Notícias
  25/01/2021 às 11h32

O Tigre Branco


9
0
O Tigre Branco

Quando assistimos 'Quem quer ser um Milionário?' ficamos pensativos por alguns momentos sobre aquela história. Sobre como um jovem que passou por tantas dificuldades, conseguiu utilizar isso para vencer um programa e conquistar um prêmio que iria mudar sua vida. Ao mesmo tempo que representava muitos de sua nação!

Mas sabem o que é mais interessante? Quando toda a "romantização" hollywoodiana cai por terra e somos entregue a uma obra intensa, direta, incisiva, revelando que luz e trevas se encontram onde as pessoas vivem, e onde são divididas, a realidade se torna um material perfeito de uma história onde para conquistar o que se deseja, é necessário ir contra tudo e todos! Principalmente ao se tratar daqueles que estão por cima! E isto é só parte de 'O Tigre Branco', novo filme que chegou na Netflix!

+ Siga a rádio FM Super também pelo Facebook, Instagram e YouTube.

Balram é um jovem que tinha um futuro promissor desde pequeno. Porém, tendo que cuidar dos negócios da família, obedecendo as escolhas da avó e do irmão, abandonou o que tinha pela frente. Logo as coisas começam a mudar quando o rapaz decide se tornar motorista de uma família rica e aos poucos, observando os patrões, entendendo seus negócios, Balram passa a planejar a sua própria ascensão, mas para isso será necessário quebrar muito mais que o sistema em que vive!

Ramin Bahrani dirige e roteiriza a produção, baseada no livro homônimo de Aravind Adiga. E logo, temos uma trama que certamente irá prender o espectador do começo ao final. A construção da obra, acompanhada da narração do protagonista, vai aos poucos traçando o caminho pelo qual iremos percorrer ao lado de Balram, gerando então uma apreensão e um senso de incerteza onde qualquer coisa pode vir a ocorrer!

Esse suspense é muito bem conduzido por uma câmera quase estática e que dá destaque para expressão de seus atores em todos os momentos. Isso faz com que venhamos a entender quem é quem dentro dessa trama e quais são suas intenções para com o personagem principal. Ao mesmo tempo, o diretor utiliza dos aspectos realistas para mostrar o contraste entre as castas da Índia, o peso que a religião possui e os costumes que impedem muitas vezes às pessoas de alcançarem seus objetos. A Índia revelada através das lentes de Bahrani é cruel, precária, que abraça a tecnologia, mas que esquece coisas primordiais como o saneamento básico, dando espaço também para que a corrupção ganhe a tela nessa história sobre a "maior democracia do mundo"!

Assim, sequências em que o protagonista utiliza creme dental pela primeira vez, ou passa ser tratado de uma maneira mais "amigável" por seus patrões, se tornam uma aula da verdadeira discrepância entre as classes sociais e o quanto isso fomenta o que a narrativa irá nos apresentar a partir do segundo ato!

Contudo, nada disso seria possível sem a atuação de Adarsh Gourav! Ao entregar um personagem obstinado, decidido e ao mesmo tempo com traços de inocência, Balram conquista o espectador, nos fazendo convencer de suas atitudes, o que torna tudo dúbio em diversas situações e questionáveis! Mérito de sua interpretação e do texto presente no filme!

Quando pensamos no roteiro de 'O Tigre Branco' encontramos uma verdadeira fábula do quanto se anseia pela mudança de vida, mas por conta das construções culturais e sociais, uma parte da sociedade ainda se vê limitada de oportunidades, tentando sobreviver a todo custo diante do crescimento da classe mais abastada.

A luta entre as duas classes fica ainda mais evidente quando Balram começa a enxergar as diferenças de uma maneira mais gritante. O local onde se encontra dormindo, as roupas que veste, as tarefas que precisa realizar para poder crescer diante dos patrões, os insultos que precisa engolir e a subserviência imposta desde a sua infância, seja através do sistema ao redor ou de sua família!

E ao romper as barreiras, o protagonista se torna o oposto de todos, sendo visto com outros olhos, passando a ter atitudes que não condizem com sua casta e até mesmo indo ao extremo para conseguir o que quer. Desta forma, sua vida poderá mudar, o jeito como o observam também até mesmo o seu nome poderá se tornar outro, pois tudo o que Balram realizou para chegar diante do auge de sua carreira foi empreendedorismo dos mais vorazes!

'O Tigre Branco' é intenso, direto, incisivo, até mesmo cruel ao relatar o quanto se é levado a realizar para poder crescer diante de uma sociedade que não está aberta àqueles que querem fazer algo oposto ao que sua origem diz que é o correto. E nessa luta da classe mais pobre contra aqueles que literalmente os colocam debaixo de seus pés, o que é extremo para uns é justiça e equilíbrio para outros!

Com uma direção que exalta as atuações, tornando o protagonista peça fundamental para que tudo ocorra e conduza por completo a trama, não há como não ficar pensando no que aconteceu com Balram, nas suas conquistas, no que teve que fazer e o quanto ainda estamos longe de qualquer forma de igualdade.

Ao final, para alguns temos a história sobre uma pessoa que soube usar do que os patrões ofereciam para realizar a pior das maldades, para outros é uma forma de tornar o mundo mais próximo do que deveria ser! Onde em algum momento a mudança ocorre não pelas mãos de quem está no poder, mas de quem aprendeu a fazer tais figuras despencarem!


O Tigre Branco está disponível na Netflix!

Will Weber
Geek Guia

Tags
sombra

Promoções
sombra

Artista em Destaque

147
18

Amigos da Super