Notícias
  06/05/2022 às 12h20

Justiça determina dispensa de exame papanicolau a aprovadas em concurso da Ufes


1
3
Justiça determina dispensa de exame papanicolau a aprovadas em concurso da Ufes

A Justiça determinou o afastamento da exigência de exame ginecológico de citologia oncótica, também chamado por "papanicolau", para aprovadas em concurso público da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O exame está como um dos requisitos admissionais exigidos para a posse de mulheres habilitadas a cargos públicos na universidade em 2022.

Decisão veio após uma ação civil pública da Defensoria Pública da União (DPU).

+ Siga a rádio FM Super também pelo Facebook, Instagram e YouTube.

Na ação, a DPU sustentou que o requisito admissional se configura como incoerente e desnecessário para a avaliação de aptidão das candidatas.

Além disso, a Defensoria alegou que o exame pedido não se apresenta como a melhor alternativa para verificar a aptidão da candidata ao assumir o cargo no qual foi aprovada.

A DPU ainda sustentou na ação que a determinação de apresentação de exames dessa natureza é direcionada somente às candidatas mulheres e não há informações ou requerimentos no edital do concurso ou no site da universidade que sejam de igual exigência aos candidatos homens.

Fonte: G1

Link para a matéria completa: https://g1.globo.com/es/espirito-santo/noticia/2022/05/04/justica-determina-dispensa-de-exame-papanicolau-a-aprovadas-em-concurso-da-ufes.ghtml

Tags
sombra

Promoções
sombra

Artista em Destaque

171
17

Amigos da Super