Notícias
  22/01/2020 às 10h26

ES recebe alerta máximo de chuva para os próximos dias; Sul e Grande Vitória serão afetados


1
0
ES recebe alerta máximo de chuva para os próximos dias; Sul e Grande Vitória serão afetados

O Espírito Santo recebeu, na tarde desta terça-feira (21), um sinal de alerta máximo para tempestades, que deverão começar a partir desta quarta-feira (22) e se estender até a sexta (25). O temporal deverá atingir principalmente as cidades do Sul do Espírito Santo - que já sofrem com as perdas provocadas pela chuva da última sexta-feira (17) - e a Grande Vitória.

Esta é a primeira vez que o Estado recebe esse tipo de alerta. O informativo foi emitido pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), após orientação conjunta do Instituo Nacional de Metereologia (Inmet), do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais(Cemaden) e do Serviço Geológico Brasileiro (CPRM), além da Defesa Civil Nacional.

De acordo com o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Carlos Wagner, os efetivos da corporação já foram distribuídos pelas áreas mais críticas, assim como os cães, que poderão auxiliar em casos de soterramento. Também vai chover no Norte e do Noroeste do Estado, mas de forma mais moderada.

"A previsão é de chuvas intensas, bastante fortes, altos acumulados de precipitação para o estado do Espírito Santo a partir de amanhã até sexta-feira. Ventos muitos fortes no litoral capixaba formam um sistema tipo um ciclone tropical, que traz as nuvens do oceano para dentro da cidade", explicou Carlos Wagner.

+ Siga a rádio FM Super também pelo Facebook, Instagram e YouTube.

Prevenção
Para receber informações sobre a possibilidade de fortes chuvas e de desastres em sua região, os moradores de todo o Estado devem enviar um SMS para o número 40199 com o CEP de sua rua. A partir disso, será feito um cadastro automático.

Em função das fortes chuvas que atingiram o Sul do Estado na última sexta-feira, o governo estadual já decretou estado de calamidade pública para os municípios de Iconha, Alfredo Chaves, Vargem Alta e Rio Novo do Sul, que foram os mais afetados.

Até o momento, oito comunidades de Vargem Alta, assim como 120 famílias de Rio Novo do Sul permanecem isoladas, segundo o Corpo de Bombeiros. Em função dos deslizamentos, soterramentos e da força da água, sete pessoas morreram.

Fonte: G1 ES

Link da matéria original:
https://g1.globo.com/es/espirito-santo/noticia/2020/01/21/es-recebe-alerta-maximo-de-chuva-para-os-proximos-dias-sul-e-grande-vitoria-serao-afetados.ghtml

sombra

Promoções
sombra

Artista em Destaque

84
8

Amigos da Super