Notícias
  13/04/2021 às 10h45

Chorão: Marginal Alado


7
0
Chorão: Marginal Alado

Em um dos registros que aparecem no documentário, vemos Chorão pedindo para a van em que a banda estava parar na saída de um de seus shows. Logo, o vocalista do Charlie Brown Jr. abre a janela e chama uma fã. A jovem emocionada explica que não tem dinheiro para ir aos shows ou comprar os cd's da banda, e é nesse momento que o cantor demonstra um carinho que transcende a tela, explicando que ela deveria "amar as pessoas e usar as coisas" e não gastar dinheiro com isso. E reforça que tudo aquilo que ela busca através de suas letras, sempre esteve dentro dela. 

Assim, 'Chorão: Marginal Alado', chegou às plataformas digitais trazendo um documentário onde encontramos a história que ainda não nos havia sido contada. E através de uma narrativa que não tem medo de revelar pontos da personalidade e do comportamento de um dos maiores nomes do Rock nacional, somos levados a entender o porquê de suas músicas ainda serem tão emblemáticas, à altura de quem as escreveu!

Chorão: Marginal Alado é um documentário que narra a vida, a carreira e a morte de Chorão, líder e vocalista da banda Charlie Brown Jr. que fez um sucesso incrível no Brasil nos anos 2000. E através de depoimentos de amigos, companheiros de trabalho e até mesmo de quem teve seus conflitos com cantor, a jornada de ascensão, quedas, vitórias e perda, ganham forma para agradar aqueles que cresceram cantando as músicas ou que foram de algum jeito tocados pelas letras de Chorão.

+ Siga a rádio FM Super também pelo Facebook, Instagram e YouTube.

Felipe Novaes comanda a produção trazendo diversos recortes da carreira de Chorão à frente do Charlie Brown Jr. O mais interessante é a forma como o diretor utiliza o acervo de imagens (Sendo que algumas delas são inéditas do público). Optando por uma montagem já conhecida do gênero, temos cada depoimento sendo feito de maneira que deixa o entrevistado à vontade para falar sobre a figura em questão e isso, Felipe conduz de maneira exímia pois extrai mais do que se espera. Iniciando o seu documentário como uma jornada pautada na energia de Chorão e o quanto isso conquistava quem estivesse à sua volta.

E para trazer ainda mais emoção e assertividade na narrativa, os cortes para os shows, o dia a dia da banda e da vida de Chorão tornam as imagens um espetáculo para quem é fã da banda ou cresceu junto à MTV dos anos 2000. Pois o Charlie Brown Jr. sempre aparecia em algum programa da grade da emissora, até mesmo um trecho do clássico acústico gravado surge, para fomentar ainda mais os sentimentos que não são poucos para tudo o que se vê!

Diante disso, o roteiro não isenta em nenhum momento de trazer as contrariedades de Chorão ao público. Se em determinado momento ele é mostrado como uma figura doce, cativante e generosa. As imagens seguintes nos revelam os contrapontos focados nas exigências do trabalho sendo feito do jeito que ele pensava ser correto, as brigas e as tentativas de resolver todos os problemas ao redor. E isso, não foge das lentes e das sequências mostradas pela direção.

Ao passo que vamos nos aproximando do final da produção, o tom se torna mais melancólico, mas sem perder a força do seu protagonista, pois é necessário falar dos momentos que levaram Chorão ao fim da vida! 

Não é à toa que através das falas de Maurício Cury, Zeca Baleiro, Marcelo Nova, João Gordo, entre outros, entendemos a importância e a grandeza de Chorão na música nacional, e sem rodeios, o cantor é declarado como um dos maiores, senão o maior nome, do Rock brasileiro dos últimos anos. E quando somos entregues ao processo artístico do músico, nos deparamos com letras que possuíam três páginas escritas, onde se encontravam os sentimentos, as dores e as lutas do compositor.

E conflitos não faltavam! O sentimento de sempre estar no controle de tudo, de assumir muitas responsabilidades e as atitudes que não o deixavam "levar desaforo pra casa", tornaram Chorão uma figura conhecida por ser explosivo, agressivo e até mesmo um "mal exemplo" para muitos, já que não havia reservas para dizer o que pensava ou na hora de estimular o público a apoiá-lo caso sentisse que algo estava errado. Obviamente houveram episódios mais complexos, como o que envolveu o cantor Marcelo Camelo, porém esse era um dos "lados" de Alexandre Magno Abrão, o Chorão.

Assim, a narrativa se encarrega de nos conduzir pelos erros e acertos, pelas perdas e conquistas, pelas brigas e separações que fizeram parte de sua carreira e vida pessoal. Mostrando então que Alexandre traçou uma verdadeira jornada pelos sonhos para se tornar o Chorão e fazer com que sua poesia em forma de música se tornasse o reflexo, e o registro, do que muitos jovens queriam dizer, mas não podiam. Encontrando em sua música a representação perfeita.

Porém, ele nos deixa! E passar por essa sequência do documentário é um misto de sentimentos, de quem assiste e de quem é a fonte dos relatos. Pois Chorão se encontrava num turbilhão de sentimentos que o deixavam dependente de drogas e remédios. Entretanto o legado daquele garoto de Santos não foi perdido, tão pouco esquecido! 

'Chorão: Marginal Alado' é um registro sincero e emocionante da vida de um dos maiores músicos brasileiros. Sua vida, sua carreira, os conflitos e as conquistas são parte de uma história que até hoje é cantada, pois muitos cresceram ouvindo suas músicas, assistindo suas apresentações e até mesmo tendo o mesmo sonho que Chorão, conquistar os palcos e as rampas, como aquele cara de bermuda que está ali com microfone na mão também conquistou! 

Até hoje existe uma geração que cantarola por aí sobre o "cabelo engraçado", sobre "os dias de luta", sobre ter um "escritório na praia" e de que tudo isso "só os loucos sabem" em diversos momentos da vida! E o Marginal Alado foi responsável por deixar cada acontecimento semelhante a esses registrado através de sua voz. Uma voz subversiva, fora dos padrões, mas carregada de um talento que sempre irá nos lembrar do quanto é bom viver, sonhar e alcançar o que ninguém espera! 

Chorão: Marginal Alado está disponível nas plataformas do Now, Vivo Play, Looke, Google Play. 

Will Weber
Geek Guia

Tags
sombra

Promoções
sombra

Artista em Destaque

38
4

Amigos da Super