Notícias
  01/04/2020 às 17h25

Estado vai ter prova do Enem pela internet


2
2
Estado vai ter prova do Enem pela internet

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), divulgou que o Espírito Santo terá prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 pela internet.

De acordo com o MEC, até 100 mil participantes no Brasil poderão se inscrever nessa modalidade do exame. Para o Estado, serão 2.494 vagas, em Vitória, Vila Velha, Cariacia e Pedro Canário.

As inscrições serão de 11 a 22 de maio, tanto para a versão digital, quanto para a impressa.

O Enem Digital ocorrerá nos dias 11 e 18 de outubro, mas só nas cidades autorizadas pelo MEC. Não será possível fazer a prova em um computador particular e a estrutura será a mesma da prova impressa. Já a aplicação da prova tradicional, será nos dias 1º e 8 de novembro.

Mesmo com a suspensão das aulas devido ao coronavírus, as datas do Enem 2020 foram mantidas. Mas, nem todos os profissionais da Educação concordaram com a decisão. Para o diretor do cursinho Homero Massena, Diego Bernardo, os principais afetados serão os alunos de escola pública.

“Tem aluno estudando em casa todos os dias, por meio de videoaulas. Mas, também tem aqueles sem saber o que fazer, por não terem acesso a recursos tecnológicos, e que estão desesperados tentando receber auxílio do governo”.

Para o diretor pedagógico da 3ª série do ensino médio e do pré-vestibular do Darwin, Marcos Cardoso, a decisão do MEC foi precipitada. “Esse tipo de notícia afeta o psicológico dos estudantes e provoca um desconforto que poderia ser evitado”, defendeu.

O diretor da 3ª série e do pré-vestibular do UP Centro Educacional, James Scandian, acredita que a decisão pode ser temporária. “Seria interessante que, dependendo da gravidade do quadro da doença no Brasil, o governo reavaliasse a situação”, afirmou.

O diretor pedagógico do Centro Educacional Leonardo da Vinci, Mário Broetto, por sua vez, considerou a permanência das datas do exame uma boa decisão, pois, segundo ele, adiar a prova criaria mais ansiedade e angústia aos alunos.

“O Enem não avalia somente os estudos realizados na 3ª série do ensino médio, mas também conhecimentos adquiridos pelos alunos durante toda a trajetória educacional. Por isso, o período com aulas online não será determinante nos resultados”, pontuou.

Estudos com celular e livros
Preocupada por não ter sido adiada a data do Enem, a estudante Brunna Vitória de Jesus Leandro, de 18 anos, aluna do 3º ano do ensino médio na escola estadual Mario Gurgel, em Vila Velha, conta que não está dormindo bem. Ela estuda em casa pelo celular e por livros, já que não tem computador.

“Estou conseguindo estudar com a ajuda dos professores, que mandam conteúdos que podem cair no Enem por um grupo de WhatsApp”, relata. Para Brunna, as maiores dificuldades em estudar em casa estão sendo manter a concentração e tirar as dúvidas com os professores.

+ Siga a rádio FM Super também pelo Facebook, Instagram e YouTube.

Enem 2020

- A estrutura do exame está mantida. Continuará havendo a aplicação de quatro provas objetivas, constituídas por 45 questões cada, e uma redação em língua portuguesa.

- O participante deverá selecionar a opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol) durante a inscrição.

- As inscrições podem ser realizadas na Página do Participante, no site do exame ou no aplicativo Enem.

- O participante que optar por fazer o Enem 2020 impresso não poderá se inscrever na edição digital.

- O valor da taxa de inscrição permaneceu o mesmo da edição anterior: R$ 85.

- O pagamento pode ser feito por meio do Guia de Recolhimento da União (GRU), em qualquer banco, casa lotérica ou agência dos Correios.

- Neste ano, será obrigatória a inclusão de foto atual do participante no sistema de inscrição, que poderá ser utilizada para identificação.

Enem Digital
- O Enem 2020 digital será aplicado em locais autorizados pelo Inep. Não será possível fazer a prova em um computador particular.
Serão 532 vagas para Cariacica, 637 em Pedro Canário, 532 em Vila Velha e 793 vagas em Vitória.

Cronograma de prova

- Justificativa de ausência no Enem 2019: 6 a 17 de abril.

- Solicitação de isenção da taxa de inscrição: 6 a 17 de abril.

- Divulgação dos resultados de justificativa e solicitação: 24 de abril.

- Período de recurso: 27 de abril a 1º de maio.

Inscrições

- Inscrições: 11 a 22 de maio.

- Pagamento da taxa de inscrição: 11 a 28 de maio.

- Solicitação de tratamento pelo nome social: 25 a 29 de maio.

- Disponibilização dos resultados do nome social: 05 de junho.

- Aplicação: 11 e 18 de outubro, segundo o Inep.

Enem impresso

Cronograma do exame

- Justificativa de ausência no Enem 2019: 6 a 17 de abril.

- Solicitação de isenção da taxa de inscrição: 6 a 17 de abril.

- Divulgação dos resultados de justificativa e solicitação: 24 de abril.

- Período de recurso: 27 de abril a 1º de maio.

Inscrições

- Inscrições: 11 a 22 de maio.

- Pagamento da taxa de inscrição: 11 a 28 de maio.

- Solicitação de atendimento especializado: 11 a 22 de maio.

- Solicitação de tratamento pelo nome social: 25 a 29 de maio.

- Disponibilização dos resultados do nome social: 05 de junho.

- Aplicação: 1º e 8 de novembro.

- Horário da prova: abertura dos portões às 12h; fechamento às 13h; aplicação às 13h30; término das provas do 1º dia: 19h; término das provas do 2º dia: 18h30.

Fonte: Tribuna Online

Link original da matéria:
https://tribunaonline.com.br/estado-vai-ter-prova-do-enem-pela-internet

Tags
sombra

Promoções
sombra

Artista em Destaque

215
39

Amigos da Super