Notícias
  29/08/2019 às 10h40

Avenida Norte Sul lidera ranking de acidentes em vias municipais no ES


0
1
Avenida Norte Sul lidera ranking de acidentes em vias municipais no ES

De acordo com dados divulgados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em 2017, o Espírito Santo registrou 38 mil acidentes em todo o estado. Do total, 30 mil aconteceram em vias municipais. O local considerado mais perigoso é a avenida Norte Sul, que lidera o ranking com quase 600 acidentes.

Um dos acidentes registrados na Norte Sul mudou completamente a vida da aposentada Rita Miranda. Ela estava em um carro atingido por um ônibus que capotou, em novembro de 2018, na Serra.

“Ele foi fazer a curva, não conseguiu, e o ônibus capotou. Não teve como escapar, porque foi uma coisa muito rápida. Eu só vi aquele monstro vindo pra cima da gente e bateu no nosso carro”, contou a aposentada.

Ônibus tombou em cima de carro na Serra — Foto: Rodrigo Maia/TV Gazeta

Rita quebrou o tornozelo, o punho, uma costela, a clavícula, e duas vértebras do pescoço. Teve que fazer várias cirurgias, colocou pinos e ainda tem sequelas, como dificuldade para andar, não mexe o pescoço, teve que parar de trabalhar e até mudar de apartamento.

+ Siga a rádio FM Super também pelo Facebook e pelo Instagram.

Na mesma avenida, o atendente de alarme Augusto Cardoso perdeu um amigo em um acidente de moto. No trecho, os motoristas abusam da velocidade.“Praticamente, só faltam sair da pista, é alta velocidade aqui”, disse.

Na Norte Sul, foram 580 acidentes em 2017. Em segundo lugar no ranking, ficou a avenida Carlos Lindenberg, em Vila Velha, com 521 acidentes. A avenida Fernando Ferrari, em Vitória, vem em terceiro lugar, com 486.

O Movimento Capixaba para Salvar Vidas no Trânsito (Movitran), avalia que o aumento no número de veículos é o principal motivo para tantos acidentes nas cidades. “Aumentou 400%, a população aumentou, e a gente precisa redesenhar os nossos modais de transporte”, explicou André Cerqueira, do Movitran.

Ao todo, 911 pessoas morreram nesses acidentes de 2017. Além das mortes, existem os feridos. O gasto com as vítimas alcança quase R$ 3 bilhões. Para o especialista, o único caminho para reduzir todo esse sofrimento, é o investimento em transporte público e em educação no trânsito.

“A gente vai precisar repensar, hoje tem muitas motos no trânsito, muito transporte individual com automóvel, e não tem espaço para isso tudo”, disse Cerqueira.

A prefeitura da Serra disse que a fiscalização na Norte Sul acontece de segunda a sexta, nos horários de maior fluxo. E que, neste ano, toda a avenida teve a sinalização revitalizada.

Já a prefeitura de Vitória falou que, atualmente, o índice de acidentes na Fernando Ferrari é baixo e que faz ações educativas no trânsito. A prefeitura de Vila Velha também disse que promove campanhas educativas na Lindenberg.

Maior parte dos acidentes aconteceu em vias municipais — Foto: Reprodução/ TV Gazeta

Por: G1 ES

Link da matéria original:
https://g1.globo.com/es/espirito-santo/noticia/2019/08/28/avenida-norte-sul-lidera-ranking-de-acidentes-em-vias-municipais-no-es.ghtml

Tags
sombra

Promoções
sombra

Artista em Destaque

237
41

Amigos da Super