Notícias
  23/10/2019 às 9h52

Governo do ES contrata empresa e promete Aquaviário funcionando em 2020


0
0
Governo do ES contrata empresa e promete Aquaviário funcionando em 2020

Uma empresa foi contratada pelo Governo do Espírito Santo para desenvolver os projetos da primeira etapa de implantação do modal aquaviário. A previsão é que o trabalho fique pronto em 150 dias. A intenção do governo é que o novo sistema de transporte coletivo da Grande Vitória esteja funcionando em 2020.

Os projetos realizados pela empresa que venceu a licitação contemplam o desenvolvimento de licenciamento ambiental e os projetos básicos e executivos de engenharia para a construção de quatro novos píeres na Grande Vitória.

"Agora vamos executar o projeto executivo. Esse é o projeto final de toda infraestrutura necessária para que os barcos possam fazer o transporte das pessoas. Essa estrutura é necessária, pois é preciso fazer uma série de verificações no mar, desde batimetria, que é a profundidade, até a topografia. Também tem as sondagens, por causa da estrutura dos píeres. A partir disso se faz o processo executivo para que possamos ter uma maior segurança para a população que usar esse novo tipo de transporte", explicou o secretario de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno.

O secretário contou ainda que os quatro pontos previstos para a construção dos píeres para atracagem das embarcações são Prainha, em Vila Velha, Enseada do Suá e Centro, em Vitória, e o bairro Porto de Santana, em Cariacica.

+ Siga a rádio FM Super também pelo Facebook e pelo Instagram.

"Esses quatro pontos são os que nós vamos ter uma relação melhor com o Transcol. O sistema aquaviário não pode ser isolado, se não a população acaba não utilizando. Na Prainha é possível fazer uma conexão com o Terminal de Vila Velha. Na Enseada do Suá e no Centro tem várias linhas que passam para outros municípios. Em Porto de Santana tem uma densidade muito grande de pessoas que moram perto e a proximidade com os terminais de Itacibá e Jardim América ajudam", explicou.

Segundo Fábio Damasceno, ainda não está definido a quantidade de barcos que vão compor o modal aquaviário. O que se sabe no momento é que cada embarcação terá de 100 a 150 lugares disponíveis.

"Vamos ter píeres diferenciados, os barcos vão ter ar-condicionado e faremos a implantação do uso do bilhete único, que é o mesmo usado nos ônibus. É um novo sistema, uma nova forma de transporte, mas vamos ter essa integração com o Transcol", concluiu.

Por G1 ES

Link da matéria original:
https://g1.globo.com/es/espirito-santo/noticia/2019/10/22/governo-do-es-contrata-empresa-e-promete-aquaviario-funcionando-em-2020.ghtml

Tags
sombra

Promoções
sombra

Artista em Destaque

171
18

Amigos da Super