Notícias
  13/12/2021 às 13h22

Nove Dias


0
0
Nove Dias

Lidar com a morte não é uma tarefa simples. Dor, sofrimento, saudade fazem parte de um processo que leva tempo para ser aceito. Mas e se o caminho, lá no início também houvesse esses sentimentos, esses tipos de questionamentos e emoções. Pois nem sempre começar algo, principalmente a vida é uma tarefa tão simples assim!

Desta forma, chegou aos cinemas ‘Nove Dias’, do cineasta brasileiro, Edson Oda, que ao realizar um trabalho exímio, carregado de sentimentos e simbologias, nos mostra que a vida que conhecemos também tem seus percalços no início, e a forma como lidamos com as questões nos moldam constantemente. Tanto para algo bom quanto para aquilo que não gostaríamos!

Will passa os dias monitorando a vida na Terra. E neste posto avançado ele fica de olho em todas as telas, vigiando cada movimento daquelas pessoas. Assim, quando um desses observados morre é necessário abrir um processo de seleção para que alguém ocupe o seu lugar, e durante nove dias, Will terá contato com diferentes figuras até realizar a escolha adequada.

Trazendo aspectos únicos com análises de reflexões que englobam os prazeres e infortúnios de se estar vivo, “Nove Dias” é um filme intimista. Que se coloca a tratar de questões que muitas vezes já passaram pela cabeça de qualquer um. Deste modo, o diretor Edson Oda da vida e emoção a cada um desses pensamentos como algo próximo e inquietante para quem assiste.

+ Siga a rádio FM Super também pelo Facebook, Instagram e YouTube.

Para isso, logo de início somos levados a uma imersão sonora, carregando sons da natureza, animais, risos, vozes, envolta da consonância da música produzida por um violino, acompanhado de flashes de imagens, que nos trazem a sensação de bem-estar. Essas, são imagens da vida de pessoas que habitam a terra, em que o personagem, Will acompanha e registra a rotina durante anos através de televisores antigos e gravações em fitas VHS.

Nisto, os conflitos entre o recrutador e os entrevistados passam a ser observados na trama, dando ênfase aos pontos que eles precisam aprender, de igual modo o protagonista. E embora Will, tenha ocupado esta função anos atrás, enfrenta dificuldades para seleção deste novo grupo, os candidatos o desafiam, o faz lembrar de sua vida terrena, o que acaba influenciando diretamente em sua escolha sobre qual alma nascerá na terra e qual será esquecida.

E é neste momento, em que enxergamos o destaque atribuído aos demais personagens, como é o caso de Emma, interpretada pela atriz Zazie Beetz.


Diferente dos demais, ela não se dedica para adquirir um lugar na terra, todas as perguntas situacionais feitas pelo Will a ela, não são respondidas, causando incômodo ao personagem, Emma nos traz a serenidade do ser, ela aproveita sua estadia na casa, explora os lugares, comidas, histórias, enquanto os demais candidatos buscam incessantemente uma chance de se provarem o melhor para ocupar a vaga em aberto na terra. É o caso de Duke, interpretado por Bill Skarsgard, metódico e calculista, busca a todo momento agradar Will a cada tarefa que lhe é atribuída. Ao mesmo tempo, durante a apresentação do personagem principal, podemos acompanhar a curso que se faz Kyo, interpretado por Benedict Wong, único amigo de Will neste limbo, que ocupa um espaço na trama de forma extrovertida, sempre buscando elevar a autoestima e alertar o amigo sobre os perigos de suas decisões que soam muita das vezes egoístas e injustas.

Assim, o texto de ‘Nove Dias’ trata de maneira dinâmica pontos que precisam ser tocados, como depressão, medo, egoísmo. Sentimentos desenvolvidos ao longo da vida, mas que desde sempre podemos carregar traços conosco. Nisto, o roteiro se apoia em diálogos envolventes, que vão do questionamento ao cômico de maneira assertiva e cativante.

'Nove Dias' explora a importância de apreciar tudo que nos cerca, mesmo que essas experiências parecem banais e sem significados. Ressaltando a importância de viver a vida e não somente sobreviver a ela, pois a beleza está nos pequenos detalhes, incluindo em situações adversas. Com uma direção que aprofunda os sentimentos e as relações, adentramos em uma viagem sobre descobrir a nós mesmos para olhar de forme diferente para o outro!

‘Nove Dias’ está em cartaz nos cinemas.

Will Weber
Geek Guia

Tags
sombra

Promoções
sombra

Artista em Destaque

171
17

Amigos da Super