Notícias
  23/03/2020 às 11h02

Guia da quarentena | Bancos, supermercados, lojas e shoppings: confira o que funciona e não funciona


4
0
Guia da quarentena | Bancos, supermercados, lojas e shoppings: confira o que funciona e não funciona

Comércio fechado, Transcol limitado, escolas com atividades adaptadas ou suspensas, feiras livres vetadas. Gradativamente, com medidas anunciadas dia a dia, a rotina da população capixaba vem mudando para restringir a circulação de pessoas nas ruas a fim de evitar o contágio pelo Novo Coronavírus, que já tem 26 casos confirmados no Espírito Santo. Está na dúvida se pode ir ao banco? E o supermercado? Está funcionando normalmente. Confira o nosso guia. 

Veja o que muda no seu dia a dia

Transcol

Nesta segunda-feira (23), o Sistema Transcol passa a operar com uma redução de frota e restrição no número de passageiros para evitar superlotações. Houve redução de 30% da frota nos horários de pico. Fora desses períodos, nos chamados entrepicos, o corte é de 50%.

Segundo a medida anunciada, os ônibus só vão sair do terminal com o número de passageiros limitado à quantidade de cadeiras, ou seja, nenhum veículo sai com ocupantes sem seu devido assento. No entanto, muitos passageiros têm relatado nesta segunda aglomeração nos terminais.

Os ônibus com ar-condicionado, incluindo os seletivos, pararam de circular. E o uso do passe escolar foi suspenso.

Ônibus intermunicipais

Só poderão ocupar, em cada viagem, metade das cadeiras disponíveis nos veículos.

Feiras livres

Foram vetadas pelas prefeituras de Cariacica e Vitória.

Comércio fechado

A determinação foi pela suspensão do funcionamento de estabelecimentos comerciais pelo prazo de 15 dias.

Fica permitida apenas a abertura dos seguintes estabelecimentos: farmácias, comércios atacadistas, distribuidoras de gás de cozinha e de água, supermercados, padarias, lojas de alimentação, lojas de cuidados animais e insumos agrícolas, postos de combustíveis, restaurantes e lanchonetes.

No caso dos restaurantes e lanchonetes, o horário de atendimento e consumo presencial fica limitado às 16 horas. A limitação não se aplica no caso de retiradas no próprio estabelecimento e entregas (delivery). Os estabelecimentos comerciais podem realizar a entrega de produtos, não há qualquer vedação neste caso.

Hotéis e pousadas

Muitos já aderiram ao fechamento voluntário na região das montanhas. No Grupo Venturim, em Venda Nova do Imigrante, o hotel foi fechado. Outros empreendimentos como o Café Altoé da Montanha, a Fjordland Cavalgada Ecológica, o Alecrim Cozinha Artesanal, a Pousada Bela Aurora, o Domaine, o Ateliê do Chocolate, o restaurante D’bem Pedra Azul, o Restaurante Nossa Vida, a choperia Ronchi Beer e outros também aderiram ao fechamento.

O restaurante Casa Chef Ari está funcionando no sistema take out, no qual o cliente busca seu prato no restaurante. O Don Calmon, em Pedra Azul, está funcionando com o serviço take away e delivery.

Em Campinho, sede de Domingos Martins, a maior parte dos restaurantes estão fechados, como o Fritz Frida, Trarko Tap House e a Cervejaria Barba Ruiva. Outros, como o Empório Flor de Liz, passaram a atender no sistema delivery. A maior parte dos estabelecimentos informou em suas redes sociais o fechamento ou a mudança do formato de atendimento.

Em Pedra Azul, também em Domingos Martins, a Pousada Pedra Azul já fechou neste fim de semana. O Aroso Paço Hotel fechará a partir desta segunda-feira. Situação semelhante acontece com o Hotel Fazenda China Park.

No China Park, apenas a manutenção da estrutura e o condomínio continuarão funcionando.

A Casa do Turista, que fica no início da Rota do Lagarto, em Pedra Azul, também suspendeu o atendimento ao público.

