Notícias
  13/03/2020 às 10h09

Moradores protestam contra aumento na conta de energia e fecham BR-101, na Serra, ES


0
0
Moradores protestam contra aumento na conta de energia e fecham BR-101, na Serra, ES

Os moradores de Jardim Carapina fizeram um protesto e bloquearam um trecho da BR-101, na Serra, na noite dessa quinta-feira (12), contra o aumento da energia elétrica no bairro. Eles colocaram fogo em madeiras e pneus e fecharam o trânsito por cerca de 3 horas. O Corpo de Bombeiros retirou o material da pista e liberou o trânsito.

A EDP disse que cumpre a regulamentação do setor elétrico e segue todas as normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Segundo os moradores, a conta ficou mais cara depois que a concessionária instalou em quase todo bairro, no final do ano passado, o sistema BTZERO, que evita furto de energia.

“No mês passado, ele pagou R$ 230. Antes dessa instalação, ele pagava R$ 60. Eles falam que é porque o consumidor tinha “gato” e agora está sendo cobrado 100% do consumo, mas toda a comunidade sofreu esse aumento absurdo. A gente quer que pare a obra e também que onde colocaram, que tirem”, relatou o morador Miqueias de Silva.

+ Siga a rádio FM Super também pelo Facebook, Instagram e YouTube.

O protesto deixou o trânsito lento. Depois de quase três horas de pista bloqueada, os moradores decidiram acabar com o protesto. O trânsito só foi liberado depois que o Corpo de Bombeiros fez a limpeza da pista.

Corpo de Bombeiros desbloqueiam pista após protesto, no ES  — Foto: Manoel Neto/ TV Gazeta

EDP
A concessionária de energia, EDP, explicou que o sistema de medição centralizada, que é chamado de BTZero pela EDP, é um sistema regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e utilizado por diversas concessionárias do Brasil.

A EDP esclareceu que os cabos e materiais utilizados tem diversas espessuras consoante as necessidades técnicas e são dimensionados para atender adequadamente cada unidade consumidora, conforme padrões e normas técnicas.

A concessionária ainda estacou que cumpre a regulamentação do setor elétrico e, por se tratar de uma concessionária de serviço público, segue todas as normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e demais normas aplicáveis, bem como somente utiliza medidores e sistemas de medição homologados pelo Inmetro, atendendo o que prevê o seu Contrato de Concessão e o que rege a própria União, preservando sempre pela excelência na prestação do serviço de distribuição de energia elétrica para os consumidores da área de concessão.

Fonte: G1 ES

Link original da matéria: 
https://g1.globo.com/es/espirito-santo/noticia/2020/03/13/moradores-protestam-contra-aumento-na-conta-de-energia-e-fecham-br-101-na-serra-es.ghtml

Tags
sombra

Promoções
sombra

Artista em Destaque

185
23

Amigos da Super