Notícias
  06/03/2020 às 14h33

Obras na Terceira Ponte serão feitas de madrugada e aos finais de semana, diz secretário


3
0
Obras na Terceira Ponte serão feitas de madrugada e aos finais de semana, diz secretário

O edital para a contratação da empresa que vai realizar as obras de ampliação da Terceira Ponte foi publicado no Diário Oficial do Espírito Santo nesta sexta-feira (06). Em entrevista a rádio Jovem Pan News Vitória, o secretário de Mobilidade e Infraestrutura do estado, Fábio Damasceno, informou que as obras terão início no começo de 2021.

A maior ponte do Espírito Santo possui intensa circulação de veículos, principalmente no início da manhã e fim da tarde nos chamados "horários de pico". É comum o relato de trânsito lento no local. Por conta do intenso tráfego, segundo Damasceno, as obras serão realizadas no período da madrugada e aos finais de semana e feriados. "Conforme consta no edital, não poderá ter interdição na ponte nos duas úteis. A ponte terá que operar com as 4 faixas durante a semana. As obras vão acontecer durante a madrugada e aos feriados", afirmou o secretário.

Valor da obra
Conforme publicado no Diário Oficial, o valor previsto para a realização da obra é de R$ 170 milhões. Fábio Damasceno afirmou que houve mudanças em relação ao projeto apresentado anteriormente pelo governo do estado, que impactaram no valor previsto da obra. "Houve uma variação do projeto como um todo, principalmente em relação e estrutura de aço, além de reavaliação de melhorias da ponte e projeto de sinalização".

Ainda segundo o secretário, a alta do dólar também impacta o valor total da obra, visto que grande parte dos materiais, como as placas de aço, são comercializadas na moeda estrangeira.

+ Siga a rádio FM Super também pelo Facebook, Instagram e YouTube.

O que vai mudar?
O projeto apresentado visa a criação de mais uma faixa em cada um dos sentidos da ponte, além da implantação de ciclovia e barreira de proteção, para a prevenção de suicídios. "A Terceira Ponte vai ter três faixas por sentido. Uma das faixas será exclusiva para transporte publico e transporte de serviço. Também terá uma ciclovia lateral com três metros de largura e barreira de proteção contra suicídio. Essa é a estrutura que a Ponte fica no futuro", explicou.

Previsão de conclusão
Segundo o secretário, a empresa que vencer o processo de licitação terá o prazo de seis meses para a apresentação e aprovação do projeto final. Por isso, a estimativa é que o projeto seja apresentado até o início de 2021, quando as obras terão início. Iniciadas as obras, o prazo de conclusão será de dois anos e meio, ou seja, a previsão da ponte pronta é junho de 2023.

Fábio Damasceno adiantou que uma das pistas deve ficar pronta cerca de um ano antes do prazo final. "é uma obra que, praticamente em um ano e meio, vai estar com um dos lados concluídos", finalizou.

Fonte: Folha Vitória

Link original da matéria: 
https://www.folhavitoria.com.br/geral/noticia/03/2020/obras-na-terceira-ponte-serao-feitas-de-madrugada-e-aos-finais-de-semana-diz-secretario

Tags
sombra

Promoções
sombra

Artista em Destaque

185
23

Amigos da Super