Notícias
  12/05/2020 às 12h30

Espírito Santo terá pico de casos de coronavírus ainda no mês de maio, afirma secretário da saúde


1
7
Espírito Santo terá pico de casos de coronavírus ainda no mês de maio, afirma secretário da saúde

O Espírito Santo deve atingir, ainda no mês de maio, o pico no número de casos de coronavírus. A afirmação é do secretário estadual de Saúde Nésio Fernandes. Segundo os últimos dados divulgados pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), na tarde de segunda-feira (11), o Estado chegou a marca de 196 mortes e 4.819 mil casos confirmados da doença.

Segundo o secretário, é necessário acompanhar a curva da doença ao longo do mês. "Com base em nossas análises, o pico deve ser em maio, e junho deve chegar com um número importante de casos". A fala aconteceu durante entrevista coletiva.

+ Siga a rádio FM Super também pelo Facebook, Instagram e YouTube.

Ainda de acordo com Nésio Fernandes, o Espírito Santo já tem quase 400 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para atendimento a pacientes com covid-19, e aguarda a liberação de mais 210 leitos. 

Lockdown

Ao ser questionado sobre o lockdown, que é o bloqueio total ou confinamento, já colocado em prática por algumas cidades brasileiras, o secretário disse que é uma medida extrema que acontece quando há um esgotamento de leitos e aumento acelerado do número de óbitos.

"Estamos trabalhando para que isso não aconteça no Espírito Santo. No entanto, para que isso não seja uma experiência no nosso estado, é necessário que o conjunto da sociedade se mobilize apoiando e tomando as medidas de distanciamento social", disse o secretário.

Segundo Nésio Fernandes, a sociedade em conjunto precisa seguir as recomendações e decretos de isolamento, para que o Estado não chegue ao ponto de decretar o lockdown. "Se ocorrer adequado grau de distanciamento, nós não deveremos caminhar para o lockdown. No entanto, caso ocorra um número acelerado de óbitos e caso ocorra uma falta de capacidade por parte dos serviços de saúde, de comportarem os casos de covid, é uma possibilidade", afirmou.

Testes

O secretário revela que o Estado já realizou mais de 11 mil testes rápidos em pacientes com mais de 45 anos e com mais de sete dias do início da doença. Ainda segundo Nésio, um novo equipamento chegará no Espírito Santo, que permitirá uma testagem mais rápida dos pacientes. Com ele, os resultados devem sair em até uma hora e meia. 

Fonte: Folha Vitória
Foto: Geraldo Bubniak / AEN
Link da matéria original: https://www.folhavitoria.com.br/geral/noticia/05/2020/espirito-santo-tera-pico-de-casos-de-coronavirus-ainda-no-mes-de-maio-afirma-secretario-da-saude 

Tags
sombra

Promoções
sombra

Artista em Destaque

241
43

Amigos da Super