Notícias
  27/02/2020 às 11h22

Calorão! Termômetro de Vitória registra 35ºC nesta quinta e previsão é de chuva forte


2
0
Calorão! Termômetro de Vitória registra 35ºC nesta quinta e previsão é de chuva forte

O capixaba que mora, ou veio para a Grande Vitória nesta quinta-feira (27), está enfrentando altas temperaturas. Um termômetro da capital registrou 35ºC, por volta das 09h15. O registro foi feito pelo leitor Winter Schwenck. O termômetro fica localizado na Avenida Fernando Ferrari, em Vitória.

Apesar do registro, a máxima prevista para Vitória é de 31ºC, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O instituto emitiu um aviso de chuvas fortes, acumulados de chuvas e tempestades de raios, para 69 municípios do Espírito Santo. O aviso é válido para a noite desta quinta-feira (27), até o as 23h59 de sexta-feira (28). Confira a os municípios que receberam o aviso.

Incaper explica variáveis nas medições dos termômetros

Apesar do registro do termômetro em questão, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) afirma que termômetros de rua, segundo os meteorologistas, levam em consideração outros fatores externos, como por exemplo, a temperatura do asfalto.

Por isso, as medições oficiais são feitas pelo padrão da Organização Meteorológica Mundial (OMM), que "estabeleceu alguns critérios, padrões e recomendações para instalação de estações meteorológicas e leitura dos instrumentos. Estes procedimentos são adotados de maneira oficial no mundo inteiro, possibilitando uma conformidade nos dados meteorológicos observados em qualquer parte do planeta".

Dessa forma, a medição oficial deve ser feita nos chamados "abrigos meteorológicos, que consistem em estruturas onde os instrumentos meteorológicos ficam dispostos para que as intempéries e a ação dos raios solares diretos ou refletidos não interfiram tanto na medição dos instrumentos.

Segundo a publicação do Incaper, as medições feitas em termômetros fixados diretamente ao solo; termômetros fixados em paredes e/ou sobre estruturas ou termômetros expostos à radiação solar direta não servem de referência para a temperatura do ar, por não estarem dentro dos padrões oficiais de medição. 

Fonte: Folha Vitória

Link original da matéria: 
https://www.folhavitoria.com.br/geral/noticia/02/2020/calorao-termometro-de-vitoria-registra-35c-nesta-quinta-e-previsao-e-de-chuva-forte

sombra

Promoções
sombra

Artista em Destaque

237
41

Amigos da Super