Aulas não presenciais

As aulas presenciais estão suspensas. No entanto, o governador Renato Casagrande autorizou, em forma de decreto, a regulamentação de aulas não presenciais nas escolas do Espírito Santo, durante o período de 30 dias. Dessa forma, as atividades poderão ser repassadas aos alunos, por meio digital.

A informação foi divulgada pelo governador, durante transmissão ao vivo em rede social, no último sábado (21). As escolas que conseguirem adotar a prática podem iniciar as atividades a distância a partir de segunda-feira (23).

+ Siga a rádio FM Super também pelo Facebook, Instagram e YouTube.

Concessionárias

Também foi determinada a suspensão do atendimento presencial em concessionárias de serviço público. Poderá ser realizado o atendimento mediante prévio agendamento, quando não existir possibilidade de atendimento por outro canal (telefone, e-mail e congêneres). Foi suspenso ainda o atendimento nos Centros de Triagem e Acolhimento para Pessoas com Dependência Química, da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), a partir da próxima segunda-feira (23).

Restaurantes e lanchonetes

- Limitação no horário de funcionamento dos restaurantes e lanchonetes até 16 horas para atendimento e consumo presencial, não se aplicando a referida limitação para retiradas no próprio estabelecimento e para entregas (delivery).

Bancos

As agências bancárias só estão atendendo casos restritos. Em casos gerais, os clientes serão transferidos para atendimento em caixas eletrônicos ou para que realizem as transições on-line.

Parques públicos

O governo determinou o fechamento dos parques públicos de gestão do Estado.

Shopping centers

Estão fechados. Farmácias e supermercados localizados nesses complexos de compras estão autorizados a abrir.

Supermercados

Ainda não há limitação de horário. Estão funcionando em expediente normal, mas o governador Renato Casagrande não descarta restringir o período de atendimento nas próximas decisões que forem anunciadas.

Bicicletas do Bike Vitória

A Prefeitura de Vitória solicitou no último domingo (22) o recolhimento das bicicletas disponíveis no serviço Bike Vitória. Ao todo, a empresa responsável irá recolher 330 bicicletas, divididas entre as 30 estações que abrangem todo o município. Inicialmente a decisão deve perdurar até 6 de abril, podendo ser prorrogada.

Ciclofaixas

Também em Vitória, a prefeitura decidiu suspender até o fim de março as ciclofaixas na capital. As ruas de lazer já haviam sido suspensas desde o dia 18 deste mês.

O governador também informou nesta terça que o Governo do Estado proibiu a realização de todos os eventos com mais de 100 pessoas. Já os eventos com público limitado a esse número devem ser realizados em espaços amplos, com capacidade para mais de 300 pessoas.

Eventos e casas de show

O governo do Estado determinou o fechamento de casas de shows, boates, cinemas, museus e teatros.

Perícias médicas

Também foram anunciadas as seguintes medidas: suspensão de perícias médicas e provas práticas para pessoas com deficiência; prorrogação de prazos para processos de habilitação; clínicas médicas seguirem orientações da Abramet; suspensão de ações externas da Educação do Trânsito.

Bancos

Os bancos terão que ajustar os horários de funcionamento para tentar conter o avanço da pandemia de Coronavírus. A medida, que já foi decidida desde a última quinta-feira (19), foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (23).

O documento diz que "assegurada a prestação dos serviços essenciais à população, as instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil devem ajustar o horário de atendimento ao público de suas dependências enquanto perdurar, no País, a situação de risco à saúde pública decorrente do novo Coronavírus (Covid-19)".

A determinação prevê que os bancos informem os horários de funcionamento aos clientes, fixando avisos nas agências e utilizando os demais canais de comunicação. Os bancos também terão que adotar, e informar aos clientes, regras para evitar aglomerações nas agências. 

Fonte: Folha Vitória

Link original da matéria: 
https://www.folhavitoria.com.br/geral/noticia/03/2020/guia-da-quarentena-bancos-supermercados-lojas-e-shoppings-confira-o-que-funciona-e-nao-funciona

Tags
sombra

Promoções
sombra

Artista em Destaque

226
39

Amigos da Super