Na Grande Vitória, soltar foguetes se tornou uma forma ultrapassada para avisar sobre a chegada da polícia nos morros. Agora, os criminosos estão usando drones para vigiar os moradores e a movimentação dos policiais.
Segundo a Polícia Militar, o uso de drones não é crime, mas o serviço de inteligência da Corporação e a Polícia Civil estão investigando e planejando ações estratégicas de segurança.
Com o drone, os criminosos consegue vigiar casas, becos e escadarias, acompanhando a rotina dos morros. Pela tela do controle remoto, é possível ver tudo o que está sendo filmado.
+ Siga a rádio FM Super também pelo Facebook e pelo Instagram.
“Esse drone tem a capacidade de filmar boas imagens tanto de dia quanto de noite. Essas imagens inclusive são usadas para cinema, ou seja, uma tela daquele tamanho. Esse drone tem a capacidade de voar até 500 metros de altura”, explicou o piloto de drone Paulo Soares.
Os drones são equipamentos modernos que sobrevoam e conseguem fazer imagens com muita nitidez e qualidade.
Apreensões
Na terça-feira (23), a polícia apreendeu um drone com câmera no bairro Planalto Serrano, na Serra. Já no início do mês outro drone tinha sido encontrado com traficantes no mesmo bairro.
Segundo a polícia, os dois equipamentos pertenciam ao mesmo grupo de traficantes e serviam para a mesma finalidade.
Tecnologia a favor do crime
Os criminosos cada vez mais têm usado a tecnologia a favor do crime. Em julho, a polícia descobriu uma central de videomonitoramento de traficantes no bairro São Benedito, em Vitória.
A central ficava dentro de uma casa. As câmeras ficavam espalhadas pelos principais acessos do bairro.
Os traficantes captavam o sinal de câmeras de segurança de comércios e de moradores da região.
Análise
Para o especialista em segurança pública, Patrick Oliveira, só o policiamento ostensivo não vai conseguir combater o uso da tecnologia pelos criminosos.
“Antigamente, existia a figura do fogueteiro, do observador. Hoje em dia eles já se aperfeiçoaram. Usam as redes sociais, a tecnologia, utilizam equipamentos de segurança, radiocomunicadores e até mesmo drones”, explicou.
Por G1 Espírito Santo
Link da matéria original: Criminosos usam drones para vigiar a comunidade e a polícia na Grande Vitória