O Espírito Santo registrou os primeiros casos de transmissão comunitária de novo coronavírus (Covid-19), que é quando não é possível identificar a origem do contágio. A informação foi publicada pelo governador Renato Casagrande, nesta segunda-feira (30).
De acordo com o secretário Estadual de Saúde, Nésio Fernandes, os três primeiros casos de transmissão comunitária são de Vila Velha.
"Com isso, a possibilidade de contágio atinge níveis muito mais elevados. Entramos no mesmo estágio de transmissão de SP e RJ", escreveu Casagrande em uma rede social.
O secretário destacou que, a partir de agora, os cuidados precisarão ser mais rígidos. Além disso, o governador acrescentou que medidas mais restritivas podem ser adotadas para os setores do comércio que ainda estão em funcionamento.
+ Siga a rádio FM Super também pelo Facebook, Instagram e YouTube.
Entenda os tipos de transmissão
Transmissão local:
São casos de pessoas que se infectaram com Covid-19, não estiveram em nenhum país com registro da doença, mas tiveram contato com outro paciente infectado, que trouxe o vírus de fora do país. Há casos assim no Brasil.
Transmissão sustentada ou comunitária:
São casos de transmissão do vírus entre a população – um paciente infectado que não esteve nos países com registro da doença transmite a doença para outra pessoa, que também não viajou.
Casos confirmados no ES, por município:
Fonte: G1 ES
Link original da matéria:
https://g1.globo.com/es/espirito-santo/noticia/2020/03/30/es-registra-primeiros-casos-de-transmissao-comunitaria-diz-governador.ghtml