Notícias
  25/11/2015 às 6h46

Bancos de sangue na Grande Vitória estão com estoques abaixo do ideal


Bancos de sangue na Grande Vitória estão com estoques abaixo do ideal

O dia nacional do Doador de Sangue é celebrado na próxima quarta-feira (25). Mas, infelizmente, não há muita coisa para comemorar, tendo em vista o baixo estoque de bolsas de sangue nas unidades de coleta.

A Secretaria do Estado de Saúde (Sesa), informou que o Hospital Dório Silva, na Serra, por exemplo, recebe em média 16 doadores de sangue por dia, porém o ideal seria 40.

No Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes), em Vitória, que é o banco de sangue central do Estado, a situação não é diferente. Por dia, são registradas 85 doações, enquanto que a média ideal é de 100 doações.

Nos hemocentros, que são os locais onde o sangue é coletado, armazenado e distribuído, ele é fracionado em quatro componentes: concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas, crioprecipitado e o plasma. O fracionamento atende a necessidades específicas de cada paciente (receptor), evita o desperdício e valoriza ainda mais a doação.

O sangue de um doador pode salvar a vida de até 4 pessoas. O procedimento leva cerca de 40 minutos e envolve cadastro, aferição de sinais vitais, teste de anemia, triagem clínica, coleta do sangue e lanche. Quem doa sangue com frequência, ainda recebe uma carteirinha que dá direito a meia-entrada em shows, cinema e eventos culturais.

Locais de doação

Hemoes – Av. Marechal Campos, 1468, Maruípe, ao lado do Hospital das Clínicas, de segunda a sexta, das 7h às 17h30. Sábado, das 7h às 17h. Tel.: 3636-7903

Hospital Dório Silva – Av. Eudes Scherrer Souza, s/n, Laranjeiras, de segunda a sexta das 7h às 15h30. Tel.: 3338-7880/7373

Fonte: Gazeta Online

sombra

Promoções
sombra

Artista em Destaque

87
4

Amigos da Super