Notícias
  21/01/2020 às 12h18

Médico infectologista alerta para os riscos do contato com água de enchente ou lama


1
0
Médico infectologista alerta para os riscos do contato com água de enchente ou lama

Durante o período de chuvas, aumentam a preocupação com doenças provenientes de água contaminadas. Nas cidades no sul do Espírito Santo, além do grande volume de água, diversas pessoas tiveram contato com lama após as chuvas.

Aloísio Falqueto, entomologista e infectologista dá orientações às pessoas que tiveram contato com água da enchente ou com lama para diminuir os riscos de contaminação.

Segundo ele há três doenças que podem trazer riscos nestas situações. “São bactérias que penetram por ferimentos e a contaminação direta, lidando com a lama ou terra já contaminadas ou perfurações, que acarretam risco de tétano”, explicou.

+ Siga a rádio FM Super também pelo Facebook, Instagram e YouTube.

Segundo Falqueto, é importante que todos que estão trabalhando nos locais de enchentes estejam com a vacina antitetânica em dia. Outra orientação, é evitar o contato com a lama ou água da enchente, especialmente se a pessoa há pequenos ferimentos na pele.

Falqueto explica que nesses casos o risco de contaminação por leptospirose é alto por se tratar de um local onde ratos também habitam. A recomendação é que se use botas de borracha e luvas.

Fonte: Folha Vitória

Link da matéria original:
https://www.folhavitoria.com.br/saude/noticia/01/2020/medico-infectologista-alerta-para-os-riscos-do-contato-com-agua-de-enchente-ou-lama

sombra

Promoções
sombra

Artista em Destaque

276
46

Amigos da Super