Notícias
  01/02/2021 às 10h53

O Grande Ivan


10
0
O Grande Ivan

A Disney sempre foi expert em contar histórias envolvendo a temática onde animais salvavam o dia, mudavam a jornada de seus donos e conquistavam a liberdade após alguma incrível aventura. E se formos procurar por aí, diversos títulos e personagens conhecidos vieram das décadas de 80 e 90 do estúdio, o que potencializa ainda mais sua capacidade de ter algum protagonista não humano em seus filmes e ainda assim, entreter com uma narrativa interessante.

Desta forma, O Grande Ivan chegou à plataforma do Disney+ trazendo não apenas aquela atmosfera nostálgica das produções assistidas durantes as tardes em casa, mas com uma história inspiradora sobre liberdade e coragem, pautada no emprego de bons efeitos visuais e com um elenco de dublagem estelar! Mas será que tudo isso garante o sucesso da obra do começo ao final?

Ivan é um gorila das costas prateadas que é a grande estrela de um show em shopping. Porém, quando as coisas não estão indo bem nos negócios, uma bebê elefante chega justamente para melhorar as coisas. E o que seria apenas mais um atrativo ao público, dá ao primata a chance de finalmente conquistar a liberdade não somente para ele. Logo, Ivan irá fazer algo extraordinário para que juntos dos outros animais, a vida de todos possa ser diferente!

Dirigido por Thea Sharrock, inspirado na história real do Gorila Ivan que viveu 27 anos sendo atração de um shopping, até ser liberto devido ao apelo popular em 1994, temos uma narrativa que consegue evocar muito da atmosfera das décadas passadas do cinema ao contar tramas semelhantes. Ao utilizar tais elementos ao seu favor, a diretora também faz o uso competente dos efeitos visuais nos aninais apresentados e na fluidez de seus movimentos, o que nos dá maior sensação se veracidade!

De igual modo, a construção da narrativa se dá de maneira assertiva apresentando os personagens, os contextos e o grande desafio que precisa ser vencido. Algo muito comum em histórias desse tipo! O grande trunfo aqui está na forma como pensam, agem e falam os personagens animais, o que facilita no emprego dos cômicos e potencializa as sequências onde a emoção precisa arrebatar o espectador em cheio e lógico, conquistando também o público infantil com graciosidade das criaturas.

+ Siga a rádio FM Super também pelo Facebook, Instagram e YouTube.

Ao mesmo tempo, há espaço para que Bryan Cranston entregue seu talento e presença de maneira exímia, nos levando a um misto de sentimentos em relação ao seu personagem. E que a pequena Ariana Greenblatt, consiga nos conquistar desde o primeiro momento que aparece em tela. Mas as atuações ficam marcantes quando por trás das vozes dos animais temos Sam Rockwell, Angelina Jolie, Brooklynn Prince, Danny DeVito e Hallen Mirren. Cada um entrega uma personalidade certeira aos membros da trupe, o que nos faz abraçar cada vez mais o que está sendo contado!
O texto de 'O Grande Ivan' é um grande atrativo para reunir a família na frente da televisão. Ao falar sobre amizade, cuidado e liberdade, a narrativa do Gorila que conseguia pintar o que sentia e precisava cumprir uma promessa feita a uma amiga, irá trazer lições importantes para todas as idades.

E ao adentrarmos a história por trás do filme, vemos o quanto a relação entre homem e a natureza com o passar do tempo pode se tornar distante. Da mesma forma que nos mostra o jeito com o qual tratamos o habitat de tantas espécies e pensamos estar fazendo o correto em mantê-los enjaulados, realizando números, os privando do seu instinto natural. Isso ganha uma liberdade textual interessante, principalmente pela mecânica dos diálogos entre os animais, o que facilita o entendimento de como a história foi possível ganhar tal encaminhamento e desfecho.

O único problema do longa talvez seja que em pouco mais de 90 minutos, fique preso em situações nada interessantes em seu início, o que poderia ser facilmente substituído por um maior uso do passado de Ivan de seu convívio com os outros animais. Porém nada disso remove o encanto dessa jornada!

'O Grande Ivan' retoma uma forma clássica da Disney de contar suas histórias, onde a busca pela liberdade se torna o que impulsiona inúmeras emoções no decorrer da trama, além de nos fazer divertir e apegar com os personagens. Sendo esta uma produção que evoca muito do que estúdio já realizou, dentro de uma construção cheia de lições e executada de maneira competente.

Com uma direção que sabe como utilizar o elenco de vozes ao seu favor, emprega o CGI com assertividade e dá aos atores espaço para entregarem seus sentimentos, a jornada do primata que descobre a liberdade através da pintura se torna uma daquelas obras para reunir toda a família!

Ou seja, nostalgia, família reunida, animais fazendo grandes feitos, lições aprendidas de um jeito muito importante: Nada mais Disney do que isso!

O Grande Ivan está disponível no Disney +

Will Weber
Geek Guia

 

Tags
sombra

Promoções
sombra

Artista em Destaque

135
17

Amigos da Super