Notícias
  17/01/2022 às 13h51

Hotel Transilvânia 4 Transformonstrão


9
0
Hotel Transilvânia 4 Transformonstrão

Super Dica de Cinema – Hotel Transilvânia 4: Transformonstrão

Nós já vimos essa história diversas vezes: para resolver os problemas entre os personagens, eles trocam de corpos para que um, na vida do outra, possa entender as motivações e assim solucionar todas as questões que estavam atrapalhando. No cinema casal já trocou de corpo, mãe e filha, irmãos, a lista é enorme, contudo, há sempre possibilidade de entregar um pouco com esses elementos e fazer desta uma narrativa que consiga apresentar um diferencial.

Desta forma, 'Hotel Transilvânia 4: Transformonstrão' chegou na Amazon Prime Video, com uma história que pega a fórmula da mudança de corpos, mas não faz os protagonistas trocarem, e sim, se transforarem nas figuras opostas! E unindo o humor absurdo e descompensado, o quarto filme da franquia demonstra que existem ainda possibilidade de contar as aventuras de Drácula e seus amigos, de forma totalmente despretensiosa e divertida! Como toda animação deveria ser!

Drácula decidiu passar as chaves de seu hotel para sua filha Mavis e o genro Jhonny, porém, com medo do jovem rapaz humano prejudicar os negócios com seu jeito, ele recusa fazer ação. Só que ao utilizarem um artefato de Van Helsing, acabam se transformando em seus completos opostos. Drácula vira humano e Jhonny se torna um grande monstro! Agora, para voltarem ao normal precisaram ir até o local onde está o cristal responsável pela mudança, antes que fiquem na forma que estão para sempre!

Desta vez a direção fica por conta de Derek Drymon e Jennifer Kluska. Genndy Tartakovsky criador da franquia e diretor dos três longas anteriores, volta apenas como produtor e assina o roteiro. Além de contar com Selena Gomez na produção também!

Assim como os outros filmes, este se apoia na comédia rápida, dinâmica, repleta de piadas autorreferenciais, imbuídas de um humor totalmente sem sentido. Tal mistura funciona perfeitamente desde o primeiro filme e aqui, com mais destaque ao personagem do Jhonny, atingimos mais um nível desse humor totalmente aquém do esperado. Para isso, cria-se uma relação interessante entre Drácula e o genro, colocando a dualidade entre os aspectos de seriedade contra a alegria descontrolada que pode vir a gerar problemas, tornando sequências repletas de uma graça contagiante.

+ Siga a rádio FM Super também pelo Facebook, Instagram e YouTube.

Por mais que piadas não sejam as mais elaboradas, o fato de vermos os personagens sem suas formas humanas rendem ótimos momentos. Tudo isso aliado a um design de produção que consegue criar tais personas alinhadas a sua personalidade. Griffin nunca precisou de roupas por ser o Homem Invisível, por isso está nu quando vira humano. Murray é uma múmia e ao se transformar, a aparência idosa se encaixa perfeitamente. Frank se torna um galã egocêntrico e Wayne, o lobisomem, mantém ao menos a barba em sua nova versão. Contudo é a forma humana de Drácula que ganha destaque, pois o vampiro mais famoso do mundo transforma-se num típico pai de meia idade, com direito a queda de cabeço e barriguinha de cerveja!

Tais situações funcionam perfeitamente já que encontramos uma comédia mais apegada ao visual do que ao texto em si e isto faz com que no quesito diversão, o filme acerte por completo!

Desde o primeiro 'Hotel Transilvânia', Drácula nunca entendeu o genro por completo. Tão pouco sua alegria descontrolada, sua empolgação e até mesmo a falta de noção para certas coisas. Isso faz com que não tenha confiança em entregar em suas mãos algo tão importante de sua vida, como o hotel.

Ao movimentar a trama de uma maneira bem simples, o texto aproveita da ideia de colocar os protagonistas em uma viagem para resolver as questões que ainda precisam de ajuste. Talvez você não encontre aqui aquele momento "Pixar" da choradeira, mas lição que importa está lá, em meio a todas as camadas de humor fora da casinha que a franquia sempre nos apresentou.

Logo, a quarta aventura de Drácula, Mavis e Jhonny, consegue não apenas reciclar uma fórmula conhecida, porém acrescenta pontos interessantes para o futuro dessa história (Que já ganhou versão em série). Assim, sem precisa "inventar a roda" das animações, o longa comprova que de um jeito exageradamente despretensioso, é possível entreter e ensinar o quão importante é se colocar no lugar do outro antes de pensarmos qualquer coisa!

'Hotel Transilvânia 4: Transformonstrão' une o humor absurdo e descompensado, com uma narrativa que do seu jeito simples, fala sobre empatia e o olhar que devemos ter pelo próximo. Logo, o quarto filme da franquia demonstra que existem ainda possibilidade de contar as aventuras de Drácula e seus amigos, de forma totalmente despretensiosa e divertida! Como toda animação deveria ser!

Ao final, sem a preocupação de ser altamente reflexiva ou contestadora, a franquia continua se firmando como uma das melhores, pois consegue juntar entretenimento com lições importantes para crianças, e os adultos que as acompanham assistindo. E do seu jeito, acaba transformando o modo de fazer animação!

'Hotel Transilvânia 4: Transformonstrão' está na Amazon Prime Video

 

Will Weber
Geek Guia

Tags
sombra

Promoções
sombra

Artista em Destaque

171
17

Amigos da Super