Notícias
  23/03/2020 às 9h43

Coronavírus | Mantenha sua mente livre!


3
0
Coronavírus | Mantenha sua mente livre!

Em tempos de Pandemia como estamos vivendo hoje é crucial mantermos a saúde emocional em dia para o problema não se agravar. A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou algumas orientações a respeito de vários cuidados que devemos ter a fim de preservarmos nossa saúde durante esse período. E a questão mental não ficou de fora.

Eu dei uma lida e trouxe algumas considerações para nossa reflexão. Resumi em 5 dicas para manter a mente no lugar durante a fase de controle do vírus.

1 - Não distribua informações sem ter total certeza da fonte. As fake news são uma realidade nas nossas vidas a um tempo considerável. A falta de informação é um dos maiores fatores de criação de pânico.

Por isso a segunda dica é:

2 - Não entre em pânico!

Já ouviu falar em efeito manada? Em resumo, é quando uma pessoa toma uma atitude de acordo com o que o grupo está fazendo sem nem questionar ou analisar. É o mesmo mecanismo de luta e fuga que temos, ao perceber uma situação de perigo agimos de modo reativo. Quem já levou um susto e derrubou alguma coisa sabe muito bem como isso funciona. Então seja você o ponto de calma. Pensamos muito melhor quando estamos calmos.

+ Siga a rádio FM Super também pelo Facebook, Instagram e YouTube.

3 - Não julgue as pessoas. Indiretamente você pode estar disseminando o ódio e fazendo as pessoas sofrerem sem necessidade. Se for para disseminar algo que seja o amor e a compreensão. Está todo mundo exposto infelizmente. Xingar uma pessoa que viajou ou está tossindo ao seu lado não vai ajudar a conter o vírus de forma nenhuma.

4 - Se proteja e assim proteja os outros. O momento é de pensarmos no coletivo. Apesar de ser uma doença branda para pessoas jovens e saudáveis e uma baixa porcentagem necessitar de tratamento hospitalar (como idosos e portadores de doenças crônicas), quanto maior o contágio, mais pessoas precisarão de tratamento. Uma baixa porcentagem em um contágio em massa é um número muito grande, colocando assim em risco muitas pessoas vulneráveis. Se proteger é questão de coletividade e não de individualidade.

5 - Aceite que algumas coisas não possuem controle. Na verdade, a única coisa que conseguimos controlar são nossas questões internas, como pensamentos e modos de reagir (salvo algumas exceções). Ter uma viagem cancelada, trabalhar em casa, perder um evento é inevitável? Faça limonada desses limões. É muito melhor aproveitar esse tempo para refletir, fazer algo diferente, aproveitar para alguma coisa do que ficar perdendo tempo aborrecido, mal humorado ou de mal com a vida. Sua saúde emocional agradece seu autocontrole. Ficar cultivando sentimentos ruins pode te expor a uma somatização desnecessária., ou seja, você pode ficar doente de verdade e não necessariamente por contágio pelo Covid-19.

Resumindo, essa pandemia pode ser útil de alguma forma, afinal, quem estava pensando em diminuir o ritmo da vida assim em pleno início de ano? Ou seria a vida pedindo um pouco menos de velocidade? Não sabemos. Mas que enfrentar tudo isso com a saúde emocional em dia é muito mais fácil, não se pode negar.

Um aceno de longe e até o próximo K entre nós!

Marcelle Paganini
Psicóloga e Sexóloga

Tags
sombra

Promoções
sombra

Artista em Destaque

243
43

Amigos da Super