma animação que abraça a simplicidade em sua narrativa, para apresentar conceitos e lições que são importantes nos dias de hoje. De igual modo, criando uma nova franquia cinematográfica, porque Hollywood não é boba!
'Os Caras Malvados' é um bando de ladrões formado pelo Sr. Lobo, Sr. Cobra, Sr. Tubarão, Sr. Piranha e Sra. Tarântula. Eles vivem pela cidade aplicando golpes e roubando bancos, e a polícia até hoje não conseguiu pegá-los. Porém, com a chegada da nova governadora, o grupo se vê desfiado a realizar o maior ato criminoso que já fizeram. Só que o que era pra ser um simples "trabalho", acaba despertando um traço de bondade em um deles e isso irá mudar completamente os rumos dos Caras Malvados!
+ Siga a rádio FM Super também pelo Facebook, Instagram e YouTube.
Pierre Perifel dirige o longa baseado na série de livros de Aaron Blabey. Tomando as devidas adaptações em mãos e utilizando de visual impecável, a animação irá conquistar todos os públicos, pois sua proposta é simples ao contar a história, porém abraçada a diversão do começo ao final.
O design lembra muito o que foi realizado agora há pouco com "Homem-Aranha no Aranhaverso", onde temos uma mistura interessante de 2D e 3D, além das movimentações e inserções vindas do material original, neste caso, dos livros e dos desenhos que lá estão. Dessa forma, cada detalhe impressiona, desde a textura da pele dos animais, pelos, movimentação e utilização dos cenários. Cada ponto se conecta de um jeito exímio com a proposta da narrativa, entregando sequências que vão da ação à comédia, sem perder o tom.
Falando em comédia, além de referências clássicas as histórias que esses personagens já estiveram, existem traços que somente adultos irão entender e piadas que envolvem o famoso "pum", indo para a forma geométrica de um objeto que certamente arrancará risadas de todos que estiverem assistindo. Junte isso, a inspiração que nos lembra filmes como "Onze Homens e um Segredo" "Missão: Impossível" e "Os Cães de Aluguel".
Contudo, o único ponto que torna essa aventura não tão perfeita seja a escolha de facilitar demais certos pontos da história. Algo que interfere um pouco na mensagem que o filme quer transmitir também, pois acaba se perdendo em meio a reviravoltas e revelações que são óbvias e poderiam ter sido trabalhadas de outra maneira, um pouco mais criativa. Só que nada disso remove do longa todo o seu aspecto de entretenimento.
Os Caras Malvados são conhecidos por seus atos de vilania, mas para além dessas ações, o bando é formado por um lobo, uma cobra, uma piranha, uma aranha e um tubarão. Animais que em nada são agradáveis à primeira vista e possuem naturalmente, um histórico de predadores. Então, como confiar em figuras tão maldosas quando dizem que querem mudança?
Este é o ponto principal da narrativa da animação: O quanto julgamos previamente os outros sem ao menos para entender o seu contexto. Ao passo que a história se desenvolve, percebemos que as maldades possuem camadas inexploradas e são resultado de algo muito maior. Cada comportamento, ação e trambique, é original de algum traço dos sentimentos, vontades e da falta de uma coisa maior que os personagens sentem.
De igual modo, a história também nos encarrega de revelar que ninguém unilateral nessa vida. Até mesmo aquelas figuras tão bondosas, tão salvadoras e milagrosas possuem linhas de personalidade desconhecidas, e um tanto obscuras, deixando claro que ninguém é 100% alguma coisa nessa vida!
E de um jeito didático, atrelado a um humor de ritmo competente, temos uma animação que certamente se tornará uma franquia de sucesso com facilidade!
'Os Caras Malvados' é uma divertida, bem-humorada e dinâmica aventura sobre deixar os julgamentos de lado e se livrar dos pré-conceitos que nos cercam todos os dias. E de um jeito didático, atrelado a uma comédia de ritmo competente, temos uma animação que certamente se tornará uma franquia de sucesso com facilidade, sem contar o design da produção que enche a tela com tamanha competência!
Desta forma, encontramos aqui mais um exemplar de filme que é direcionado ao público infantil, mas que fará adultos saírem com diferentes questionamentos. Pois como a história nos mostra, ninguém é totalmente bondoso, e nem sempre o lobo que está em pele de cordeiro irá fazer algo ruim! E o livro julgado pela capa, pode conter a melhor narrativa que você vai conhecer! Nos basta então um breve exercício de empatia diariamente!
'Os Caras Malvados' está em cartaz nos cinemas.
Will Weber
Geek Guia