Notícias
  17/01/2020 às 11h59

K Entre Nós | Assédio


5
0
K Entre Nós | Assédio

Você sabe o que é assédio? Assédio é qualquer comportamento ou atitude que incomode, prejudique ou até entristeça ou humilhe alguém. Pode ter cunho de perseguição ou não. Assédio é um assunto muito delicado e requer bastante atenção ao se definir o que é ou não.

Ao escutar a palavra assédio, pensamos rapidamente na área sexual, não é mesmo? Também pudera, infelizmente o índice de assédio sexual é assustador. Porém existem vários tipos de assédio, vou listar os mais comuns:

O sexual, que citei acima, é qualquer comportamento de cunho sexual sem consentimento da pessoa. Por exemplo, passar a mão nas partes íntimas de alguém, ou oferecer sexo a alguém em troca de algo que ela precisa, etc. Um exemplo bem marcante de assédio sexual foi o do ator José Mayer, acusado de assédio sexual por uma figurinista. O caso teve repercussão nacional.

+ Siga a rádio FM Super também pelo Facebook, Instagram e YouTube.

Cabe acrescentar o Decreto-Lei brasileiro de nº 10.224, de 15 de maio de 2001, acrescenta o artigo nº 216-A ao Código Penal Brasileiro, apresenta o seguinte texto: "Constranger alguém com o intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual, prevalecendo-se o agente da sua condição de superior hierárquico ou ascendência inerentes ao exercício de emprego, cargo ou função."

Outro tipo de assédio, também comum é o assédio moral. Tão grave como qualquer outro tipo de assédio, este tipo tem como alvo a honra e a moral da vítima. Um exemplo de assédio moral foi quando um gerente de banco chamou uma funcionária de burra por ter engravidado. A funcionária recebeu uma indenização pelo crime.

Existe também o assédio virtual, que pode ser sexual e moral ao mesmo tempo, onde uma pessoa utiliza-se da rede de internet para cometer o crime.

O assédio psicológico é um dos assédios mais difíceis de se identificar, pois muitas vezes a vítima não consegue perceber-se em tal situação. Presente em muitos relacionamentos abusivos, o assédio psicológico tem como pano de fundo o controle emocional de do assediado, o que é feito muito sutil e vagarosamente.

Independentemente do tipo, assediar alguém ou sofrer assédio pode configurar crime e até causar danos emocionais bem fortes. Tome cuidado para não assediar e não permita ser assediado, denuncie, comunique, não fique calado!

Até o próximo texto.

Marcelle Paganini
Psicóloga e Sexóloga

Tags
sombra

Promoções
sombra

Artista em Destaque

356
49

Amigos da Super