Notícias
  27/01/2020 às 16h09

K Entre Nós | As redes sociais podem acabar com um relacionamento?


3
0
K Entre Nós | As redes sociais podem acabar com um relacionamento?

É quase um combo no atendimento clínico ultimamente, o paciente vai falar de relacionamento e quase que automaticamente  traz o assunto de redes sociais.

Em tempos em que um eu te amo falado ao telefone vale mais que mil mensagens no WhatsApp é inevitável desvincular as redes sociais dos relacionamentos amorosos.

As traições que antes eram descobertas através de bilhetes no bolso da calça ou de marcas de batom em lugares indevidos, hoje corre mais rápido pelas redes. Seja uma mensagem, uma curtida ou até um comentário “estranho”. E muita gente chega à conclusão de que as redes sociais vieram para destruir os relacionamentos. Ledo engano.

+ Siga a rádio FM Super também pelo Facebook, Instagram e YouTube.

Os livros de psicologia da época da faculdade não previam essa nova forma de se relacionar, mas a base é sempre a mesma. Analisar o comportamento do ser amado.

Há quem tente se proteger criando contas conjuntas, sabe aqueles perfis de casal, outros preferem não ter redes sociais (poucos conseguem), e assim vão se criando estratégias a fim de não afetar o relacionamento offline.

Mas se a base é a mesma, a questão é: traição sempre existiu, não é culpa das redes sociais. Portanto, o que deve ser observado, vigiado e cuidado é o relacionamento em si.

Confiança, respeito, expressão do amor vale para o meio off e online. Não adianta ter um relacionamento ruim e viver postando flores na internet, isso não vai mudar o fato. Uma mentira postada 287 vezes não vira verdade! Também não adianta falar que ama e proibir a pessoa de ter um perfil em rede social ou vigiar e até hackear as redes do outro.

Em casos mais extremos a coisa beira a alucinação. Vigiar cada curtida e comentário tem o mesmo peso emocional de que se ficasse seguindo a criatura o dia inteiro como um detetive disfarçado. “Ooohh eu vi o jeito que a fulana te cumprimentou no elevador.” “Ooooh não gostei que você sentou na mesa do almoço com fulano.”

Os tempos são outros, mas a regra de um relacionamento saudável é a mesma. Respeito! E eu costumo dizer uma coisa estranha, mas que serve para acalmar quem quer evitar de ser traído. Caca (💩) sempre boia. Não vale a pena gastar sua saúde emocional nem seu precioso tempo garantindo algo que a pessoa deve te dar de graça: cumplicidade. Uma hora a casa cai sem que você adquira nenhum sintoma depressivo ou compulsivo.

Agora se mesmo assim você prefere ficar vigiando, se estressando e alucinando, procure ajuda profissional, pode ser alguma carência ou questão de autoestima mesmo. Um psicólogo pode ajudar. E se a pessoa te falta respeito nas redes sociais, indico trocar de parceiro, porque isso não se ensina, a pessoa faz de bom grado! Combinados ?♥

Uma curtida para você e até o próximo k entre nós.

Marcelle Paganini
Psicóloga e Sexóloga

Tags
sombra

Promoções
sombra

Artista em Destaque

93
12

Amigos da Super