Notícias
  07/03/2022 às 11h07

Batman


8
0
Batman

Batman é uma das figuras mais conhecidas dos quadrinhos e dos cinemas. Com mais de sete atores que já vestiram a capa do homem-morcego fica o questionamento do que mais poderia ser apresentado aos espectadores. E assim, o diretor Matt Reeves e o ator Roberto Pattinson não só nos levam por uma história cheia de suspense, mas para uma das adaptações mais fiéis do Batman dos gibis até hoje!

É noite de Halloween e Gotham está em perigo como sempre. O candidato a reeleição para prefeito da cidade é Don Mitchell (Rupert Penry-Jones) é brutalmente assassinado em sua residência pelo Charada (Paul Dano). O assassino deixa um recado na cena do crime endereçado ao Batman com um dos seus primeiros enigmas.

Temos que pontuar que aqui o Homem-Morcego ainda é visto apenas como um vigilante por muitos, inclusive pela boa parte da polícia, mas que começa a ter uma parceria com o Jim Gordon (Jeffrey Wright) para facilitar a relação, e principalmente adentrar determinados locais. E o assassino não para por aí, pois outras pessoas do alto escalão da sociedade tem suas vidas ceifadas enquanto Batman ainda busca conexão entre elas.

Aqui entra a figura de Selina Kyle (Zoë Kravitz) que ela acaba virando uma informante para o Batman dentro de um clube controlado por Carmine Falcone (John Turturro) e seu braço direito, Pinguim (Colin Farrell). Mas ela tem um segredo mais profundo que simplesmente ajudar o herói, afinal, ninguém faz as coisas de mão beijada sobretudo em Gotham.

+ Siga a rádio FM Super também pelo Facebook, Instagram e YouTube.

À medida que as cenas vão passando a tensão vaitomando conta, pois quem será a próxima vítima do Charada? E será que o Batman trabalha junto com ele? E como encontrar este vilão? São questionamentos criados no telespectador que vão te deixar preso na cadeira por um tempo considerável.

As charadas são projetadas para testar a inteligência do herói de forma crível e conseguimos, finalmente, ver o Batman detetive, juntando pistas, montando cenários possíveis e entendendo as relações que existem em Gotham. Justamente para perceber que sua luta vai além de bater em bandidos quando o batsinal aparece no céu, pois há muito mais quando começa se desenterrar o passado e às vezes ele cobra em forma de pergunta e resposta!

Bruce Wayne havia assumido o papel de protetor da cidade há pouco tempo relativamente então aqui o vemos ainda em estágio inicial. Ou seja, é um pouco imaturo nas escolhas que faz. Desde em quem confia, até na linha de raciocínio para ajudar a resolver o caso. É este lado mais humano que faltava em um filme do Batman! Mostrar que ele apesar de rico, ser bem treinado e tudo mais ainda tem traços humanos como falhas e erros.

Nesta pegada de um Batman em começo de carreira vemos que a sua roupa tem um visual bem “clean” aparentando não ter os milhões de adereços de outros filmes, mas ao mesmo tempo é bem útil, tática, contra as balas, facadas e por aí vai, além claro de ter o tom sombrio e imponente em cada cena. Toda vez que vemos sua silhueta saindo das sombras é um misto de sentimentos que não tínhamos experimentado em um live action do Homem-Morcego!

Esse lado humano de Bruce é visto também quando por ocasião do destino ou não! A história de seus pais é revisitada, porém nada daquela velha e conhecida, com a caminhada no beco escuro, pérolas caindo e a morte de ambos. E sim da razão e quem foi o autor de tal barbárie.

Até mesmo o Batmovel (que para mim ficou belíssimo) traz traços de um carro pegada anos 60 e 70 como os muscle cars. Não aparenta ser um tanque de guerra de hoje em dia, aparenta ser mais compacto, quase impossível de ser penetrado e muito veloz. Uma das melhores cenas de ação do filme o incluem aliás, com um jogo de câmeras fora de série! A trilha sonora e imagem combinadas também são impecáveis. Aqui o Batman não vem das sombras pois ele é a própria sombra! Aquela música lenta e tensa acompanhada as sequências em ambientes mais escuros são bem frequentes aqui. Ah, e têm cenas de ação? Tem sim! Poderiam ser em maior quantidade e duração, mas o foco do filme sempre foi mostrar o Batman investigativo e não aquele querendo sangue.

E falando nas atuações, Zoe Kravitz, Paul Dano e Colin Farrell estão ótimos! Temos finalmente uma Mulher Gato que mostra suas habilidades de luta (felinas, por que não?) e ao mesmo tempo sedutora como sempre. Conhecemos um Pinguim que muitos enxergam como um capanga de Falcone, mas que tem aquela ambição de sempre no olhar e claro e um Charada que tem seus enigmas indecifráveis (ou não), que faz o trabalho sujo de um serial killer até em suas vestimentas e coloca terror na população em seus vídeos divulgados pela TV.

Contudo, este é um de filme Robert Pattinson! Seu Bruce/Batman emula muito do que vimos nas páginas dos quadrinhos. Apoiando-se em histórias clássicas e trazendo um tom novo para o personagem. Mesclando os sentimentos de vingança com a preocupação em fazer justiça e nessa linha tênue sua atuação demonstra uma entrega completa, onde tanto diálogos quanto momentos de ação conseguem manter o público com os olhos no ator em todo tempo.

Com uma história robusta, possuindo vários pontos que se conectam de maneira inteligente ao Batman e ao antagonista da vez, "The Batman" acerta na construção do personagem, e de quem está em torno do protagonista, empregando um suspense que não deixa o espectador descansar diante da melhor versão do Homem-Morcego!

A direção de Matt Reeves consegue dar cabo de todas as pontas soltas durante a trama, entregando um final ainda mais intenso e ainda entrega aquele gostinho no final de que se houver uma continuação ninguém vai reclamar! Poderia ser menos que 3h de duração? Poderia. Mas tem tanto fã de filmes de herói ou fãs da DC reclamando? Pouco provável.

Arrisco a dizer que este é o melhor filme de Batman já criado. Em “O Cavaleiro das Trevas” temos um ótimo filme, mas que é sustentando sobretudo pela atuação Heath Ledger.  Já em “The Batman” o foco é o nosso herói e ele entrega tudo e mais um pouco! Um Batman com raciocínio rápido, que também erra, um Batman que aceita ajuda dos outros, um Batman até compreensivo e que busca a justiça!
Um Batman que faz jus ao sinal que surge no céu de Gotham todas as noites! E falando isso tudo a recomendação é que vá ao cinema assim que possível para conferir essa obra-prima.

“Batman” está em exibição nos cinemas.

Will Weber
Geek Guia

Tags
sombra

Promoções
sombra

Artista em Destaque

185
24

Amigos da Super