Notícias
  25/03/2020 às 9h54

Decreto da prefeitura de Vitória restringe acesso a supermercados por causa do novo coronavírus


2
0
Decreto da prefeitura de Vitória restringe acesso a supermercados por causa do novo coronavírus

A Prefeitura de Vitória recomendou que crianças menores de 12 anos sejam impedidas de entrar em supermercados durante o período de quarentena contra o novo coronavírus (Covid-19). Além disso, os estabelecimentos são orientados a disponibilizar horários para o atendimento exclusivo de idosos acima dos 60 anos.

As recomendações são feitas em um decreto publicado nesta terça-feira (24) no Diário Oficial de Vitória.

O decreto também restringe o acesso de pessoas de uma mesma família, sendo permitido apenas um integrante por vez.

Para a secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa, as medidas foram pensadas estrategicamente para evitar a propagação do Covid-19.

"Nossa Vigilância Sanitária está atuando para assegurar que essas orientações sejam mantidas. O momento é de tomar decisões com antecedência para garantir a saúde e a segurança de todas as famílias", ressaltou.

Segundo a prefeitura, o não cumprimento das novas diretrizes poderá gerar infrações sanitárias e serão passíveis de comunicação às autoridades competentes.

Outras cidades
Desde o início do período de isolamento social para o controle do novo coronavírus, outras prefeituras do interior do Espírito Santo já vinham adotando medidas semelhantes mas em tom de proibição.

Em Linhares, no Norte do Estado, crianças e idosos estão proibidos de entrar nos supermercados e o acesso simultâneo de pessoas aos estabelecimentos está limitado a dez pessoas por cada caixa.

Já em Cachoeiro de Itapemirim, o número máximo é de três pessoas por caixa. Além disso, só é permitida a entrada de um membro da família por vez nos supermercados.

+ Siga a rádio FM Super também pelo Facebook, Instagram e YouTube.

Associação estende recomendações a todo estado
De acordo com o superintendente da Associação Capixaba de Supermercados (Acaps), Helio Hoffmann Schneider, recomendações como a proibição da entrada de crianças e a restrição de horários para idosos estão sendo feitas pela associação em todo o Espírito Santo.

Schneider afirma que, desde essa segunda-feira (23), alguns estabelecimentos já passaram a aumentar o horário de funcionamento para atender pessoas acima dos 60 anos.

"Algumas abriam de 8h às 22h e agora estão abrindo às 7h para que o primeiro horário seja para os idosos. Isso é uma maneira de chamar atenção para o assunto" explica.

O superintendente afirma que, nas últimas semanas, o setor enfrentou dificuldades para conter a aglomeração de pessoas, principalmente em função do receio de que as mercadorias fossem se esgotar durante a quarentena.

No entanto, ele acredita que a situação tende a melhorar daqui para frente.

"À medida em que o consumidor acreditar que não faltará mercadoria, isso tende a diminuir mais. Esse é o momento de a gente conscientizar as pessoas é uma situação educativa" pontua.

Fonte: G1 ES

Link original da matéria:
https://g1.globo.com/es/espirito-santo/noticia/2020/03/24/decreto-da-prefeitura-de-vitoria-restringe-acesso-a-supermercados-por-causa-do-novo-coronavirus.ghtml

Tags
sombra

Promoções
sombra

Artista em Destaque

244
43

Amigos da Super